“A justiça foi reconhecida como pacificadora da sociedade”, destaca Ernani Calhao

Especial

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Calhao lançará seu livro no próximo dia 23, em São Paulo

O tema “O papel da educação corporativa no regime da governança judicial: o alvo na celeridade processual” foi apresentado pelo professor da escola da magistratura do TRT da 2ª Região, Antônio Ernani Pedroso Calhao na última quarta-feira, 01, durante o II Simpósio de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho, do CSJT. “Durante meu doutorado, procurei estudar e agora compartilho com vocês as reflexões no sentido de compreender de onde saíram as ideias que hoje tentamos aplicar”, esclarece.

 “A justiça foi reconhecida no mundo inteiro como instrumento de dignificação humana, por isso a importância em atendermos com excelência a demanda que nos foi passada”, salientou Calhao, ressaltando a importância de compreender o momento de transformação pelo qual o Judiciário passa.

Apresentando as constituições americanas e européias, Calhao traçou uma linha pela qual a justiça brasileira passa e qual é o possível futuro, caso se inspire em exemplos que deram certo. “Temas dessa natureza podem e devem ser incorporados aos estudos da educação corporativa, para que tenha um bom reflexo na jurisdição”, explica.

Calhao ainda exemplificou a experiência de sucesso implantada no TRT2, onde os cursos de pós-graduação reúnem na mesma sala desembargadores, juízes e servidores. “Todos nós do Judiciário convergimos para o mesmo fim, além disso, o conhecimento é universal, não tem dono”, finaliza.

Lançamento

O professor que também é servidor aposentado do TRT23 lançará em São Paulo, no próximo dia 23/09, o livro “Justiça célere e eficiente: uma questão de governança judicial”. Ao amadurecer as principais ideias de sua produção ao longo de quatro anos, o professor traça o perfil do Judiciário brasileiro e sugere possíveis soluções para amenizar os problemas persistentes.

“As duas vertentes do trabalho são os princípios constitucionais da razoável duração do processo e eficiência administrativa, que integram o sistema jurídico brasileiro. O estudo procurou situar esses princípios no contexto do direito internacional dos direitos humanos e traz várias jurisprudências do Tribunal Europeu de Direitos do Homem de Strasburgo”, revela.

Voltado para os profissionais de direito, magistrados e estudantes da área, a primeira edição do livro, publicado pela LTr editora, será de 1.000 exemplares.

O Autor

Ernani Calhao é livre docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde atua como professor do curso de economia, com a disciplina de Economia Política e como professor no mestrado em Direito Agroambiental com a disciplina Tutela Administrativa do Meio Ambiente. Também leciona na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Escola de Magistratura do TRT da 2ª Região.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Justiça célere e eficiente: uma questão de governança judicial”
Onde: Livraria Cultural do Conjunto Nacional (São Paulo)
Quando: 23/09 às 18:30

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahomahow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomai want to cheat on my wife i cheated on my wife now what cheat on your spouse

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
351 40
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
35 1