Saúde no Judiciário: servidor do TRT10 cria grupo de pedalada

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As políticas de saúde no âmbito do Poder Judiciário, em especial o Trabalhista, foram tema de uma reportagem especial da última edição da Revista ANAJUSTRA em Pauta, publicada em dezembro de 2015. A reportagem mostrou que resoluções do CNJ e do CSJT, que tratam da temática, estão em fase de cumprimento e compilação de dados, respectivamente. E que, enquanto isso, maioria dos Tribunais Regionais do Trabalho do país implementam ações pontuais.
 
Além do TRT da 19ª Região, apresentado na reportagem e que desenvolve desde ações de meditação até caminhadas e corridas coletivas, outros TRTs se empenham na promoção de melhor saúde e qualidade de vida para servidores e magistrados, sendo que muitas vezes a ideia e encaminhamento dessas ações partem dos próprios servidores, como no TRT da 10ª Região (DF), em que a boa iniciativa partiu do chefe da seção de Formação Jurídica da Escola Judicial, João Batista Júnior.
 
“Sou educador físico e sempre tive hábitos saudáveis de vida, em especial a prática de esportes. Dessa forma, após diversas abordagens de servidores deste TRT sobre a ausência de estrutura adequada para aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte para trabalhar, decidi criar, em junho de 2013, um grupo, denominado PEDAL 10”, relatou ele após após ler a reportagem da revista e tomar a iniciativa de compartilhar a ação com a assessoria de imprensa da ANAJUSTRA.
 
No começo, o objetivo, era realizar passeios ciclísticos pelas ciclovias de Brasília, para incentivar os colegas a praticarem alguma atividade física; aumentar a integração entre os servidores e sensibilizar sobre a importância da substituição dos veículos motores pela bicicleta como meio de transporte. Hoje, com tudo isso em andamento, o grupo já se reúne quinzenalmente, às terças-feiras, e conta com aproximadamente 15 pessoas por passeio, inclusive magistrados.
 
“O PEDAL 10 é reconhecido pela administração do Tribunal que, em diversas oportunidades, colocou a equipe de segurança do TRT, além de outras unidades, para acompanhar os passeios com batedores. Além disso, a associação dos servidores do nosso TRT, a ADSR, adquiriu cinco bicicletas e as colocou à disposição para que colegas que não tinham participassem dos passeios”, disse.
 
Elce Cascão, analista judiciário, conta que participa do grupo desde o primeiro pedal, em junho de 2013. “Fiquei sabendo pela intranet do Tribunal, onde tinha um convite. Era tudo o que eu queria. Eu sempre andei de bicicleta e fazia trilhas. Mas sempre tive vontade de pedalar à noite. Só não iria sozinha”, conta a servidora que, na época, era acostumada a fazer pequenos trajetos de bike carregando suas cachorrinhas nas cestinhas.
 
“Já no primeiro encontro, quando eles falaram que iam para a Ponte Juscelino Kubitschek, eu falei ‘Não, gente. Não dou conta não, eu pensei que íamos andar pouquinho’. Mas eles insistiram, disseram para eu ir e que se eu não desse conta, voltariam comigo. Mas eu consegui”. Atualmente, Elce já faz os trajetos de 10, 20 ou mais quilômetros com o grupo “na maior tranquilidade”.
 
Além da promoção de saúde e qualidade de vida para os servidores com as pedaladas periódicas, o PEDAL 10 já realizou passeios solidários com arrecadação de alimentos para doação a instituições de caridade e fez até uma cicloviagem, de Brasília (DF) a Pirenópolis (GO), com 94 km percorridos, em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
 
Dentre as próximas ações do grupo estão uma trilha, um passeio de agradecimentos à atual administração do TRT10 e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e a preparação para outra cicloviagem para Pirenópolis. Se você é servidor do TRT10 e/ou tem interesse nas atividades do PEDAL 10, entre em contatocom idealizador do projeto pelo e-mail: joao.portugues@trt10.jus.br ou telefone(61) 3348-1876.

Acessos: 16

Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude