Tempo médio para baixa de processos cai pela metade em seis anos
A média passou de 194 dias em 2020 para 92 dias em 2025, uma redução de…
A população brasileira tem a oportunidade de manifestar a opinião sobre um tema relevante para os servidores públicos inativos: o fim da contribuição previdenciária incidente sobre as aposentadorias e pensões. Em uma iniciativa do Governo Federal, a enquete aberta na plataforma digital Brasil Participativo busca colher a opinião popular e promover a participação ativa na definição das políticas públicas. A votação segue aberta até 16/7.
A cobrança previdenciária sobre as aposentadorias e pensões dos servidores públicos é um tema que gera discussões acaloradas. Por um lado, há argumentos a favor da manutenção dessa contribuição, alegando a necessidade de equilíbrio financeiro dos regimes previdenciários e a sustentabilidade do sistema. Por outro lado, defensores da revogação da cobrança apontam que os servidores já contribuíram durante sua vida laboral de forma mais elevada que o regime geral do INSS, tornando injusta a continuidade da cobrança após a aposentadoria.
Se a extinção da contribuição previdenciária sobre as aposentadorias de servidores públicos for bem votada na enquete e receber um apoio significativo da população, há a possibilidade de ser incluída no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Para o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, é importante os servidores aproveitarem o espaço.
“Esse tema desperta debates sobre a justiça e a sustentabilidade do sistema previdenciário, refletindo os anseios dos aposentados e pensionistas do país. É importantíssimo acabar com essa cobrança injusta de quem já contribuiu. Ano após ano os aposentados veem o seu minguado salário ser corroído além do impacto que sofrem com ‘reposição salarial’ que, às vezes, não cobre nem a inflação”, avalia.
Acesse o site para participar da votação. Use sua conta Gov.br
PEC 555/2006
A proposta em debate está relacionada à PEC 555/2006, uma Proposta de Emenda à Constituição que visa revogar o artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003. Esse artigo instituiu a cobrança previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados. Caso a PEC 555 seja aprovada, a contribuição previdenciária deixaria de ser exigida sobre as aposentadorias e pensões dos servidores públicos, aliviando o peso financeiro sobre essa parcela da população.
A PEC 555/2006, de autoria do deputado Carlos Mota, surgiu como resposta a uma medida que gerou polêmica na discussão da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3.105, proposta pela entidade de classe dos membros do Ministério Público. A iniciativa, que encontrou resistência em instâncias judiciais, acabou prevalecendo e impondo o ônus da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores aposentados.
Brasil Participativo
O Brasil Participativo é uma nova plataforma digital do governo federal, que oferece um espaço para a população contribuir ativamente com a criação e melhoria das políticas públicas. Nela, entre 11/5 e 10/7 deste ano, os cidadãos tiveram a oportunidade de fazer propostas para o PPA Participativo que definirá metas, diretrizes e programas do Governo para os próximos quatro anos. Essa participação direta da sociedade no processo decisório busca fortalecer a democracia e garantir que as políticas públicas atendam efetivamente às necessidades da população.
O PPA é um documento que está previsto na Constituição de 1988, elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do presidente. O PPA deve ser entregue aos congressistas no Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023, junto à Lei Orçamentária Anual (LOA).
Acessos: 14924
Quais são os convênios queridinhos dos associados? 💙
Fizemos um levantamento no app da ANAJUSTRA Federal para descobrir os benefícios mais bem avaliados. Para o ranking, consideramos convênios com pelo menos quatro avaliações e organizamos a lista de acordo com as notas dadas pelos próprios associados.
Confira os destaques! 👀
E depois de aproveitar um convênio, não esqueça de avaliá-lo no app e deixar sua opinião. Sua experiência pode ajudar outros associados a escolherem os benefícios que mais combinam com eles.
#anajustrafederal #clubedebeneficios #beneficios
Chegou o dia do sorteio do Mês dos Pais da ANAJUSTRA Federal 🎉💙
Assista ao vídeo e conheça os 36 ganhadores dos prêmios 🎥 ou, se preferir, acesse anajustrafederal.org.br e confira a relação com os nomes.
A ação integra as iniciativas da ANAJUSTRA Federal voltadas à valorização dos associados e, neste mês, marcou a celebração do Dia dos Pais. Em maio, a entidade também realizou uma ação semelhante, com a distribuição de 36 presentes entre as associadas mulheres, em comemoração ao Dia das Mães.
Parabéns aos ganhadores!
O convênio da ANAJUSTRA Federal com a Drogasil @drogasiloficial oferece condições diferenciadas na compra de medicamentos elegíveis.
Neste carrossel, reunimos alguns exemplos para mostrar, de forma objetiva, a diferença entre o preço regular, o preço promocional disponível ao público no momento da consulta e o valor apresentado para associados da ANAJUSTRA Federal.
Os valores foram consultados em agosto de 2026 e são meramente informativos. Preços, descontos e disponibilidade podem variar conforme produto, apresentação, região e estabelecimento.
Os medicamentos apresentados estão sujeitos às regras de prescrição e dispensação aplicáveis. A publicação não constitui indicação de uso, substitui prescrição médica ou recomenda a aquisição de qualquer medicamento.
Para consultar as condições do benefício, acesse a página do convênio Drogasil nos canais da ANAJUSTRA Federal.
\#anajustrafederal #clubedebeneficios #drogasil
💙 *Quando a parceria é feita de gente para gente!!*
Por trás do lançamento da SulAmérica Saúde no TRE-SE, teve muito trabalho, dedicação e, principalmente, parceria.
De um lado, João Lemos e Mary Paixão, pela ANAJUSTRA Federal, colocando experiência, disposição e muito empenho para fazer o evento acontecer. Do outro, Adriana Sobral e Adonay Pimentel, pelo TRE-SE, com receptividade, colaboração e disposição para construir, junto com a entidade, uma ação pensada para os servidores.
Além deles, também contamos com o trabalho das equipes da Drogasil e da Pague Menos, parceiras do Clube de Vantagens!
Esse encontro fez a diferença. 🤝💙
O resultado? Um evento que lotou o auditório, despertou o interesse dos servidores, levou novas opções de assistência à saúde para o Tribunal e muita interação entre os participantes. 👏
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #TRESE #SulAmérica #Saúde
📅 O Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 já tem seus protagonistas!
A votação acabou e os 12 servidores escolhidos pelos associados já estão definidos. 💙
O tema deste ano foi “Servidores em movimento” e não faltou movimento por aqui: teve 🏃 corrida, 🏐 vôlei, 🥾 trilha, 🧗 escalada, 🎾 beach tennis, 💃 dança e 🌊 paddle board.
🏆 Catarina Dantas Alves (TRT5) foi a grande vencedora, com 284 votos.
🥈 Silvana de Araujo Pereira (TRT13) ficou em 2º lugar, com 165 votos.
🥉Victor Hugo Moia dos Santos (TRF1) conquistou o 3º lugar, com 138 votos.
Outros nove servidores, de diferentes tribunais, completam a seleção que estará nas páginas do calendário. ✨
👏 Parabéns aos vencedores e obrigado a todos que participaram e dividiram conosco suas histórias, seus desafios e aquilo que os coloca em movimento.
📢 A luta pelo fim do confisco previdenciário continua
O fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas é o tema da nova coluna “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
No texto, ele aborda a mobilização realizada em Brasília e a principal reivindicação da categoria neste momento: o apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006, para que a discussão avance no Congresso Nacional.
Mais do que uma pauta dos aposentados e pensionistas, essa é uma discussão que diz respeito a toda a categoria. Afinal, o futuro de quem hoje está na ativa também passa pelas regras que serão aplicadas amanhã.
👉 Acompanhe a coluna “De Olho em Brasília” no nosso site.
#ANAJUSTRAFederal #Aposentados #Pensionistas #PEC6 PEC555