Direitos de idosos que você talvez desconheça

Você sabia, por exemplo, que eles têm prioridade no andamento de ações judiciais, na fila da restituição do imposto de renda e que têm direito à pensão alimentícia?

Envelhecer com direitos: o Estatuto da Pessoa Idosa oferece garantias que, para muitos, são ainda desconhecidas.

Envelhecer com direitos: o Estatuto da Pessoa Idosa oferece garantias que, para muitos, são ainda desconhecidas. – ANAJUSTRA Federal

Neste Dia Nacional dos Aposentados, 24 de janeiro, listamos alguns direitos de idosos que vão além de vagas reservadas nos estacionamentos ou da fila preferencial no supermercado.

Você sabia, por exemplo, que eles têm prioridade no andamento de ações judiciais, na fila da restituição do imposto de renda e que têm direito à pensão alimentícia?

O famoso Estatuto da Pessoa Idosa, que estabelece esses direitos, completou 20 anos em 2023, mas uma boa parte da população ainda os desconhece e, enquanto isso, envelhece.

Em 1980, apenas 6% dos brasileiros tinham 60 anos de idade ou mais, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, o índice beira os 15%. Em 2040, os idosos responderão por quase 25% da população nacional.

Imagem: Agência Senado – ANAJUSTRA Federal

5 DIREITOS DE IDOSOS POUCOS CONHECIDOS

Prioridade nos processos judiciais

O idoso que for parte em um processo judicial possui prioridade no andamento da ação, especialmente se tiver mais de 80 anos. A preferência vale também para os processos e procedimentos na administração pública, em empresas prestadoras de serviços públicos e instituições financeiras e ao atendimento junto à Defensoria Pública nos Serviços de Assistência Judiciária.

Esse direito está previsto na lei nº 10.741/03, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa. E, conforme o dispositivo, a prioridade não cessa com a morte do beneficiado, estendendo-se em favor do cônjuge, companheiro ou companheira, com união estável, maior de 60 anos.

Prioridade na restituição do IR

O Estatuto também prevê prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda para quem tem idade igual ou superior a 60 anos, sendo que os contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos são os primeiros da fila.

Pensão alimentícia

O direito à pensão alimentícia para idosos foi uma das novidades da lei nº 10.741/03 e filhos e até netos passaram a poder ser acionados judicialmente para garantir esse direito a pessoas idosas.

Proibição de reajuste em planos de saúde

A lei diz que é vedada a discriminação da pessoa idosa nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade. Na tabela de preços dos convênios médicos deve constar “59 anos ou mais”, sem qualquer outra indicação de idade.

Acompanhante em caso de internação

Ainda no tema “saúde”, o dispositivo traz que o idoso que precisar ser internado ou ficar em observação em instituições de saúde tem assegurado o direito de ter um acompanhante, devendo o órgão proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo critério médico.

Acessos: 37119

💻👟 Estudar, trabalhar, se vestir bem e aproveitar o dia: o nosso Clube de Vantagens está presente em todos esses momentos!

Já imaginou encontrar benefícios para a sua rotina em marcas como The North Face, Dell, Shoestock, Riachuelo e Séculus, além de vantagens para investir na sua formação com a Ebradi?

Da mochila que acompanha você na faculdade ao notebook para os estudos, passando pelas roupas, calçados e acessórios, os convênios da ANAJUSTRA Federal podem fazer parte do seu dia a dia com economia!

💙 Acesse anajustrabeneficios.com.br e descubra como aproveitar!

#clubedevantagens #convenios #descontos
10 1
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud convidam você para a live “O preço de não escolher: Previdência e os custos da inércia”.

Quinta-feira, 12/11
19h
Canal da ANAJUSTRA Federal no YouTube

Nosso convidado, o professor e doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo, vai mostrar como as mudanças demográficas pressionam a previdência pública e por que confiar que tudo continuará como antes é uma estratégia arriscada.

A conversa vai além do dinheiro: envelhecer bem depende de quatro capitais, o financeiro, o físico, o social e o intelectual. Porque o futuro não começa quando deixamos de trabalhar. Ele é construído, ou negligenciado, nas decisões que tomamos hoje.

Digite live nos comentários para receber o link do YouTube
👉 Compartilhe com os colegas do Judiciário Federal.

#ANAJUSTRAFederal #FunprespJud #Previdência #Aposentadoria #ServidorPúblico JudiciárioFederal
19 3
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Em novembro, conhecemos a história compartilhada por Micheline Moraes Aarão, do TRT-17. @trtespiritosanto 

Em 21 anos de Tribunal, Micheline passou por diferentes unidades, acumulou conhecimentos e construiu amizades que pretende levar para toda a vida. De cada lugar, deixou um pouco de si e carregou muito das pessoas que conheceu.

Uma trajetória marcada por laços que atravessam setores, cidades e fases da vida, mas permanecem unidos pelo carinho. 

#novembro #calendario2026 #anajustrafederal
15 0