
Novas regras da previdência e benefícios financeiros da Funpresp-Jud
Amarildo Vieira participa de transmissão ao vivo na próxima terça, 10.
A reabertura do prazo para adesão à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp) foi tema de reportagem na TV Senado e contou com a participação do secretário-geral da ANAJUSTRA Federal, Alexandre Seixas Saes, entre os entrevistados.
Servidores federais que ingressaram no serviço público antes de 2013 têm até o dia 30 de novembro para aderir ao regime de previdência complementar. O novo prazo foi estabelecido em uma medida provisória (MP 1.119/2022), publicada pelo governo federal na última quinta-feira, 26/5, no Diário Oficial da União (DOU). Além disso, o texto atualiza o cálculo do benefício especial.
O dirigente garantiu que, a princípio, a MP traz benefícios para os servidores do Poder Judiciário da União, mas o texto ainda está sendo estudado pela entidade para que os servidores possam fazer a melhor escolha.
Saes também destacou o empenho da entidade no sentido de apresentar emendas à proposta no Congresso Nacional para trazer mais vantagens para a categoria.
Assista ao vídeo
Sobre a MP
A MP tem o objetivo de abrandar os ânimos dos servidores que têm pressionado o governo por recomposição salarial nos últimos meses. A maioria das categorias pede aumento em torno de 20% para compensar o congelamento dos últimos anos durante a pandemia.
O texto garante benefícios especiais para os novos optantes, mas com critérios adaptados à realidade dos servidores que não haviam optado pelo regime e que agora contam com tempo de contribuição maior. A MP também define a não incidência de contribuição previdenciária sobre o benefício especial. Além disso, a mudança de regime deve permitir ao servidor uma redução no desconto pago para a Previdência, pois o regime da União seria mais barato.
Adesão
As novas adesões serão feitas de forma irrevogável e irretratável, ou seja, não é permitido o retorno ao regime próprio de previdência. Se optar pela migração, o servidor passa a pagar duas contribuições, uma delas sujeita ao teto do INSS e outra à Funpresp.
A Funpresp foi criada para complementar a aposentadoria dos servidores que entraram na administração pública após 2013 e que já não tinham mais direito à integralidade e à paridade dos proventos. Cada Poder tem seu próprio fundo: Funpresp-Jud, Funpresp-Exe e Funpresp-Leg.
Mudanças
A MP muda as regras de cálculo do benefício especial, uma compensação paga pela União aos servidores que migraram do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC).
Para eliminar divergências jurídicas, o texto deixa claro que o benefício especial não está sujeito à incidência de contribuição previdenciária; está sujeito à incidência de imposto sobre a renda e importa ato jurídico perfeito, ou seja, aquele que já se consumou de acordo com a lei vigente, não podendo ser modificado por lei posterior.
A proposta recém-editada ainda muda a natureza da Funpresp, que era estruturada na forma de fundação de natureza pública, com personalidade jurídica de direito privado, e passa a adotar apenas a forma de fundação com personalidade jurídica de direito privado.
Acessos: 4740
Já anotou na agenda? A segunda live da parceria entre a ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud acontece na próxima terça-feira, 10/6, ao vivo, às 19h, pelo Instagram e Youtube da associação.
Na transmissão, o diretor-presidente da Fundação, Amarildo Vieira de Oliveira, vai falar do cenário previdenciário para servidores e como aproveitar as vantagens oferecidas pela Funpresp-Jud.
É a ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud unindo forças para levar informação de qualidade aos servidores do Judiciário Federal!!!
#previdencia #servidores #funprespjud
Atenção! A vacina contra a Influenza 2 e H1N1já está LIBERADA para todas as pessoas com mais de seis meses de idade na rede pública de todo o Brasil. Além disso, alguns planos de saúde cobrem a aplicação dos imunizantes.
É muito importante que você tome a vacina e também garanta a proteção de toda sua família, pois alguns casos de gripe matam, ou causam síndromes respiratórias graves.
📍 Onde se vacinar? Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família da sua cidade, em clínicas particulares de vacinação. Consulte seu plano para conferir a cobertura.
#vacina #proteção #influenza #h1n1
Mudanças nos cálculos da aposentadoria por incapacidade permanente e pensão por morte. O diretor-presidente da Fundação, Amarildo Vieira de Oliveira, vai falar sobre tudo isso e muito mais na segunda live da parceria com a ANAJUSTRA Federal.
A transmissão acontece na próxima terça-feira, 10/6, ao vivo, às 19h, pelo Instagram e Youtube da associação.
Essa é sua oportunidade para entender as mudanças no cenário previdenciário e como aproveitar as vantagens oferecidas pela Fundação.
#anajustrafederal #funprespjud #servidordojudiciariofederal
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO
Você sabia que a parceria entre a ANAJUSTRA Federal e a SIS Swiss International School oferece 5% de desconto na anuidade?
É isso mesmo: associados garantem condições especiais para oferecer aos filhos uma formação bilíngue, com excelência acadêmica e ambiente internacional.
✅ Ensino bilíngue (português e inglês)
✅ Metodologia moderna e multicultural
💡 O benefício é válido para associados e dependentes diretos. Aproveite!
📲 Saiba mais em https://anajustrabeneficios.com.br/
⠀
#anajustrafederal #benefícioexclusivo #parceriaseducacionais #sis #educaçãobilíngue #descontoemparceria #servidorpúblico #vidajudiciária
🎧 Já conhece o PodSer, o podcast do servidor?
Por aqui, a gente fala de tudo um pouco: histórias inspiradoras, bastidores do Judiciário, saúde mental, cultura, carreira e muito mais.
📍Já são 17 episódios disponíveis no Spotify, prontos pra te acompanhar no trânsito, na caminhada ou no café da manhã.
Vai lá dar o play e conta pra gente: qual tema você quer ouvir nos próximos episódios?
#podser #podcastdoservidor #anajustrafederal #anajustra #servidores #judiciáriofederal #podcastnacional
✨ Mudança à vista? Seja de cidade ou de função no Judiciário Federal, a gente te dá uma mãozinha!
A cada quinze dias, atualizamos o mural com novos nomes de quem também está em busca de novos ares. Pode ser o match que faltava pra sua movimentação acontecer. 💼💫
➡️ Deslize e descubra as possibilidades desta quinzena!
📌 Qualquer servidor pode entrar no mural, associado ou não. Mas só quem é associado recebe alertas de compatibilidade direto no e-mail — agilizando a busca!
💬 Comente “Permuta” e receba o link com todos os cadastros atualizados.
#anajustrafederal #anajustra #servidores #permuta #redistribuição