Varas da capital mostram como contribuirão com o planejamento estratégico do TRT16

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Servidores e magistrados das Varas Trabalhistas de São Luís mostram de que forma as Varas vão contribuir com a execução do planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). O plano de contribuição de cada unidade está sendo apresentado durante a “Oficina Desdobrando a Estratégia”, realizada pelo Serviço de Planejamento, com o objetivo de elevar o nível de comprometimento e motivação dos magistrados e servidores, além de garantir que todas as unidades estejam integradas e alinhadas ao planejamento estratégico.

Esta semana a oficina será realizada na 5ª e 6ª Varas, nos dias 19 e 20 e nos dias 21 e 22, respectivamente. Na semana passada, ocorreu na 1ª e 4ª VTs. Depois das Varas Trabalhistas da capital, segundo a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal na Implantação e Acompanhamento do Planejamento Estratégico, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, será a vez dos gabinetes dos desembargadores e unidades administrativas do TRT, seguindo depois para as Varas do interior do estado.

Em cada unidade judicial e administrativa a oficina ocorre durante dois dias. Para facilitar a execução da estratégia, no primeiro dia são trabalhados os objetivos estratégicos, indicadores e metas do TRT. No segundo dia é desenvolvido o Painel de Contribuição, implantando assim o Planejamento Participativo no TRT da 16ª Região. O plano é uma ferramenta que permite visualizar e identificar, de forma clara e direta, as iniciativas que a unidade buscará desenvolver para o alcance dos objetivos estratégicos. No final de cada oficina, esse documento é submetido à aprovação do responsável pela unidade.

Contribuição 

A 1ª Vara de São Luís elegeu, em seu plano de contribuição, quatro objetivos estratégicos: promover a efetividade no cumprimento das decisões; racionalizar, padronizar e aprimorar continuamente os procedimentos, garantindo a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos; aprimorar a comunicação com o público interno e externo; e promover a responsabilidade ambiental. Alinhado a esses objetivos, magistrados e servidores apresentaram seus objetivos de contribuição: reduzir a taxa de congestionamento na fase de execução; reduzir o prazo médio de cumprimento das decisões; melhorar o atendimento ao público externo; aprimorar a comunicação entre os servidores da Vara; e reduzir o consumo de papel. O plano traz também os indicadores, metas e a iniciativas.

Para alcançar os objetivos de contribuição, a 1ª VT apresentou as seguintes iniciativas: realizar as audiências de conciliação na fase de execução semanalmente; maior utilização dos convênios do TRT (BacenJud, RenaJud e InfoJud); priorizar os processos com bens constritos; realizar mutirões periódicos em setores congestionados; cumprir todos os itens dos despachos antes de nova conclusão; adotar despacho padrão exauriente na fase de execução.

Entre as iniciativas apresentadas estão também a utilização consciente dos atos ordinatórios; capacitação do atendente do balcão da VT; divulgar a possibilidade de consulta processual via Internet; realizar reuniões periódicas para avaliar a execução do Painel de Contribuição; priorizar a utilização dos recursos eletrônicos disponíveis (spark e malote digital); usar a impressão frente e verso; e regulamentar o fornecimento de cópias naquela VT.

Envolvimento

A juíza titular da 1ª Vara Trabalhista, Juacema Aguiar Costa, afirmou que todos estão envolvidos na implementação do planejamento e elogiou as iniciativas apresentadas pelos servidores durante a oficina. A magistrada também destacou medidas que já estão sendo adotadas pela Vara, alinhadas ao planejamento estratégico, e citou a criação da pauta especial de conciliação de processos na fase de execução, que será realizada toda quarta-feira à tarde.

Para o diretor da 1ª VT, Marcos Aurélio Batista dos Santos, a “Oficina Desdobrando a Estratégia” despertou para uma nova realidade. “Antes nos limitávamos a praticar atos, muita das vezes repetitivos, sem atentar para medidas de economicidade e produtividade. Agora, percebemos que é essencial, para prestar um serviço público de qualidade, que façamos um planejamento eficiente das nossas atividades, em busca de melhores resultados”, disse. Ele destacou a oficina como um meio de fazer o planejamento participativo, pois foram os servidores, em conjunto, que definiram os objetivos, estipularam metas e se propuseram a fazer o acompanhamento das metas.

Fonte: TRT16

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatwhy did my husband cheat why my husband cheated on me cheated on my husbandwhy did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend

Acessos: 4

Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes de Alagoas têm 91 formas de economizar.

Restaurantes, aluguel de veículos, concessionárias, farmácias, escolas, academia, salão de beleza e muito mais.
Acesse anajustrabeneficios.com.br, faça login, filtre o seu estado e clique em “uso presencial”. Depois, aproveite os descontos e condições.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o setor pelo e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou por WhatsApp 6133226864.

🔷 Em Alagoas, a @anajustra representa os associados do
@trtalagoas 
@tre.alagoas 
7ª CJM
@trf5_oficial 

#anajustrafederal #alagoas #podejudiciário #justiçadotrabalho #justicaeleitoral #justicamilitardauniao #justiçafederal
📣A gente sempre guarda na memória uma experiência marcante ou alguma realização especial que vivenciamos no nosso trabalho.

Se você tem algum registro de um acontecimento marcante no Judiciário que participou ou testemunhou, divida com a gente e eternize esse momento no calendário ANAJUSTRA Federal 2025!

Acesse o hotsite em anajustrafederal.org.br 

#anajustrafederal #memoriasdojudiciário #calendario2025
A partir desta quinta-feira, 18/7, o Congresso Nacional entra em recesso parlamentar, que se estenderá até o final do mês. Durante este período, as atividades legislativas ficam suspensas, incluindo a tramitação de projetos importantes para os servidores públicos.

O recesso parlamentar é um período previsto na Constituição Federal, destinado ao descanso dos parlamentares, mas representa um momento de pausa nas discussões e votações de matérias que impactam diretamente a vida dos servidores públicos e da população em geral. Seguimos atentos e comprometidos com a defesa dos direitos dos servidores.

Qual projeto você está ansioso para ver a tramitação concluída? Conte nos comentários.

#RecessoParlamentar #CongressoNacional #ServidoresPúblicos #AnajustraFederal
Saúde é a coisa mais importante da vida! Nós acreditamos nisso.

E o conceito de estar saudável vai além da ausência de doenças. Trata-se de um estado de pleno equilíbrio, em que o ser humano apresenta bem-estar físico, mental e social.

Qualidade de vida é saúde!

#saúde #JUSaúde #anajustrafederal #planodesaude #confiança #qualidadedevida