Simpósio de Saúde Mental do TRT2 reúne especialistas e plateia de diversos estados

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Estresse e assédio moral. Esses foram os dois temas que abriram o I Simpósio de Saúde Mental no Trabalho: Contextos e Práticas, promovido pelo TRT da 2ª Região (SP). Iniciado na quarta-feira, 24, o evento teve participação de palestrantes renomados na área e um público heterogêneo: servidores públicos, advogados e psicólogos, com representantes de diversos estados e instituições.

O evento foi organizado pelo Serviço de Atendimento Médico e Psicológico (SAMP), com o apoio da Escola Judicial (Ejud-2) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de São Paulo (Amatra-SP). Na abertura, palavras de incentivo do vice-presidente administrativo do TRT-2, desembargador Carlos Francisco Berardo (representado o presidente do TRT-2, desembargador Nelson Nazar); da vice-diretora da Ejud-2, desembargadora Jucirema Godinho; e da diretora do SAMP, médica Célia Torrens Wünsch.

Seguida a abertura, a primeira palestra, intitulada Saúde mental no mundo corporativo – stress e distúrbios psíquicos: a postura do gestor frente às metas da instituição e os recursos humanos, trouxe o médico Tabajara Dias Andrade, doutor em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de saúde mental, e autor do livro Estresse Positivo, lançado neste ano pela Editora Clade.

O médico, numa exposição bem-humorada, esclareceu que o estresse pode ser um aliado. “É possível utilizar o estresse de forma criativa e dinâmica. É preciso aliar práticas comportamentais para o gerenciamento do estresse com estratégias redutoras, como ações relativas à qualidade de vida e motivação. Esses elementos proporcionam o estresse positivo, que gera maior produtividade”, revelou.
Na plateia, estavam as médicas do TRT da 1ª Região (RJ) Henriete Azevedo e Flavia Telles Moreira. “Gostamos muito dessa palestra. Ficamos também interessadas pelos temas reunidos no simpósio, muito pertinentes ao trabalho que realizamos no tribunal”, contou Henriete. Também estavam presentes representantes do TRT da 11ª Região (AM/RR): o médico Antonio Edme e a psicóloga Betty Bomfim.

Assédio moral e os efeitos da tecnologia

Ainda pela manhã, foi proferida a palestra Relações interpessoais no mundo corporativo e consequências do relacionamento entre chefias e subordinados (assédio moral/sexual), com o doutor em psicologia José Roberto Montes. Responsável pelo site www.assediomoral.org.br, o professor apresentou características do assédio moral. “É marcado pela violência psicológica extrema, repetitiva, com o objetivo de neutralizar e forçar a autoexclusão, de forma intencional e pessoal”, relatou.

A médica do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Campinas (SP) Vera Lúcia Salermo apresentou o tema Os efeitos da tecnologia e a consequente LER com reflexos na saúde mental. A professora citou casos, por ela já tratados, de profissionais vítimas de transtornos. “Esses problemas decorrem, muitas vezes, dos paradigmas de excelência e rapidez exigidos no trabalho. Essa máxima leva à exigência da perfeição humana. Hoje, o ser humano sente-se obrigado a acompanhar a máquina”, declarou.

No encerramento do dia, o médico Júlio Cesar Fontana-Rosa ministrou a palestra Abordagem de dependentes de álcool e drogas em saúde ocupacional. Foi detalhista nos comprometimentos causados pelas drogas. O servidor André Novaes Santiago, lotado na 46ª VT/SP, apontou essa apresentação como uma das mais interessantes. “Por meio dos casos relatados pelo palestrante, um perito experiente, vimos situações com as quais nos defrontamos na Justiça Trabalhista relativas ao consumo de drogas. O tema foi muito bem abordado”, avaliou.

Fonte: TRT2

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumabortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheaterwife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwife wants to cheat go why do i want my wife to cheat on me

Acessos: 0

CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO

🎓 Educação que transforma e cabe no seu bolso!

Em parceria com a Faculdade IPEMIG, a ANAJUSTRA Federal oferece descontos de até 70% em cursos de graduação, licenciatura, tecnólogos e pós-graduação. E o melhor: o benefício também vale para seus dependentes de 1º grau!

📚 Confira os descontos:

✔️ 70% em pós-graduação

✔️ 60% em graduação e licenciatura

✔️ Até 40% na matrícula, dependendo do curso

As aulas são oferecidas nas dependências da tradicional Faculdade Batista, com cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC. Um convênio que pode impulsionar sua carreira, abrir portas e concretizar planos.

➡️ Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br

#educacao #descontos #graduacao #posgraduacao #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #faculdadeipemig #bh
0 0
“Hoje, não celebramos um “Dia do Amigo”. Celebramos o amigo em todos os dias — aquele que, mesmo distante, se faz presente com um gesto, uma lembrança, uma escuta, um silêncio.

Por isso, se você está lendo esta mensagem, abrace o amigo que está ao seu lado. E sinta-se, por nós, profundamente abraçado.

Porque amizade verdadeira é essa comunhão silenciosa e sagrada entre corações que se reconhecem — e seguem juntos, mesmo quando cada um caminha por trilhas distintas.”

💙 Este é um trecho do belíssimo texto “A Amizade que Sustenta a Alma” da nossa diretora Glauce de Oliveira Barros

👩🏽‍⚖️👨🏻‍💻Seu melhor amigo veio do trabalho? Participe do nosso CALENDÁRIO 2026! Até 8/8, envie uma foto e conte sua história de amizade feita no Judiciário. Ela pode estar no Calendário mais querido do Judiciário Federal!

👉 Comente “Amizade” para receber o link.

#anajustrafederal #diadoamigo #amizade #pju #servidorpúblicofederal
43 6
SAÚDE E BEM-ESTAR | CLUBE DE VANTAGENS
Em Belo Horizonte, associados da ANAJUSTRA Federal têm 15% de desconto nas mensalidades de Pilates no GS Pilates Studio Fit. E o benefício também vale para os dependentes! 🧘‍♀️💪

No GS, você encontra um ambiente acolhedor e aulas voltadas ao fortalecimento, à postura e ao equilíbrio físico e emocional.

Que tal cuidar da saúde em família?

📍 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br

#pilates #qualidadedevida #bemestar #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
29 5
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO

🎒📚 Parceria de valor para o futuro do seu filho!

A ANAJUSTRA Federal é parceria da Maple Bear Sagrada Família, em Belo Horizonte. A unidade é parte da maior rede de escolas bilíngues do mundo, com metodologia canadense e imersão em inglês desde a primeira infância.

Filhos de associados têm 10% de desconto nas mensalidades e acesso a uma educação de excelência, com estrutura acolhedora, segura e voltada ao desenvolvimento integral das crianças.

🌐 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br

#educacao #bilinguismo #maplebear #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
31 2