ANAJUSTRA Federal vai sortear 36 prêmios
Alexa, Kindle, fones JBL e kits serão sorteados entre associados adimplentes.

No oitavo episódio do nosso podcast do servidor, o PodSer, conversamos com a servidora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, Marli Gazzoni, mãe atípica, que nos contou sobre o diagnóstico tardio do seu filho Pedro, de 11 anos.
Em 2021, Marli, que mora com a família em Nova Prata (RS), falou, em uma matéria publicada no site, sobre a criação do Instituto Círculo TEAmo, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. Ela percebeu que toda a assistência que seu filho recebia só estava disponível na rede particular. “Na rede pública os recursos são mais escassos e não há atendimento específico para o indivíduo com autismo que, a partir de uma avaliação individual, passa a ter um programa montado para si.”
Durante o bate-papo no PodSer, Marli falou ainda sobre a integração da pessoa com autismo na sociedade nos diversos ambientes sociais e nas várias fases da vida, como adolescência e fase adulta. Além disso, comentou sobre a visão restritiva que as ficções de filmes e séries podem causar no imaginário popular. “Eu tenho um pé atrás com esses que são de ficção. A família sabe muito pouco, aí ela vai e assiste The Good Doctor. The Good Doctor não existe. Nunca vai existir. Pelo menos com os tratamentos que a gente tem hoje. Mas tem outros que dá para assistir. Are you us, Amor no espectro.”
Sobre as pessoas que desconfiam que alguma criança ou pessoa adulta tenha autismo, seja da própria família ou não, Marli deixa uma mensagem: “Sempre que se depararem com essa situação, não só dentro do círculo familiar mas ao redor, não deixem as famílias esperando. Eu fico muito sentida que as pessoas que viram que o meu menino tinha necessidade não me falaram. Talvez por sentimento de perder a amizade, perder cliente. Gente, vocês estão salvando vidas quando chamam atenção das famílias. Não deu certo, o recado não chegou como queria, não tem problema, um dia a gente espera que surta o efeito positivo, não deixem de falar, alertem. […] E para as famílias, não desistam dos seus filhos. Eles não pediram para vir, nós colocamos eles no mundo. Então, são nossa responsabilidade.”
A aposentadoria PodSer descomplicada
PodSer que você tenha dúvidas sobre o Censo do Judiciário; vamos esclarecer?
PodSer necessário ouvir “uma conversa sobre comunicação e o serviço público”
“PodSer” que você sempre fique doente no outono; saiba o porquê
PodSer
O PodSer tem periodicidade mensal e esse oitavo episódio é uma edição do mês de agosto. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.
Acessos: 1853
📖 E se a uma página do calendário fosse a sua?
O Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 vai reunir histórias de servidores que encontraram no movimento uma forma de transformar a rotina, cuidar da saúde, descobrir novos hobbies e viver com mais qualidade.
Agora é a sua vez.
📸 Envie uma foto e conte como essa atividade faz parte da sua vida.
Sua história pode inspirar colegas de todo o país e fazer parte do próximo calendário da ANAJUSTRA Federal.
⏳ As inscrições estão nos últimos dias. Não deixe para depois!
💊 Você pode estar pagando mais caro sem precisar.
Associados da ANAJUSTRA Federal contam com até 60% de desconto em medicamentos nas farmácias Drogasil e Raia.
@drogasiloficial @raiaoficial
O benefício é simples de usar: basta informar o CPF no atendimento ou ativá-lo pelo aplicativo ou site das redes.
Na hora de comprar, vale a pena conferir. Um desconto recorrente faz diferença no orçamento ao longo do ano.
👉 Assista ao vídeo e descubra como aproveitar esse benefício.
#anajustrafederal #clubedevantagens #drogasil
Por que costumamos adiar decisões sobre previdência e proteção financeira?
O professor Jurandir Sell Macedo, doutor em Finanças Comportamentais, vai responder essa e outras perguntas sobre o futuro financeiro dos servidores.
Neste vídeo, ele te convida a participar do encontro que também terá a presença do Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, que falará as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219.
É na quinta, 6 de agosto, às 19h.
Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram
☯️ Nem todo movimento precisa ser acelerado.
Para Adrienne Ramos Garcia (TRT7), o Tai Chi Chuan é um compromisso diário com a saúde, o equilíbrio e a qualidade de vida.
Todos os dias, às cinco da manhã, ela reserva um tempo para cuidar do corpo e da mente. O resultado? Mais disposição, concentração, serenidade e energia para enfrentar a rotina.
Histórias como a dela mostram que cada atividade física tem um jeito único de transformar vidas.
💙 E a sua? Ela também pode inspirar outros servidores.
📅 Participe do Calendário 2027 até 7/8.
O Congresso Nacional retomou os trabalhos, mas o calendário eleitoral já começa a influenciar o ritmo das votações.
O que isso significa para as pautas de interesse dos servidores públicos? Quais temas têm mais chances de avançar neste segundo semestre?
Na coluna De Olho em Brasília, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, analisa o cenário político e explica como esse contexto pode impactar a agenda legislativa nos próximos meses.
Acesse o conteúdo completo em anajustrafederal.org.br
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Em agosto, conhecemos a história do grupo Sete Estrelas, compartilhada por Marley Aparecida de Souza Almeida, do TRT-2.
Formado por sete amigos que celebram 25 anos de parceria, o grupo encontrou na estrela de sete pontas um símbolo para representar valores como prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e amor.
Uma história que mostra como os laços construídos no serviço público podem atravessar o tempo e permanecer por toda a vida.