Institucional

Calendário 2022: conheça quais as participações mais votadas

22/10/2021 16:48 | Fonte: Da assessoria

Cultura e Arte no Judiciário foi o tema escolhido para trazer leveza e inspiração todos os meses de 2022 aos associados da ANAJUSTRA Federal.

Confira os associados que irão ilustrar os meses de 2022. | Foto: ANAJUSTRA Federal.
A+ A-

Motivados pela necessidade de ter um ano com mais leveza, menos tensão e mais refresco para a mente e para o olhar, a ANAJUSTRA Federal lançou a campanha do Calendário institucional 2022 com o tema “Cultura e Arte no Judiciário”.

Ao todo, 85 participações válidas foram recebidas e estiveram abertas para votação do público em geral entre os dias 4 e 22 de outubro. Músicos, poetas, artistas plásticos, escritores, cantores, dentre outros tipos de artistas, mostraram como a cultura e a arte foram (e são) abrigo em tempos tão difíceis como os anos de 2020 e 2021, de crise sanitária mundial.

Em meio aos desafios da vida pessoal e profissional, a cultura e suas diversas formas de expressão e manifestação tornaram-se, mais do nunca, primordiais para (sobre)vivermos.

Agora, 12 servidores associados do Poder Judiciário Federal nos presentearão com suas obras e seu olhar em 2022, que promete ser de muita esperança para todos nós.

Confira quem são eles e qual participação enviaram:

Beatriz Ferreira Corrêa da Silva, TRT9
Pintura em óleo sobre tela, tamanho 60x80 cm. Título da obra: Facetas de Isadora. A autora revela seu universo feminino, sobreposto por figuras geométricas que caracterizam a contemporaneidade de sua obra. Nome artístico: Bia Ferreira.

Flavia Cortes Silva, TRT5
Sou de Salvador/BA e me orgulho de ser Servidora Pública como foi o poeta Drummond. Escrevo há quase 30 anos, mas só há pouco descobri o poder da minha voz, passei a investir em cursos e encarar editais, para publicar poemas e conto em coletâneas. O lucro das minhas vendas destinei para projetos beneficentes. A imagem maior é na inauguração do Espaço Cultural do TRT5 (2013), quando interpretei "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector. As menores são os três primeiros livros dos quais participei. Integro a Cia Subversiva de Dizedores de Versos (2007) e o Coletivo Nua Palavra (2020).

Raquel Loiola Cavalcante, TST
A foto é o registro do que eu mais gosto de fazer, o Crochê. Aqui foi investido tempo, criatividade e principalmente muito amor por aquilo que faço. Desde criança sempre fui muito curiosa e interessada por trabalhos manuais, e foi olhando a minha avó que aprendi sozinha aos meus 10 anos. Cada artesanato tem uma história, e essa foi a primeira manta de bebê para doação de um projeto que sou voluntária. Quando o meu trabalho toca o coração de alguém, faz tudo valer a pena. Paz, amor e crochê!

Edileusa Chagas de Oliveira, TRT18
Faço parte do Coral Labor em Canto, que faz apresentações musicais em aberturas de eventos no TRT de Goiás. Nossos encontros semanais são muito prazerosos. Era ainda mais quando nos reuníamos presencialmente, antes da pandemia. Este coral existe há 12 anos e participo dele há 7 anos. De março de 2020 para cá, estamos fazendo ensaios por meio de videoconferência. E o resultado disso está sendo registrado, cada um grava a música na sua casa, e o maestro reúne todas as vozes em um único vídeo para publicar o nosso trabalho nas redes sociais. Cantar faz bem e me traz uma imensa alegria!

Antônio Manoel da Silva, TRT12
Antônio Manoel da Silva, o Biéli, é servidor aposentado do TRT da 12ª Região. É autor e compositor do Hino da Academia de Letras de Palhoça, do Hino do Município de São Bonifácio/SC e do Hino do Município de Garopaba/SC, os dois últimos vencidos por meio de concurso; Escreveu cinco livros: 1999 "Rochão e a Fada da Rocha, 2010 Furadinho - Fragmentos de sua história, 2012 O Azarado Tiberinho e Outros Contos, 2020 O Bicho Vai Pegar, o 5º livro, intitulado Pasquins, já está no prelo e deverá ser publicado em outubro de 2021. É Membro Titular da Academia de Letras de Palhoça, ocupando a Cadeira 17

Leila Camargo Botelho Lourenço, TRT15
Tocando a música "A paz - Gilberto Gil" para a abertura do Curso de formação de mediadores da EJUD - 15" no saxofone alto, num final da tarde no mirante de Itanhaém.

Giovanna Pena De Paula Santos, TRT23
Amo ser servidora pública! É o meu ofício, que desempenho com muito carinho! O meu hobby é a cozinha! Sou apaixonada pela ARTE de cozinhar, razão pela qual decidi estudar gastronomia! Em 2021 escolhi dividir a minha paixão pela cozinha, criando um canal de receitas e dicas (como um livro de receitas digital). Assim nasceu o canal do Empório Giovanna Pena. Um sonho antigo para um projeto futuro!!

Marisa Justina Arosio, TRT9
Transformo os registros fotográficos das vivências na natureza (viagens realizadas no Brasil) em inspirações para o projeto literário iniciado a partir de março/2020. Já aposentada do serviço público, a pandemia trouxe mais introspecção e possibilidade de expressão criativa. Na foto enviada agrego à imagem de um momento inesquecível vivenciado na Amazônia o alerta da premência de preservação da floresta de maior biodiversidade do planeta e de respeito às comunidades indígenas e quilombolas. Penso que as escolhas de consumo no presente também afetam o futuro da Amazônia.

Celso Gois Almeida, TRT7
O soneto de minha autoria foi originado do desejo de homenagear um amigo transferido para o plano superior.

Eliane Araújo Estuqui, TST
A paixão pelo artesanato já vem desde a infância, sempre querendo inventar. Porém, as bonecas de pano, sempre foram as minhas favoritas, feitas com sobras de retalhos das costuras de minha mãe. A infância passou, novos caminhos vieram, mas o artesanato nunca foi esquecido. Após minha aposentadoria em 2019 resolvi me dedicar às bonecas de pano, não apenas pela paixão, mas por querer resgatar para as crianças esse mundo infantil que se perdeu um pouco com o passar dos anos. Mergulhei em um mundo mágico e encantador, estou amando e muito feliz!

Yasca Carvalho Brandão Lima, TRT3
Criei há 4 meses um canal no YouTube (Yasca Carvalho) onde exponho os meus vídeos executando músicas no piano. Posto músicas clássicas e também populares, que muitas vezes, eu tiro de ouvido e faço os arranjos. Fiz na adolescência o Conservatório Brasileiro de Música e agora na Pandemia, tenho me dedicado mais aos estudos. Tenho uma excelente professora de piano que está me dando muita força e segurança para executar os meus trabalhos. Está fazendo um ano que retornei aos meus estudos com força total e está dando bons resultados. Essa é a minha história. Espero que gostem!!!

Luciana De Fatima Silva Serpeloni, TRT9
Tenho o piano como hobby. Iniciei o estudo do piano aos 7 anos de idade e me apaixonei por esse instrumento musical. A fotografia enviada foi tirada quando me apresentei na sessão da minha formatura no Dale Carnegie Course.

Conheça os trabalhos dos ganhadores e os votos que cada um recebeu