PJe-JT tem boa aceitação em Varas do Trabalho

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Já instalado em 145 Varas do Trabalho, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) tem tido boa aceitação entre magistrados, servidores e advogados.  Nas 22 Regiões onde o sistema entrou em funcionamento, observa-se que as vantagens trazidas pela ferramenta superaram receios inicialmente existentes.

“Os servidores estão muito entusiasmados e já sentem muito desconforto quando precisam trabalhar nos processos físicos remanescentes. Os advogados estão dando prova mais do que suficiente de que o sistema é viável, o que se pode avaliar pela quantidade de processos já em andamento. Poucos encontram alguma dificuldade no início, com o protocolo das primeiras ações ou contestações, mas essas dificuldades são logo superadas, quando entendem a simplicidade do sistema”, afirma o juiz Francisco Rodrigues Barros, da 2ª Vara do Trabalho de Palmas (TO).

O juiz Marcelo Silva Porto, titular da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul (RS), concorda. “Há uma evidente redução de estresse no ambiente de trabalho, tanto para mim como para os servidores. E 95% dos problemas que surgem são rapidamente solucionados. Além de eu conseguir acompanhar tudo do meu gabinete ou da minha casa, sete dias por semana”, diz.

Para muitos servidores, a chegada da ferramenta é uma oportunidade de desenvolver novas habilidades. “A dedicação e a atenção dos servidores ainda é a mesma, mas trabalhar no ambiente virtual é mais fácil, porque eliminamos uma série de atividades. O servidor utiliza mais o intelecto e consegue atuar com uma quantidade maior de processos”, avalia o diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Ponta Porã (MS), Gutemberg Ferreira de Vargas Júnior.

O PJe-JT também surpreende os advogados. “Antes, eu precisava contratar advogados em Brasília para tirar cópias de alguns processos, por exemplo. Agora, com o PJe-JT, posso protocolar tudo pela internet. Tudo está mais fácil e a eficiência irá aumentar”, afirma Renato Martins Cury, advogado atuante em Palmas (TO).
 

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwife wants to cheat go why do i want my wife to cheat on me

Acessos: 0

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
21 72
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
34 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6