TRT-MA realiza palestras sobre ginástica laboral

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Ginástica Laboral e Qualidade de Vida” foram os temas das palestras apresentadas pela terapeuta ocupacional Thereza Raquel Melo, na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, nesta sexta-feira (23), e no Fórum Astolfo Serra (sede das Varas do Trabalho de São Luís), na quinta-feira (22). Com as palestras, o TRT-MA deu início à edição 2010 das atividades de ginástica laboral, umas das ações do Projeto Trabalho e Bem Estar, ligado ao tema Gestão de Pessoas, contemplado no Planejamento Estratégico do TRT para 2010-2014. O projeto visa à adoção de medidas que promovam a integração, a saúde e o bem estar no âmbito da Justiça do Trabalho do Maranhão.

Na abertura do evento desta sexta-feira, a secretária geral da Presidência do TRT, Elizabeth do Carmo S. Leite Menezes, disse que a ginástica laboral visa propiciar maior integração e qualidade de vida de magistrados e servidores do Tribunal. Ela disse ainda que o retorno da ginástica laboral foi muito solicitado, o que levou a presidente do Tribunal, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, a solicitar prioridade na tramitação do processo para contratação de empresa para a prestação dos serviços.

Thereza Melo iniciou sua apresentação falando sobre a função músculo-esquelética como base para o movimento e seu funcionamento, assim como os problemas gerados na função pelas inadequações do funcionamento como, por exemplo, a ocorrência de LER(lesões por esforços repetitivos)/DORT(distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).

Segundo a terapeuta ocupacional, denomina-se LER/DORT a um conjunto de síndromes (quadros clínicos, patologias, doenças) que atacam os nervos, músculos e tendões, juntos ou separadamente, causando dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, manifestando-se, principalmente, no pescoço e membros superiores, em decorrência do trabalho.

Thereza Melo falou que as causas de LER/DORT estão relacionadas a fatores físicos (entre eles, movimento repetitivo excessivo, força muscular exagerada); organizacionais (como, por exemplo, jornada excessiva de trabalho) e fatores psicossociais (aspectos subjetivos da organização).

Ela explicou que, entre as ações para prevenção de LER/DORT, estão atividades físicas, bom condicionamento físico e programas preventivos (atividades desenvolvidas em conjunto por empregador/trabalhador). Uma boa forma de prevenção é a realização de ginástica laboral, que é a prática de atividades físicas no local de trabalho durante a jornada laboral.

“A prática de ginástica laboral previne a fadiga muscular, as dores por traumas; promove a sociabilidade; diminui o absenteísmo (ausência no trabalho) e melhora a qualidade de vida”, concluiu Thereza Melo.

No TRT-MA, além da ginástica laboral, magistrados e servidores podem se beneficiar com as massagens expressas, que duram entre 10 e 15 minutos, e proporcionam relaxamento e bem estar. As atividades serão desenvolvidas pela equipe do Consultório de Reabilitação em Terapia Ocupacional (CRTO), empresa que venceu a licitação.

Ginástica Laboral no TRT-MA

Aginástica laboral foi implantanda no Tribunal em 2006, também sob o comando da equipe do CRTO. O objetivo é prevenir doenças ocupacionais como a LER e promover o bem-estar de servidores e magistrados.

Através do projeto, coordenado pelo Serviço de Saúde do TRT, servidores e magistrados participam, nos seus respectivos setores, da ginástica laboral. São exercícios de alongamento, respiratórios, de equilíbrio e coordenação, com duração de cinco a 15 minutos, orientados por terapeutas ocupacionais. A atividade procura compensar as estruturas que ficam mais sobrecarregadas durante a jornada de trabalho, especialmente pelo desenvolvimento de posturas e movimentos repetidos, o que acaba provocando desequilíbrios musculares e gerando dores.

Às segundas e quartas-feiras as atividades de ginástica laboral ocorrerão nas unidades do TRT e às terças e quintas-feiras, no Fórum Astolfo Serra, nos horários da manhã e tarde. Já a massagem expressa será somente às terças-feiras (FAS) e quartas-feiras (TRT), com agendamento prévio, no Serviço de Saúde. No dia 26 deste mês, a fisioterapeuta Priscila Santos começa a avaliação físico-funcional das pessoas para a prática da ginástica laboral. Clênia Valéria, do CRTO, recomenda que todos se submetam à avaliação, principalmente quem apresenta sintomas como dores e doenças preestabelecidas como LER, tendinites, hérnia de disco, escoliose, entre outras.

Fonte: TRT16

abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumwhy did my husband cheat i cheated my husband cheated on my husband

Acessos: 8

A New Wake Natação, reconhecida pela excelência no ensino aquático em Brasília, oferece aos associados da ANAJUSTRA Federal desconto especial de 15% em todos os planos. 

Agora, além da unidade no Clube da APCEF, os associados podem usufruir deste benefício também na unidade no Clube da Aeronáutica.

Conheça e aproveite os benefícios de ser um associado da ANAJUSTRA Federal.

🖥️ Acesse anajustrabeneficios.com.br, no buscador digite “New Wake” e aproveite o benefício! 

📧📲 Se precisar de ajudar, entre em contato com beneficios@anajustrafederal.org.br 

#anajustrafederal #beneficios #newwake #natacao #instaswimming #pju
Quer receber a agenda e o calendário da ANAJUSTRA Federal em casa? 

🗓️📒Participe da consulta de preferência de impressos até o dia 16/8.

👍🏽Respondendo à pesquisa e atualizando seu endereço, você garante que eles cheguem até você. Para isso, escolha a opção “sim”👍🏽

👎🏼Se clicar em “não”, o envio do calendário e agenda será cancelado.

E quem não participar? 

Vamos entender que essa pessoa deseja receber os impressos no endereço que está salvo no nosso cadastro.

🕒Não deixe para depois! 

🔗 Digite “quero participar” nos comentários e receba o link agora! 

#anajustrafederal #calendarioanajustrafederal #agenda2025
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes de Alagoas têm 91 formas de economizar.

Restaurantes, aluguel de veículos, concessionárias, farmácias, escolas, academia, salão de beleza e muito mais.
Acesse anajustrabeneficios.com.br, faça login, filtre o seu estado e clique em “uso presencial”. Depois, aproveite os descontos e condições.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o setor pelo e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou por WhatsApp 6133226864.

🔷 Em Alagoas, a @anajustra representa os associados do
@trtalagoas 
@tre.alagoas 
7ª CJM
@trf5_oficial 

#anajustrafederal #alagoas #podejudiciário #justiçadotrabalho #justicaeleitoral #justicamilitardauniao #justiçafederal