Projetos estratégicos ampliam a comunicação do TRT10 com a sociedade

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Quem não se comunica se trumbica”, já dizia o Velho Guerreiro Chacrinha. A frase virou lema para comunicadores da atualidade, principalmente após o surgimento da internet e das mídias sociais. Atento a essa necessidade contemporânea de construir canais mais efetivos de diálogo com a sociedade e com seu público interno é que o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região decidiu incluir em seu Planejamento Estratégico de 2009 projetos voltados ao aperfeiçoamento das ferramentas de comunicação existentes e propôs a criação de novos instrumentos.

Os projetos estratégicos “Divulgando na Mídia” e “Comunicação 10” possuem o intuito de levar informação de forma rápida e transparente para a sociedade, como forma de promover cidadania e acesso à Justiça – assim como estabelece a missão institucional do Tribunal. Para a presidente do TRT10, desembargadora Elaine Vasconcelos, a comunicação é tão estrategicamente importante para o desenvolvimento institucional que os projetos da área se tornaram uma das grandes prioridades de sua gestão.

“Como julgadores, os magistrados só falam nos autos, porém quando atuam como administradores, representantes da instituição, precisam dar satisfações à sociedade. Trata-se de uma obrigação de todo juiz, como membro do Poder Judiciário, dentro do processo de transparência absoluta”, explicou a desembargadora, que acredita na possibilidade de assim também contribuir para a valorização do trabalho dos magistrados.

Uma de suas primeiras iniciativas, inclusive, foi autorizar a contratação de profissionais especializados para trabalhar no Núcleo de Comunicação Social (Nucom). Desde outubro, o Tribunal conta com mais três jornalistas em sua equipe, que trabalham na cobertura de decisões judiciais, eventos e iniciativas da instituição, assessoria de imprensa, produção de reportagens de televisão e vídeos institucionais. Outra frente inovadora de trabalho está na proposta de dar maior visibilidade aos julgados da primeira instância da 10ª Região. Para isso, um repórter recebe sugestões de juízes e apura decisões de caráter social relevante para divulgação.

Na opinião da gestora dos dois projetos estratégicos de comunicação, Ana Cristina Sampaio Alves, a meta é promover essa interlocução com a sociedade por meio de uma comunicação ágil, transparente e eficiente.

A gestora acredita ainda que um dos principais desafios dessa tarefa é obter apoio e mais participação do público interno do Tribunal. “Buscamos a colaboração de todos para que as informações sejam disponibilizadas de forma ágil, correta e atrativa. Isso significa produzirmos um noticiário na Intranet que desperte o interesse em magistrados e servidores sobre as ações, projetos e decisões judiciais da instituição. Tornar a comunidade do TRT o mais bem informada possível é nosso principal objetivo”, pontuou.

Comunicação 10

Esse é um projeto estratégico voltado para a realização de ações de comunicação com o público interno da Justiça do Trabalho da 10ª Região, ou seja, magistrados, servidores, funcionários terceirizados e estagiários de unidades espalhadas pelo Distrito Federal e Tocantins. “A comunicação interna pode ser caracterizada como sendo as interações, os processos de trocas e os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição”, diz a justificativa do projeto. 

Segundo a gestora da iniciativa, também fazem parte do “Comunicação 10” ações de publicidade institucional, que divulgam campanhas e eventos realizados pelo Tribunal.

Divulgando na Mídia

Tem por objetivo aperfeiçoar a comunicação externa do TRT10 de forma a levar à sociedade informações de interesse público, valorizando a cidadania e o pleno acesso do jurisdicionado.

Resultados iniciais

Alguns números recentes traduzem o sucesso do trabalho realizado. Apenas em 2012, foram publicadas na internet e na intranet, de janeiro a novembro/2012, mais de 1.500 matérias, que obtiveram quase 585 mil visualizações.   No ano, também foram produzidas 30 reportagens para a TV Justiça e cerca de 40 para a TVTRT10 – o canal do Tribunal criado em junho deste ano no mais famoso portal de vídeos da internet, o Youtube. Desde sua criação, já foram mais de 4,3 mil visualizações e mais de 50 inscrições de internautas interessados em receber as atualizações da TVTRT10.

Nesse período, os principais jornais impressos e televisivos do Distrito Federal e do Tocantins divulgaram parcerias, projetos, iniciativas e eventos do TRT10, como a do Centro de Treinamento de Educação Física Especial, do Programa Trabalho Seguro, da Semana Cidadã e do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Além disso, foram desenvolvidas mais de 160 ações publicitárias para o público interno e externo do Tribunal.

Plano de Comunicação

Durante o Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Aracaju (SE), ficou decidido que a Justiça do Trabalho irá elaborar e implantar um plano de comunicação para divulgar à sociedade os projetos estratégicos da instituição, de forma a dar mais transparência às suas ações.

Segundo Ana Cristina, o Tribunal pretende reformular a Intranet, a fim de torná-la uma agência de notícias mais dinâmica e com ferramentas de participação como comentários, fóruns, enquetes e pesquisas. Outra ação, esta voltada para o público externo, será a criação de uma Sala de Imprensa no site do TRT10, com informações relevantes para a mídia e um arquivo de produções de rádio, TV e impressos.

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyhow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheaterwill my girlfriend cheat my girlfriend cheated on me with a girl cheat on my girlfriendwife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwife wants to cheat robertsuk.com why do i want my wife to cheat on me

Acessos: 0

A Maria do TRT8, Belém- PA esqueceu de olhar nosso Clube de Vantagens antes de comprar. 😔

Mas agora todo mundo já sabe: antes de fechar um negócio, dá uma passada em anajustrabeneficios.com.br 😃

Em caso de dificuldades de aplicação do benefício, entre em contato por e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 6133226864. 😉✅

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #desconto #magalu
30 7
A Bluefit é uma rede de academias espalhada por todo Brasil, com ambientes modernos, instrutores especializados e variedade de modalidades para todos os objetivos. Matricule-se com desconto para associados da ANAJUSTRA Federal.
‌
Acesse em http://anajustrabeneficios.com.br a página da @bluefitacademia e saiba como.

#anajustrafederal #academia #anajustra #bluefitacademia #bluefit
45 7
Tem muita gente aproveitando o acesso de dependentes ao Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal! Para ser um Dependente VIP,  basta ser dependente legal – e maior de 18 anos – de um associado. 

Com seu próprio CPF, o dependente pode comprar medicamentos, roupas e acessórios, artigos esportivos e itens de casa com desconto, pagar mais barato em mensalidades escolares, academias ou lavanderias.

Também é possível contratar seguros auto, residencial, vida, viagem, bike, funeral e celular com os melhores preços, além de contar com a consultoria financeira para planejar como economizar ou investir.

Para fazer o cadastro, é só preencher o formulário do menu “Meus dependentes”, na área restrita.  Cada dependente receberá, no e-mail informado, os dados de acesso ao Clube de Vantagens, onde ele poderá acessar os benefícios.

#dependentevip #anajustrafederal #clubedevantagens
26 3
Um ano novinho em folha, com muitas páginas em branco para você escrever, sonhar, planejar e realizar! 

Para tudo isso, você pode contar com o calendário 2025 ANAJUSTRA Federal. Anote compromissos, marque os feriados e acompanhe  eventos e novidades!

#anajustrafederal #anajustra #calendario #2025 #feriados #eventos
33 5
O ano de 2024 foi marcado por sérias dificuldades para os servidores do Judiciário Federal, em especial no campo salarial e nas pautas legislativas de interesse da categoria.

Confira na coluna "De olho em Brasília" a análise do nosso assessor parlamentar sobre 2024 e as perspectivas para o ano novo!

#anajustrafederal #anajustra #judiciario
28 1