STF abre Ano Judiciário de 2026 nesta segunda (2)
A sessão terá transmissão ao vivo da TV Justiça, da Rádio Justiça e…
“Quem não se comunica se trumbica”, já dizia o Velho Guerreiro Chacrinha. A frase virou lema para comunicadores da atualidade, principalmente após o surgimento da internet e das mídias sociais. Atento a essa necessidade contemporânea de construir canais mais efetivos de diálogo com a sociedade e com seu público interno é que o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região decidiu incluir em seu Planejamento Estratégico de 2009 projetos voltados ao aperfeiçoamento das ferramentas de comunicação existentes e propôs a criação de novos instrumentos.
Os projetos estratégicos “Divulgando na Mídia” e “Comunicação 10” possuem o intuito de levar informação de forma rápida e transparente para a sociedade, como forma de promover cidadania e acesso à Justiça – assim como estabelece a missão institucional do Tribunal. Para a presidente do TRT10, desembargadora Elaine Vasconcelos, a comunicação é tão estrategicamente importante para o desenvolvimento institucional que os projetos da área se tornaram uma das grandes prioridades de sua gestão.
“Como julgadores, os magistrados só falam nos autos, porém quando atuam como administradores, representantes da instituição, precisam dar satisfações à sociedade. Trata-se de uma obrigação de todo juiz, como membro do Poder Judiciário, dentro do processo de transparência absoluta”, explicou a desembargadora, que acredita na possibilidade de assim também contribuir para a valorização do trabalho dos magistrados.
Uma de suas primeiras iniciativas, inclusive, foi autorizar a contratação de profissionais especializados para trabalhar no Núcleo de Comunicação Social (Nucom). Desde outubro, o Tribunal conta com mais três jornalistas em sua equipe, que trabalham na cobertura de decisões judiciais, eventos e iniciativas da instituição, assessoria de imprensa, produção de reportagens de televisão e vídeos institucionais. Outra frente inovadora de trabalho está na proposta de dar maior visibilidade aos julgados da primeira instância da 10ª Região. Para isso, um repórter recebe sugestões de juízes e apura decisões de caráter social relevante para divulgação.
Na opinião da gestora dos dois projetos estratégicos de comunicação, Ana Cristina Sampaio Alves, a meta é promover essa interlocução com a sociedade por meio de uma comunicação ágil, transparente e eficiente.
A gestora acredita ainda que um dos principais desafios dessa tarefa é obter apoio e mais participação do público interno do Tribunal. “Buscamos a colaboração de todos para que as informações sejam disponibilizadas de forma ágil, correta e atrativa. Isso significa produzirmos um noticiário na Intranet que desperte o interesse em magistrados e servidores sobre as ações, projetos e decisões judiciais da instituição. Tornar a comunidade do TRT o mais bem informada possível é nosso principal objetivo”, pontuou.
Comunicação 10
Esse é um projeto estratégico voltado para a realização de ações de comunicação com o público interno da Justiça do Trabalho da 10ª Região, ou seja, magistrados, servidores, funcionários terceirizados e estagiários de unidades espalhadas pelo Distrito Federal e Tocantins. “A comunicação interna pode ser caracterizada como sendo as interações, os processos de trocas e os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição”, diz a justificativa do projeto.
Segundo a gestora da iniciativa, também fazem parte do “Comunicação 10” ações de publicidade institucional, que divulgam campanhas e eventos realizados pelo Tribunal.
Divulgando na Mídia
Tem por objetivo aperfeiçoar a comunicação externa do TRT10 de forma a levar à sociedade informações de interesse público, valorizando a cidadania e o pleno acesso do jurisdicionado.
Resultados iniciais
Alguns números recentes traduzem o sucesso do trabalho realizado. Apenas em 2012, foram publicadas na internet e na intranet, de janeiro a novembro/2012, mais de 1.500 matérias, que obtiveram quase 585 mil visualizações. No ano, também foram produzidas 30 reportagens para a TV Justiça e cerca de 40 para a TVTRT10 – o canal do Tribunal criado em junho deste ano no mais famoso portal de vídeos da internet, o Youtube. Desde sua criação, já foram mais de 4,3 mil visualizações e mais de 50 inscrições de internautas interessados em receber as atualizações da TVTRT10.
Nesse período, os principais jornais impressos e televisivos do Distrito Federal e do Tocantins divulgaram parcerias, projetos, iniciativas e eventos do TRT10, como a do Centro de Treinamento de Educação Física Especial, do Programa Trabalho Seguro, da Semana Cidadã e do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Além disso, foram desenvolvidas mais de 160 ações publicitárias para o público interno e externo do Tribunal.
Plano de Comunicação
Durante o Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Aracaju (SE), ficou decidido que a Justiça do Trabalho irá elaborar e implantar um plano de comunicação para divulgar à sociedade os projetos estratégicos da instituição, de forma a dar mais transparência às suas ações.
Segundo Ana Cristina, o Tribunal pretende reformular a Intranet, a fim de torná-la uma agência de notícias mais dinâmica e com ferramentas de participação como comentários, fóruns, enquetes e pesquisas. Outra ação, esta voltada para o público externo, será a criação de uma Sala de Imprensa no site do TRT10, com informações relevantes para a mídia e um arquivo de produções de rádio, TV e impressos.
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyhow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheaterwill my girlfriend cheat my girlfriend cheated on me with a girl cheat on my girlfriendwife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwife wants to cheat robertsuk.com why do i want my wife to cheat on me
Acessos: 0
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.
Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.
Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria.
Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria.
👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.
#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
Carnaval, verão, festival, presente e tecnologia com desconto? Temos. 😎
Os associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas em grandes marcas, com condições especiais por tempo limitado.
Confira todas as promoções no Clube de Vantagens e aproveite enquanto estão disponíveis.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira