NA JE

Servidor publica cordel sobre conscientização acerca do assédio moral no trabalho

O TRE-BA defendeu o uso da arte como uma ferramenta para obter a atenção das cidadãs e dos cidadãos.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O servidor da 48ª Zona Eleitoral em Juazeiro (BA) João Evódio Silva Cesário compôs o cordel “No TRE, o assédio não tem lugar para ficar”. Publicada em maio, a composição trata sobre assédio moral no local de trabalho e propõe a conscientização sobre esse tipo de prática em qualquer local e a sua erradicação. 

João Evódio Silva Cesário, autor do cordel “No TRE, o assédio não tem lugar para ficar” - 10.09....

Na divulgação do cordel, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) defendeu o uso da arte como uma ferramenta para obter a atenção das cidadãs e dos cidadãos. “A estética e o linguajar da arte, em suas mais diversas modalidades, sempre atraíram os olhares das plateias humanas. Uma vez conquistada a atenção do público, a expressão artística tem a capacidade de estabelecer comunicação, transmitir conteúdos e promover reflexão, transformando, recriando e provocando”, destacou o Regional em mensagem.

Confira o cordel “No TRE, o assédio não tem lugar para ficar”, de João Evódio:

Cordel "No TRE, o assédio não tem lugar para ficar” - 10.09.2024

A serviço da Justiça Eleitoral da Bahia desde 2004, João já prestou homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral, em 2022, com o cordel “Democracia em festa” e compôs o jingle “Mesário voluntário”.

Confira o jingle “Mesário voluntário”: https://www.instagram.com/p/C9LIhdQPXJY.

Processo criativo

Convidado pela Comissão de Assédio Moral do TRE da BA, João Evódio usou a “Cartilha de combate ao assédio moral”, disponibilizada pela comissão ao público interno do órgão, para escrever o cordel. Alguns colegas já conheciam o seu trabalho, e o servidor também sentiu afinidade com o tema por ter vivenciado assédio moral em outro local. 

João ressalta que a iniciativa do TRE da Bahia de promover ações para combater o assédio moral no local de trabalho é “louvável e necessária”, embora seja um tema espinhoso.  

Sobre o autor

João é servidor da Justiça Eleitoral da Bahia há 20 anos e é apaixonado pela literatura e pela escrita. A preferência pelo cordel como forma de expressão artística já resultou em 11 livros. “É um motivo de grande satisfação perceber que a Justiça Eleitoral tem essa abertura e esse acolhimento para expressões artísticas”, afirma João Evódio. 

Acessos: 280

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
18 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
7 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
13 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
15 0