Novidades da ANAJUSTRA Federal para 2026
A entidade projeta expansão, modernização e mais benefícios para os…

No oitavo episódio do nosso podcast do servidor, o PodSer, conversamos com a servidora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, Marli Gazzoni, mãe atípica, que nos contou sobre o diagnóstico tardio do seu filho Pedro, de 11 anos.
Em 2021, Marli, que mora com a família em Nova Prata (RS), falou, em uma matéria publicada no site, sobre a criação do Instituto Círculo TEAmo, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. Ela percebeu que toda a assistência que seu filho recebia só estava disponível na rede particular. “Na rede pública os recursos são mais escassos e não há atendimento específico para o indivíduo com autismo que, a partir de uma avaliação individual, passa a ter um programa montado para si.”
Durante o bate-papo no PodSer, Marli falou ainda sobre a integração da pessoa com autismo na sociedade nos diversos ambientes sociais e nas várias fases da vida, como adolescência e fase adulta. Além disso, comentou sobre a visão restritiva que as ficções de filmes e séries podem causar no imaginário popular. “Eu tenho um pé atrás com esses que são de ficção. A família sabe muito pouco, aí ela vai e assiste The Good Doctor. The Good Doctor não existe. Nunca vai existir. Pelo menos com os tratamentos que a gente tem hoje. Mas tem outros que dá para assistir. Are you us, Amor no espectro.”
Sobre as pessoas que desconfiam que alguma criança ou pessoa adulta tenha autismo, seja da própria família ou não, Marli deixa uma mensagem: “Sempre que se depararem com essa situação, não só dentro do círculo familiar mas ao redor, não deixem as famílias esperando. Eu fico muito sentida que as pessoas que viram que o meu menino tinha necessidade não me falaram. Talvez por sentimento de perder a amizade, perder cliente. Gente, vocês estão salvando vidas quando chamam atenção das famílias. Não deu certo, o recado não chegou como queria, não tem problema, um dia a gente espera que surta o efeito positivo, não deixem de falar, alertem. […] E para as famílias, não desistam dos seus filhos. Eles não pediram para vir, nós colocamos eles no mundo. Então, são nossa responsabilidade.”
A aposentadoria PodSer descomplicada
PodSer que você tenha dúvidas sobre o Censo do Judiciário; vamos esclarecer?
PodSer necessário ouvir “uma conversa sobre comunicação e o serviço público”
“PodSer” que você sempre fique doente no outono; saiba o porquê
PodSer
O PodSer tem periodicidade mensal e esse oitavo episódio é uma edição do mês de agosto. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.
Acessos: 1799
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju