PodSer que você tenha dúvidas sobre o Censo do Judiciário; vamos esclarecer?

No quinto episódio, o Podcast do Servidor conversou com a diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, Gabriela Soares.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, Gabriela Soares
O PodSer, o podcast do servidor, teve a oportunidade de conversar com a diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gabriela Soares, sobre o 2º Censo do Poder Judiciário.

O quinto episódio do PodSer pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

Durante a conversa, foram discutidos vários aspectos importantes relacionados à nova pesquisa. Um dos pontos destacados foi o intervalo entre as duas edições e a preparação para a segunda, que aconteceu em torno de 45 dias. Segundo Gabriela Soares, a equipe do DPJ trabalhou na definição de novos indicadores e ajustes no questionário.

“Quem são essas 288 mil pessoas que trabalham no Poder Judiciário? É um número bastante expressivo que a gente pouco conhece ainda. Tem mais pesquisas voltadas aos juízes e poucas voltadas aos servidores. Então a gente precisa conhecer um pouco melhor o perfil do nosso servidor”, disse Gabriela.

O principal objetivo do Censo de 2023 é atualizar as informações sobre o quadro funcional do Poder Judiciário brasileiro e identificar o perfil sociodemográfico. Segundo Gabriela, a pesquisa permitirá conhecer melhor os servidores, as suas necessidades e expectativas em relação ao trabalho, além de fornecer dados importantes para a formulação de políticas públicas para o setor.

Quanto às mudanças mais significativas para o Judiciário e para o quadro funcional nos últimos 10 anos, a diretora citou a implementação do teletrabalho. Ela destacou que essa modalidade se tornou uma realidade para muitos servidores durante a pandemia e ainda faltam dados a respeito. “As pessoas preferem trabalhar de que forma? Rendem melhor de que forma? Como está funcionando hoje: é híbrido? É remoto?”

A entrevistada também mencionou que esta edição do Censo traz alguns temas mais sensíveis, como assédio moral e violência ao público feminino no ambiente de trabalho, saúde mental dos servidores e o impacto da pandemia sobre o trabalho no Judiciário. Esses são assuntos que demandam atenção especial e que, segundo ela, em pesquisas mais específicas, são difíceis captar ou analisar, por isso a importância de serem tratadas no Censo.

Os servidores e as servidoras de todos os tribunais e conselhos de Justiça do país têm até o próximo dia 17 de maio para responderem ao questionário eletrônico. A previsão do DPJ é apresentar os resultados do Censo no mês de setembro de 2023 por meio de um relatório de diagnóstico, com seleção dos dados de maior destaque.

PodSer

O PodSer tem periodicidade mensal e este é o seu quinto episódio. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

Ele pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

Lançado em março, o PodSer já conta com quatro episódios de temas variados. A estreia foi com o tema “declaração do imposto de renda 2023”, com o consultor financeiro da associação, José Carlos Dorte. No segundo episódio, uma edição extra do nosso podcast, ainda no mês de março, entrevistamos a médica infectologista Daniela Barros sobre a relação entre o outono e as doenças respiratórias. E em abril, no dia 9/4, no terceiro episódio, a diretora de comunicação do TRT2, Aline Castro, foi a nossa convidada para falar sobre comunicação organizacional, serviço público e o seu podcast próprio “Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência”. E ainda no mês de abril, a servidora Consuelo Pagani contou como se refez na aposentadoria.

Acessos: 912

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
13 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
26 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0