Institucional

Transformar a mecanicidade do servir em propósito é um desafio, afirma filósofo

27/10/2022 13:00 | Fonte: Assessoria

Em live, professor João Paulo Martins lança um olhar filosófico sobre os desafios do servidor público

Propósito, auto responsabilidade e senso de perfeição foram alguns dos pontos abordados pelo filósofo João Paulo Martins na live | Foto: Anajustra Federal
A+ A-

Número de acessos:

Qual a finalidade do que estou fazendo? Como isso vai contribuir com o cidadão? Essas foram algumas das reflexões abordadas na live “Desafios do servir: um olhar filosófico”, conduzida pelo filósofo João Paulo Martins. O evento, que ocorreu na última quarta-feira, 26/10, integra as ações comemorativas ao Dia do Servidor promovidas pela ANAJUSTRA Federal e foi transmitido pelo Instagram e YouTube da entidade. 

“O serviço faz parte da nossa vida como um todo. Nós não só servimos no nosso trabalho e profissão, nós também servimos nas nossas casas junto aos nossos familiares. Então, todo o tipo de atividade que a gente faz, visando o bem do outro, não deixa de ser um serviço. Servir é da própria natureza. O sol e as plantas, sendo o que são, contribuem para outros seres. Ninguém vive exclusivamente para si”, afirmou Martins.

De acordo com o filósofo, entre os desafios do servir está o de encontrar um propósito. “É um desafio transformar a mecanicidade em propósito. O que temos de buscar em relação ao propósito é um sentido naquilo que fazemos. Para o servidor que está na sua profissão exercendo suas atribuições é sempre importante refletir ‘qual a finalidade do que estou fazendo?’, ‘Como isso vai contribuir com o cidadão?’”.

Outro ponto importante citado pelo filósofo é ter visão ampla e global. Por mais simples que seja a atividade desempenhada, ter uma compreensão macro é essencial para o resultado final. “Deve-se questionar ‘qual a relação da minha atividade com a finalidade institucional do meu órgão?’", instiga.

Segundo Martins, também é preciso evitar a procrastinação ao manter um ritmo constante no desempenho das atividades, dentro do que é possível realizar sem dependência de outros.  “O ritmo é uma lei da vida, é importante a gente cultivar tudo aquilo que a gente quer que desenvolva.E isso está relacionado ao ritmo, do ponto de vista filosófico”, disse. 

O filósofo ressaltou, ainda, que é muito importante e típico da natureza filosófica manter a busca contínua pelo conhecimento. “Sócrates foi considerado o filósofo mais sábio da Grécia na época em que viveu porque ele chegou a conclusão que só sabia que nada sabia. E a filosofia parte desse princípios que a vida está repleta de aprendizados que nós devemos conquistar. Neste momento eu me abro ao conhecimento, ao aprendizado e vamos nos tornando melhores a cada dia”, refletiu. 

Ao longo da live, Martins abordou diversos outros  itens apontados por ele como desafios diários do servir como ter auto responsabilidade, senso de perfeição, perseverança e renovar a motivação.  

“Na vida só perdura aquilo que a gente renova. Quando chega numa situação de rompimento, seja na esfera profissional ou pessoal, é porque a gente deixou a situação chegar em um estresse tão grande que o rompimento foi inevitável, foi a gota d’água. E a renovação nos ajuda a estar sempre esvaziando esse copo para que possamos conseguir viver bem”.

Perdeu a live? Você pode assisti-la no canal da ANAJUSTRA Federal no Youtube


 

Número de acessos: