TRT 14 lança Carta de Serviços ao Cidadão para pessoas com necessidades especiais

–

O TRT da 14ª Região será o primeiro tribunal do Brasil a disponibilizar sua Carta de Serviços ao Cidadão nas versões braille e audiolivro para pessoas com necessidades especiais, com orientações aos que procuram os serviços oferecidos pela Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre.

O lançamento também nos formatos impresso ( 2ª edição) e eletrônico, acontece na sexta-feira (10), às 9h, na sede do Tribunal em Porto Velho, com a participação de representantes do Instituto Benjamin Constant (RJ), Secretaria de Estado de Educação de Rondônia (Seduc) e Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia (Asdevron).

De acordo com a presidente do TRT, desembargadora Vania Abensur, a iniciativa faz parte da ampliação das ações de acessibilidade, iniciada com a implantação da Carta de Serviços impressa no biênio 2009/2010, com amparo no Decreto n. 6.932 de 2009 e no Planejamento Estratégico Participativo do Tribunal para o período de 2009/2014.

A Carta de Serviços ao Cidadão, editada também nas três novas versões, utiliza linguagem simples para facilitar ainda mais a compreensão de todos e informar os endereços físicos e eletrônicos, além de telefones de todas as Varas e Setores do TRT.

Nas adaptações físicas, o Tribunal padronizou as 32 Varas do Trabalho e quatro Fóruns Trabalhistas distribuídos na jurisdição de Rondônia e Acre, com a construção de rampas de acesso, banheiros, balcões rebaixados, sinalização acessível e vagas de estacionamentos para idosos e cadeirantes.

Ampliando o acesso aos serviços, o Tribunal mantém atendimento em Seções de Tomada de Reclamações nas Varas do Trabalho, no Shopping Cidadão de Porto Velho e de Ji-Paraná, na OCA em Rio Branco e no Núcleo Avançado de Práticas Jurídicas instalado no Fórum Trabalhista de Porto Velho. Com os programas de responsabilidade social, a Justiça do Trabalho leva informações sobre direitos e deveres trabalhistas às Escolas, Empresas e para os usuários e suas próprias unidades.

O portal eletrônico do Tribunal é outro instrumento de acesso do cidadão, com informações institucionais e de transparência, notícias, serviços, consultas e o contato direto com a Ouvidoria Geral, importante canal de comunicação entre a sociedade e o TRT, onde podem ser registradas reclamações, críticas, sugestões e solicitações.

O Tribunal mantém ainda, entre as ações de acessibilidade, perfis nas redes sociais, como twitter, facebook, youtube, flickr e o Blog Página 14, e o programa de televisão Justiça & Cidadania, com o objetivo de divulgar informações sobre direitos e deveres trabalhista.

abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahoma

Acessos: 84

📚 Histórias que merecem ser contadas. E preservadas!

Recebemos com muita alegria um exemplar do livro Memórias da História da Justiça do Trabalho na Paraíba, de autoria do nosso associado Ocino Batista, servidor aposentado do TRT da 13ª Região. @trt13paraiba 

Na obra, Ocino percorre quatro décadas da história da Justiça do Trabalho na Paraíba, resgatando acontecimentos e experiências sob o olhar de quem acompanhou de perto essa trajetória.

E essa história com a literatura não é novidade por aqui! ❤️ Em março de 2021, contamos no nosso blog Espaço Cultural sobre sua estreia como romancista, com A Chegada da prima Vera, uma narrativa ambientada no sertão cearense.

Advogado, escritor e articulista, com publicações em diversos veículos de comunicação, Ocino segue transformando vivências e memórias em literatura.

Para nós, é uma alegria acompanhar e valorizar o talento dos nossos associados. E, desta vez, com um presente que também contribui para preservar a memória da Justiça do Trabalho.

👏 Parabéns pela obra, Ocino! E muito obrigado pelo carinho de compartilhar conosco mais esse capítulo da sua trajetória!

#anajustrafederal #espaçocultural #literatura #justiçadotrabalho #trt13
49 3