AUXÍLIO-SAÚDE 

Diretores da ANAJUSTRA Federal defendem isonomia entre magistrados e servidores 

Reuniões com ministros do TST aconteceram nesta quarta-feira, 14/5.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

As distorções dos valores do auxílio-saúde dos servidores da Justiça do Trabalho foram tema de duas reuniões entre o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, o vice-presidente, Aureo Pedroso, e os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Helena Mallmann e Cláudio Mascarenhas Brandão, nesta quarta-feira, 14/5.  

Desde o ano passado, a entidade tem se concentrado em encontrar uma solução para a situação que preocupa toda a categoria. “No encontro, pedimos o apoio dos ministros para uma deliberação breve da matéria e eles se mostraram sensibilizados”, revelou o presidente da entidade.  

Parente lembra que, em dezembro, após encontro com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a associação protocolizou pedido de providências para uniformização do benefício no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), no entanto, ele ainda não teve andamento.  

“É urgente buscarmos a isonomia do auxílio-saúde”, defende Parente, destacando que como estão sendo implantadas as diretrizes das resoluções 495 e 500 do CNJ, na Justiça do Trabalho, elas poderão resultar, inclusive, na instituição de valores menores aos que estavam sendo praticados, inviabilizando a contratação dos planos de saúde.   

Para Pedroso, “a saúde deve ter a mesma diretriz, definição, cuidado e proteção para todos, sem distinção. Não há por que ter diferenciação por cargos ou remuneração”. 

Ele destaca ainda que “a Resolução do CNJ 294/2019 prevê um programa de assistência à saúde suplementar para magistrados e servidores do Poder Judiciário, observando princípios de razoabilidade e proporcionalidade” e que a ANAJUSTRA Federal está se baseando nela para assegurar a uniformização nacional do benefício e o fim das disparidades nos valores de auxílios-saúde dos servidores, entre os próprios servidores e os magistrados.  

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
56 1
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
17 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
76 4