TRT-MA realiza palestras sobre ginástica laboral

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Ginástica Laboral e Qualidade de Vida” foram os temas das palestras apresentadas pela terapeuta ocupacional Thereza Raquel Melo, na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, nesta sexta-feira (23), e no Fórum Astolfo Serra (sede das Varas do Trabalho de São Luís), na quinta-feira (22). Com as palestras, o TRT-MA deu início à edição 2010 das atividades de ginástica laboral, umas das ações do Projeto Trabalho e Bem Estar, ligado ao tema Gestão de Pessoas, contemplado no Planejamento Estratégico do TRT para 2010-2014. O projeto visa à adoção de medidas que promovam a integração, a saúde e o bem estar no âmbito da Justiça do Trabalho do Maranhão.

Na abertura do evento desta sexta-feira, a secretária geral da Presidência do TRT, Elizabeth do Carmo S. Leite Menezes, disse que a ginástica laboral visa propiciar maior integração e qualidade de vida de magistrados e servidores do Tribunal. Ela disse ainda que o retorno da ginástica laboral foi muito solicitado, o que levou a presidente do Tribunal, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, a solicitar prioridade na tramitação do processo para contratação de empresa para a prestação dos serviços.

Thereza Melo iniciou sua apresentação falando sobre a função músculo-esquelética como base para o movimento e seu funcionamento, assim como os problemas gerados na função pelas inadequações do funcionamento como, por exemplo, a ocorrência de LER(lesões por esforços repetitivos)/DORT(distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).

Segundo a terapeuta ocupacional, denomina-se LER/DORT a um conjunto de síndromes (quadros clínicos, patologias, doenças) que atacam os nervos, músculos e tendões, juntos ou separadamente, causando dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, manifestando-se, principalmente, no pescoço e membros superiores, em decorrência do trabalho.

Thereza Melo falou que as causas de LER/DORT estão relacionadas a fatores físicos (entre eles, movimento repetitivo excessivo, força muscular exagerada); organizacionais (como, por exemplo, jornada excessiva de trabalho) e fatores psicossociais (aspectos subjetivos da organização).

Ela explicou que, entre as ações para prevenção de LER/DORT, estão atividades físicas, bom condicionamento físico e programas preventivos (atividades desenvolvidas em conjunto por empregador/trabalhador). Uma boa forma de prevenção é a realização de ginástica laboral, que é a prática de atividades físicas no local de trabalho durante a jornada laboral.

“A prática de ginástica laboral previne a fadiga muscular, as dores por traumas; promove a sociabilidade; diminui o absenteísmo (ausência no trabalho) e melhora a qualidade de vida”, concluiu Thereza Melo.

No TRT-MA, além da ginástica laboral, magistrados e servidores podem se beneficiar com as massagens expressas, que duram entre 10 e 15 minutos, e proporcionam relaxamento e bem estar. As atividades serão desenvolvidas pela equipe do Consultório de Reabilitação em Terapia Ocupacional (CRTO), empresa que venceu a licitação.

Ginástica Laboral no TRT-MA

Aginástica laboral foi implantanda no Tribunal em 2006, também sob o comando da equipe do CRTO. O objetivo é prevenir doenças ocupacionais como a LER e promover o bem-estar de servidores e magistrados.

Através do projeto, coordenado pelo Serviço de Saúde do TRT, servidores e magistrados participam, nos seus respectivos setores, da ginástica laboral. São exercícios de alongamento, respiratórios, de equilíbrio e coordenação, com duração de cinco a 15 minutos, orientados por terapeutas ocupacionais. A atividade procura compensar as estruturas que ficam mais sobrecarregadas durante a jornada de trabalho, especialmente pelo desenvolvimento de posturas e movimentos repetidos, o que acaba provocando desequilíbrios musculares e gerando dores.

Às segundas e quartas-feiras as atividades de ginástica laboral ocorrerão nas unidades do TRT e às terças e quintas-feiras, no Fórum Astolfo Serra, nos horários da manhã e tarde. Já a massagem expressa será somente às terças-feiras (FAS) e quartas-feiras (TRT), com agendamento prévio, no Serviço de Saúde. No dia 26 deste mês, a fisioterapeuta Priscila Santos começa a avaliação físico-funcional das pessoas para a prática da ginástica laboral. Clênia Valéria, do CRTO, recomenda que todos se submetam à avaliação, principalmente quem apresenta sintomas como dores e doenças preestabelecidas como LER, tendinites, hérnia de disco, escoliose, entre outras.

Fonte: TRT16

abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumwhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband

Acessos: 0

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
6 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
796 43
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
535 26