CNJ seleciona laboratoristas de inovação

Os interessados têm até 22 de abril para se inscrever

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

– Luiz Silveira/CNJ

Integrantes de laboratórios de inovação dos tribunais de todo o país, pessoas criativas e dispostas a colaborar na elaboração de uma política pública nacional, são alvo de um convite do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Edital de Chamada para Apresentação de Projetos de Inovação, da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, anuncia a busca por facilitadores para atuarem na padronização dos requisitos necessários para a formação de um cadastro nacional de peritos ambientais.

Acesse o Edital de Chamada para Apresentação de Projetos de Inovação

O objetivo do CNJ é reunir especialistas que contribuam na definição dos requisitos mínimos para a formação de um banco de dados único, com informações sobre os profissionais capazes de atuar em processos judiciais que apuram danos ao meio ambiente. Levantamento feito pelo Conselho indica que os cadastros eletrônicos em uso pelos tribunais brasileiros atualmente adotam critérios e reúnem informações distintas, o que dificulta a adoção de um sistema nacional consolidado, como previsto no artigo 4.º da Resolução CNJ n. 433/2021.

Os interessados têm até 22 de abril para encaminhar a sua inscrição, por meio de e-mail, para agenda2030@cnj.jus.br. Na mensagem, é preciso constar o nome do facilitador; o tribunal, o conselho ou o laboratório de inovação ao qual a pessoa está vinculada; e um breve currículo, com informações resumidas sobre a formação profissional e a experiência de trabalho. Logo que a equipe estiver definida, a comissão permanente reunirá todos os participantes do projeto em uma oficina de trabalho on-line.

Participação

“O chamamento de interessados dá aos laboratoristas a chance de participação ativa na elaboração de uma política pública nacional que trará resultados para toda a população”, destaca a conselheira Daniela Madeira, que preside a Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. “Os profissionais que vierem a integrar o futuro cadastro nacional de peritos atuarão decisivamente para o Poder Judiciário cumprir o papel de intérprete final das normas ambientais, como consta no artigo 255 da Constituição Federal”, afirma a conselheira.

O CNJ, por meio da Resolução n. 233, de 2016, criou o Cadastro de Profissionais e Órgãos Técnicos ou Científicos (CPTEC), cujo objetivo é a formação de banco de dados para subsidiar a escolha de interessados na prestação de serviços de perícia ou de exame técnico nos processos judiciais, conforme o artigo 156 do Código do Processo Civil (CPC). Com a Resolução n. 395, de 2021, o Conselho instituiu a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário, que busca o aprimoramento da atuação dos órgãos judiciários por meio da difusão da cultura da inovação, com a modernização de métodos e técnicas.

Acessos: 787

🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
47 11
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
15 0