STJ encerra primeiro semestre com mais de 260 mil novos processos
Para o ministro Herman Benjamin, presidente do STJ, o balanço estatístico…
Todas as 3ª feiras, um grupo de servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) participam do curso “Qualidade de vida: 12 semanas para mudar uma vida”, realizado das 8h às 10h, até o dia 26 de julho, na Sala de Treinamento (1ª andar). Após essa data, esses servidores serão facilitadores nas próximas edições do curso e também contribuirão com projetos do TRT na questão da qualidade de vida.
O curso, coordenado por Rosely Vieira, chefe do Serviço de Saúde do TRT-MA, também está postado no ambiente virtual de aprendizagem da InterativaEaD (www.interativaead.proeducativa.com.br). Os certificados serão emitidos pela Escola Judicial do TRT aos participantes que alcançarem a nota mínima de 7 e obtiverem a freqüência nos encontros mínima de 75%. As próximas edições do curso no TRT e Fórum Astolfo Serra (varas da capital) serão presenciais e para os servidores das VTs do interior, na modalidade a distância.
Segundo a coordenadora e instrutora do curso, Rosely Vieira, o objetivo é capacitar e promover atualização de servidores com foco no desenvolvimento do potencial humano e do conhecimento das principais teorias do PAIQ (Programa da Academia de Inteligência de Qualidade de Vida), a partir de um conteúdo programático que permita aos participantes, ao final do curso, conduzirem assertivamente suas emoções, melhorando assim a qualidade de vida. Ao final, os participantes terão ferramentas tanto para conquistar excelência de vida como para enriquecer sua inteligência, sua compreensão da existência.
Leis da qualidade de vida
Oconteúdo do curso inclui o estudo e discussão de assuntos novos e importantíssimos da psicologia: ser autor da própria história, o resgate da liderança do “eu”, gerenciar o pensamento e proteger a memória. As atividades são realizadas com base no livro “12 semanas para mudar uma vida”, do psiquiatra, cientista e autor de vários livros, Augusto Cury. Nessa obra está presente o PAIQ, que é constituído por 12 leis fundamentais, tais como, gerenciar os pensamentos, administrar a emoção e libertar a criatividade. O autor do livro estimula e recomenda a criação de grupos de estudo de capacictação, como o qu está sendo realizado no TRT.
Durante o curso são estudadas as 12 leis da qualidade de vida – ser autor da sua história; contemplar o belo; libertar a criatividade: superar a rotina; ter um sono restaurador; gerenciar os pensamentos; administrar a emoção; trabalhar os papéis da memória: reeditar o filme do inconsciente;a arte de ouvir e dialogar; a arte do autodiálogo: a mesa redonda do “eu”; ser empreendedor: trabalhar perdas e frustrações; inteligência espiritual: superando conflitos existenciais; e fazer da vida uma festa: a arte do prazer de viver.
Planejamento estratégico
O curso integra as ações do Projeto Trabalho e Bem Estar, contemplado no Planejamento Estratégico do TRT, no tema Gestão de Pessoas, que, entre outras questões, busca a melhoria contínua do clima organizacional e da qualidade de vida de magistrados e servidores. Também faz parte das atividades do Projeto Qualificar, desenvolvido pela Escola Judicial do Tribunal, e que está alinhado ao tema Gestão de Pessoas.
Instrutora – Rosely Vieira é presidente do Fórum Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário, assistente social, psicanalista, especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília (UNB), membro do Comitê de Educação a Distância do Conselho Superior da Justiça do Trabalho,consultora organizacional pela FGV e membro do Conselho Consultivo da Escola Judicial do TRT da 16ª Região. Ingressou no TRT em 1990.
Fonte: TRT16
abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahomahow to cheat on my husband why men have affairs cheaters
Acessos: 44
⚖️ Você completou os requisitos para aposentadoria pelas regras anteriores à Reforma da Previdência, decidiu continuar trabalhando e teve o Abono de Permanência negado?
A ANAJUSTRA Federal entende que essa negativa é inconstitucional e vai ao Judiciário para defender os direitos dos associados.
O Abono de Permanência corresponde ao valor da contribuição previdenciária paga pelo servidor que já poderia se aposentar, mas opta por permanecer em atividade.
💰 Na prática, é como se a contribuição previdenciária deixasse de ser descontada todos os meses.
Além do pagamento mensal do benefício, a ação busca:
✅ o pagamento dos valores retroativos dos últimos cinco anos;
✅ correção monetária e juros pela SELIC;
✅ a continuidade do pagamento até a aposentadoria efetiva.
📌 A ação é destinada aos associados que cumpriram — ou irão cumprir — os requisitos para aposentadoria pelas regras preservadas pela EC 103/2019 e permaneceram em atividade.
⏳ Atenção: a adesão à ação coletiva pode ser feita até 31 /8 na área do associado, no site, ou no aplicativo da entidade.
Garanta a proteção dos seus direitos e faça sua adesão.
#acoesanajustrafederal #aposentadoria #abonodepermanencia #ec103/19
A Reforma da Previdência mudou regras importantes sobre aposentadoria, pensão por morte e incapacidade permanente. Você sabe como isso pode impactar a sua renda e a proteção financeira da sua família?
No dia 6/8, a ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud promovem uma live especial para esclarecer essas dúvidas e mostrar como se preparar para o futuro com mais segurança.
Vamos falar sobre: as novas regras para aposentadoria e pensão; os impactos da Reforma da Previdência na renda dos servidores; formas de proteger o patrimônio e a renda da família; ✔ ️a importância do planejamento financeiro e previdenciário.
Participam da conversa:
Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud e
Jurandir Sell Macedo, doutor em Finanças Comportamentais e professor.
Dia 6/8 (quinta-feira)
Às 19h
No YouTube e Instagram da ANAJUSTRA Federal
👇 Comente “live” e enviaremos o link para você ativar o lembrete no YouTube.
#anajustrafederal #funprespjud #reformadaprevidencia #aposentadoria #pensaopormorte
Ampliamos um dos convênios mais usados do Clube de Vantagens. Agora, associados contam com até 60% OFF em medicamentos na Drogasil e na Raia.
E AINDA: serviços como bioimpedância e outros, totalmente gratuitos!
Esse é o maior percentual de desconto oferecido pela Drogasil e Raia em todo o Brasil. Uma exclusividade que trazemos para associados terem mais economia para cuidar da saúde.
Acesse nosso site, associe-se e aproveite!
#anajustrafederal #servidoresdojudiciariofederal #convenios #descontos #medicamentoscomdesconto
🚣♀️ “Não é terapia, mas é terapêutico.”
Foi assim que Jane Gleisy Rodrigues Bispo, do TRF da 1ª Região, definiu sua relação com a canoagem.
Há 16 anos, o esporte passou a fazer parte da sua vida e se transformou em muito mais do que atividade física: virou amizade, contato com a natureza e conexão com as comunidades das ilhas da região amazônica onde vive.
E a ciência explica parte dessa sensação.
Além de fortalecer músculos, melhorar o condicionamento cardiovascular e desenvolver equilíbrio e coordenação, a canoagem combina atividade física, convivência social e contato com ambientes naturais — fatores associados à redução do estresse e ao aumento da sensação de bem-estar.
Agora queremos conhecer a sua história também.
🏃♀️🚴♂️🏊♀️🧘♀️💃🚣♀️
Se você pratica alguma atividade física e ela transformou a sua rotina, participe da campanha Servidores em Movimento. Sua história pode fazer parte do Calendário ANAJUSTRA Federal 2027.
📅 Participações até 7/8, às 16h.
#calendario2027 #calendarioanajustrafederal #servidoresemmovimento
Se a resposta for “sim”, você já está mais perto de concorrer aos três kits exclusivos da campanha da ANAJUSTRA Federal.
Para participar, basta cumprir essas duas metas no aplicativo:
⭐ Avaliar dois convênios.
🛡️ Ter pelo menos uma apólice de seguro ativa.
Além disso, é necessário estar com a mensalidade associativa em dia até a data do sorteio.
📅 As metas podem ser cumpridas até 2/8. O sorteio acontece em 3/8.
Ainda não fez? Aproveite para acessar o aplicativo, concluir as etapas e conhecer tudo o que a ANAJUSTRA Federal oferece na palma da sua mão.
#appanajustrafederal #premios
Você tem isenção de Imposto de Renda por moléstia grave, mas continua pagando IR sobre o Benefício Especial?
A ANAJUSTRA Federal entende que essa cobrança é indevida e ingressará com ação coletiva para buscar:
✅ o fim da retenção de IR sobre o Benefício Especial;
✅ a restituição dos valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos, com correção monetária e juros.
A ação é destinada aos associados aposentados (ou que venham a se aposentar durante a tramitação), que recebam o Benefício Especial e já possuam o reconhecimento administrativo da isenção por moléstia grave.
📲 A adesão é simples e pode ser realizada pelo aplicativo da ANAJUSTRA Federal ou pela Área do Associado.
Confira os requisitos no carrossel e participe.
#ANAJUSTRAFederal #BenefícioEspecial #ImpostoDeRenda #MoléstiaGrave #DireitosDoServidor JudiciárioFederal