STF abre Ano Judiciário de 2026 nesta segunda (2)
A sessão terá transmissão ao vivo da TV Justiça, da Rádio Justiça e…
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) lançou o primeiro programa de televisão produzido por um tribunal brasileiro em 22 de agosto de 2001. No início, as gravações aconteceram no estúdio da TV Cultura. Mas desde o início, a ideia era ter um estúdio próprio de televisão. Em menos de dois anos, o projeto amadureceu, e em 28 de março de 2003, o TRT inaugurou seu próprio estúdio, fazendo história no Judiciário.
Para marcar uma década de existência, o Tribunal investiu em tecnologia. Adquiriu novas câmeras, gravadoras e uma mesa de vídeo digital, migrando do sistema analógico para o digital. As câmeras antigas de baixa resolução (720×480 pixels), deram lugar as de alta resolução (1920×1080 pixels). Isso significa uma definição de imagem cerca de seis vezes melhor, conhecida como Full HD (Full High Definition).
Para entender melhor, se você chegar perto de uma TV de tubo normal, vai perceber uns pontos na tela, chamados de pixels. A imagem Full HD possui 1920 pixels de resolução vertical por 1080 de resolução horizontal, totalizando uma imagem com mais de 2 milhões de pixels, o que possibilita enxergar detalhes da imagem, que antes passavam despercebidos pelos nossos olhos.
Além do estúdio digital, foi adquirido também um storage de alta-performance, específico para armazenar áudio e vídeo. Sua capacidade disponível de armazenamento é de 36 Terabytes.
O telespectador ainda não está tendo acesso a essa qualidade no programa “Justiça do Trabalho na TV”, gravado no estúdio digital, porque as emissoras que o transmitem, inclusive a TV Justiça, estão num momento de transição.
A ideia
Salvador Francisco Tirloni, servidor responsável pela elaboração do projeto do estúdio, lembra das dificuldades de produzir um programa sem estúdio próprio. “Nós tínhamos que subir o Morro da Cruz – onde funcionava a TV Cultura – montar parte dos equipamentos e levar o entrevistado até lá. Com a construção do nosso estúdio, o trabalho foi otimizado”, recorda Tirloni.
Já com o estúdio funcionando, o TRT-SC tornou-se referência no assunto. Tirloni foi convidado a visitar vários tribunais do trabalho nos últimos anos, para ajudá-los a montar um estúdio de televisão.
Com aproximadamente 25m², o estúdio ficou pronto em quatro meses e custou ao tribunal, na época, R$ 260 mil.
Justiça do Trabalho na TV
O programa Justiça do Trabalho na TV (JT na TV), realizado semanalmente, é produzido e gravado no estúdio do TRT. Voltado para assuntos relacionados à Justiça do Trabalho, ao Judiciário, à cidadania e às próprias ciências jurídicas, é dividido em três blocos (um de sete e dois de oito minutos). Ele é transmitido, nacionalmente, pela TV Justiça, e em rede estadual por mais 11 emissoras.
A ideia de um programa de televisão nasceu em 1998. Mas foi em 2001 que o TRT-SC e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) firmaram um convênio para produção do JT na TV. A Universidade assumiu o compromisso de veiculação e o Tribunal, por meio da Assessoria de Comunicação, montou uma equipe para fazer o trabalho de produção e apresentação do programa.
abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester ny
Acessos: 0
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.
Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.
Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria.
Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria.
👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.
#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
Carnaval, verão, festival, presente e tecnologia com desconto? Temos. 😎
Os associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas em grandes marcas, com condições especiais por tempo limitado.
Confira todas as promoções no Clube de Vantagens e aproveite enquanto estão disponíveis.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira