
Amizades aumentam bem-estar e produtividade no trabalho, revela pesquisa
Celebre a amizade que o Judiciário te deu.
Em dezembro, a ANAJUSTRA Federal, em uma atitude precursora, encaminhou ofício ao Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para apresentar sugestões e propostas, objetivando a valorização dos servidores do Poder Judiciário Federal.
Dando continuidade a esse trabalho de defesa intransigente dos associados, a ANAJUSTRA Federal encaminhou, nesta sexta-feira, 14/1, aos presidentes dos Tribunais Superiores e Conselhos (STF, STJ, TST, TSE, STM, CNJ, CSJT e CJF), além do TJDF, ofício requerendo a esses órgãos a justa garantia de uma condizente recomposição salarial. Solicitou, complementarmente, audiência com cada um dos presidentes dos órgãos e conselhos respectivos, que têm a competência e autorização constitucional para o encaminhamento do projeto de lei para a indispensável melhoria da carreira.
No primeiro ofício sobre o reajuste, remetido em dezembro do ano passado, ao conselheiro Luiz Fernando Bandeira Mello Filho, coordenador do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi solicitada a inclusão da ANAJUSTRA Federal como integrante desse Fórum.
Mais trabalho, perdas e insuficiência salarial
No ofício endereçado aos presidentes dos Tribunais Superiores e Conselhos, a entidade destacou, em consonância com o que já tinha realizado no CNJ, que “a remuneração do cargo efetivo, vigente, é insuficiente à sobrevivência do servidor”. Salientou também que a retirada de direitos, a exemplo da incorporação de quintos, quinquênios e licença prêmio, a contínua majoração das alíquotas previdenciárias, a ausência de revisão linear para recompor a inflação e o lapso temporal que decorre desde o último plano de carreira dos servidores (de mais de cinco anos), estão levando ao esvaziamento do quadro funcional do Judiciário.
Dados do relatório Justiça em Números, do CNJ, revelam a redução de 28 mil servidores no período entre 2012, ano base 2011, e 2021, sem recomposição, dentro da carreira do servidor do Poder Judiciário da União. Ainda assim, “o total de processos ajuizados, analisados e solucionados, só cresceu nesse período, e todos passam pelas mãos dos servidores, auxiliares do juízo”, afirmou a entidade no documento.
Além disso, como noticiado recentemente, o Congresso Nacional destinou, no orçamento de 2022, R$ 1,8 bilhão para reajuste salarial a integrantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional e de carreiras do Ministério da Justiça.
“Esses servidores, mesmo sendo uma categoria já privilegiada do serviço público federal, com uma remuneração diferenciada e com regras mais amenas para aposentadoria, foram beneficiados em detrimento das demais carreiras”, lembrou a entidade, ressaltando que a mesma lei orçamentária promoveu uma previsão de R$ 4,9 bilhões para o fundo eleitoral, montante extremamente significativo.
Diante disto, e da difícil realidade da categoria, a ANAJUSTRA Federal pontuou ser “premente a necessidade do encaminhamento de um Projeto de Lei ao Poder Legislativo, para contemplar a carreira dos servidores do Poder Judiciário, pelo menos com a perda inflacionária do período”.
Brecha orçamentária
Para o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, é possível aprovar um projeto de reajuste da categoria em 2022 mesmo sem previsão orçamentária. “Isso já aconteceu no passado e, em ano eleitoral, as chances de se conseguir uma brecha orçamentária aumentam”, afirmou.
O último reajuste da categoria foi aprovado em 2016, de forma escalonada, em oito parcelas, de janeiro de 2016 a julho de 2019. Conforme a justificativa do STF, autor do projeto, o reajuste visava repor perdas inflacionárias e solucionar a defasagem existente em relação a outras carreiras públicas. O Supremo também apontou que a remuneração do final da carreira de analista judiciário não chega ao valor inicial de carreiras semelhantes no Legislativo e no Executivo, defasagem que estaria induzindo uma alta rotatividade no âmbito do Judiciário, comprometendo a celeridade e a qualidade da prestação jurisdicional.
O último plano de cargos e salários da categoria é de 2006.
Acessos: 6
“Hoje, não celebramos um “Dia do Amigo”. Celebramos o amigo em todos os dias — aquele que, mesmo distante, se faz presente com um gesto, uma lembrança, uma escuta, um silêncio.
Por isso, se você está lendo esta mensagem, abrace o amigo que está ao seu lado. E sinta-se, por nós, profundamente abraçado.
Porque amizade verdadeira é essa comunhão silenciosa e sagrada entre corações que se reconhecem — e seguem juntos, mesmo quando cada um caminha por trilhas distintas.”
💙 Este é um trecho do belíssimo texto “A Amizade que Sustenta a Alma” da nossa diretora Glauce de Oliveira Barros
👩🏽⚖️👨🏻💻Seu melhor amigo veio do trabalho? Participe do nosso CALENDÁRIO 2026! Até 8/8, envie uma foto e conte sua história de amizade feita no Judiciário. Ela pode estar no Calendário mais querido do Judiciário Federal!
👉 Comente “Amizade” para receber o link.
#anajustrafederal #diadoamigo #amizade #pju #servidorpúblicofederal
SAÚDE E BEM-ESTAR | CLUBE DE VANTAGENS
Em Belo Horizonte, associados da ANAJUSTRA Federal têm 15% de desconto nas mensalidades de Pilates no GS Pilates Studio Fit. E o benefício também vale para os dependentes! 🧘♀️💪
No GS, você encontra um ambiente acolhedor e aulas voltadas ao fortalecimento, à postura e ao equilíbrio físico e emocional.
Que tal cuidar da saúde em família?
📍 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br
#pilates #qualidadedevida #bemestar #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
⚖️💙 O Judiciário é feito de pessoas e algumas delas se tornam muito mais do que colegas de trabalho.
O Calendário ANAJUSTRA Federal 2026 chegou para celebrar essas amizades que floresceram no dia a dia da Justiça! 🌟
Recebemos histórias incríveis de conexões verdadeiras e agora você confere quem já faz parte dessa edição tão especial.
📸 Quer participar também? Ainda dá tempo! Envie sua foto com seu amigo(a) e um relato curtinho no site da ANAJUSTRA até 8/8/2025.
#ANAJUSTRAFederal #Calendário2026 #AmizadesQueMarcam
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO
🎒📚 Parceria de valor para o futuro do seu filho!
A ANAJUSTRA Federal é parceria da Maple Bear Sagrada Família, em Belo Horizonte. A unidade é parte da maior rede de escolas bilíngues do mundo, com metodologia canadense e imersão em inglês desde a primeira infância.
Filhos de associados têm 10% de desconto nas mensalidades e acesso a uma educação de excelência, com estrutura acolhedora, segura e voltada ao desenvolvimento integral das crianças.
🌐 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br
#educacao #bilinguismo #maplebear #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
📚 Pensando em trocar a escola do seu filho?
Sabemos que essa escolha envolve muitos fatores e queremos te ajudar nessa decisão tão importante! 💡
Confira 3 pontos que fazem toda a diferença na hora de escolher uma nova escola:
✅ Proposta pedagógica alinhada com os seus valores
✅ Estrutura e localização que se encaixam na rotina
✅ Custo-benefício exclusivo para associados da ANAJUSTRA Federal
E o melhor: são mais de 500 instituições conveniadas em todo o país com descontos especiais! 💰🎓
👉 Arraste para saber mais!
#ClubeDeVantagens #Educação #EscolhaCerta #DescontosExclusivos #ANAJUSTRAFederal
🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?
A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?
✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente
Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!
#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico