PodSer que você nunca tenha ouvido falar sobre o autismo dessa forma

“Tudo pela causa”, diz Marli Gazzoni, uma servidora aposentada e mãe do Pedro de 11 anos, que há cinco tem o diagnóstico.

O PodSer pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.
No oitavo episódio do nosso podcast do servidor, o PodSer, conversamos com a servidora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, Marli Gazzoni, mãe atípica, que nos contou sobre o diagnóstico tardio do seu filho Pedro, de 11 anos.

Em 2021, Marli, que mora com a família em Nova Prata (RS), falou, em uma matéria publicada no site, sobre a criação do Instituto Círculo TEAmo, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. Ela percebeu que toda a assistência que seu filho recebia só estava disponível na rede particular. “Na rede pública os recursos são mais escassos e não há atendimento específico para o indivíduo com autismo que, a partir de uma avaliação individual, passa a ter um programa montado para si.”

Durante o bate-papo no PodSer, Marli falou ainda sobre a integração da pessoa com autismo na sociedade nos diversos ambientes sociais e nas várias fases da vida, como adolescência e fase adulta. Além disso, comentou sobre a visão restritiva que as ficções de filmes e séries podem causar no imaginário popular. “Eu tenho um pé atrás com esses que são de ficção. A família sabe muito pouco, aí ela vai e assiste The Good Doctor. The Good Doctor não existe. Nunca vai existir. Pelo menos com os tratamentos que a gente tem hoje. Mas tem outros que dá para assistir. Are you us, Amor no espectro.”

Sobre as pessoas que desconfiam que alguma criança ou pessoa adulta tenha autismo, seja da própria família ou não, Marli deixa uma mensagem: “Sempre que se depararem com essa situação, não só dentro do círculo familiar mas ao redor, não deixem as famílias esperando. Eu fico muito sentida que as pessoas que viram que o meu menino tinha necessidade não me falaram. Talvez por sentimento de perder a amizade, perder cliente. Gente, vocês estão salvando vidas quando chamam atenção das famílias. Não deu certo, o recado não chegou como queria, não tem problema, um dia a gente espera que surta o efeito positivo, não deixem de falar, alertem. […] E para as famílias, não desistam dos seus filhos. Eles não pediram para vir, nós colocamos eles no mundo. Então, são nossa responsabilidade.”


Leia também

A aposentadoria PodSer descomplicada
PodSer que você tenha dúvidas sobre o Censo do Judiciário; vamos esclarecer?
PodSer necessário ouvir “uma conversa sobre comunicação e o serviço público”
“PodSer” que você sempre fique doente no outono; saiba o porquê


O oitavo episódio do PodSer tem a apresentação de Leandra Ribeiro, jornalista da ANAJUSTRA Federal, também mãe atípica, e tem duração de aproximadamente uma hora. Ele pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O PodSer tem periodicidade mensal e esse oitavo episódio é uma edição do mês de agosto. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

Acessos: 1872

Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Em setembro, conhecemos a homenagem compartilhada por Filipe Sampaio Canito, do TRT7, ao amigo Fellyppe Carlos Santos de Lima.

A fotografia, que reúne pessoas queridas ao redor de Fellyppe, representa uma amizade que começou no trabalho e permanece eternizada no coração de todos que conviveram com ele.

Uma história de afeto e saudade que mostra como algumas amizades permanecem conosco, onde quer que estejamos.
8 0
Chegou o dia do sorteio do Mês dos Pais da ANAJUSTRA Federal 🎉💙

Assista ao vídeo e conheça os 36 ganhadores dos prêmios 🎥 ou, se preferir, acesse anajustrafederal.org.br e confira a relação com os nomes.

A ação integra as iniciativas da ANAJUSTRA Federal voltadas à valorização dos associados e, neste mês, marcou a celebração do Dia dos Pais. Em maio, a entidade também realizou uma ação semelhante, com a distribuição de 36 presentes entre as associadas mulheres, em comemoração ao Dia das Mães.

Parabéns aos ganhadores!
21 6