TSE anuncia que e-Título poderá ser baixado inclusive nos dias de votação
Medidas adotadas pelo Tribunal buscam assegurar a estabilidade do aplicativo…
A população brasileira tem a oportunidade de manifestar a opinião sobre um tema relevante para os servidores públicos inativos: o fim da contribuição previdenciária incidente sobre as aposentadorias e pensões. Em uma iniciativa do Governo Federal, a enquete aberta na plataforma digital Brasil Participativo busca colher a opinião popular e promover a participação ativa na definição das políticas públicas. A votação segue aberta até 16/7.
A cobrança previdenciária sobre as aposentadorias e pensões dos servidores públicos é um tema que gera discussões acaloradas. Por um lado, há argumentos a favor da manutenção dessa contribuição, alegando a necessidade de equilíbrio financeiro dos regimes previdenciários e a sustentabilidade do sistema. Por outro lado, defensores da revogação da cobrança apontam que os servidores já contribuíram durante sua vida laboral de forma mais elevada que o regime geral do INSS, tornando injusta a continuidade da cobrança após a aposentadoria.
Se a extinção da contribuição previdenciária sobre as aposentadorias de servidores públicos for bem votada na enquete e receber um apoio significativo da população, há a possibilidade de ser incluída no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Para o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, é importante os servidores aproveitarem o espaço.
“Esse tema desperta debates sobre a justiça e a sustentabilidade do sistema previdenciário, refletindo os anseios dos aposentados e pensionistas do país. É importantíssimo acabar com essa cobrança injusta de quem já contribuiu. Ano após ano os aposentados veem o seu minguado salário ser corroído além do impacto que sofrem com ‘reposição salarial’ que, às vezes, não cobre nem a inflação”, avalia.
Acesse o site para participar da votação. Use sua conta Gov.br
PEC 555/2006
A proposta em debate está relacionada à PEC 555/2006, uma Proposta de Emenda à Constituição que visa revogar o artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003. Esse artigo instituiu a cobrança previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados. Caso a PEC 555 seja aprovada, a contribuição previdenciária deixaria de ser exigida sobre as aposentadorias e pensões dos servidores públicos, aliviando o peso financeiro sobre essa parcela da população.
A PEC 555/2006, de autoria do deputado Carlos Mota, surgiu como resposta a uma medida que gerou polêmica na discussão da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3.105, proposta pela entidade de classe dos membros do Ministério Público. A iniciativa, que encontrou resistência em instâncias judiciais, acabou prevalecendo e impondo o ônus da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores aposentados.
Brasil Participativo
O Brasil Participativo é uma nova plataforma digital do governo federal, que oferece um espaço para a população contribuir ativamente com a criação e melhoria das políticas públicas. Nela, entre 11/5 e 10/7 deste ano, os cidadãos tiveram a oportunidade de fazer propostas para o PPA Participativo que definirá metas, diretrizes e programas do Governo para os próximos quatro anos. Essa participação direta da sociedade no processo decisório busca fortalecer a democracia e garantir que as políticas públicas atendam efetivamente às necessidades da população.
O PPA é um documento que está previsto na Constituição de 1988, elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do presidente. O PPA deve ser entregue aos congressistas no Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023, junto à Lei Orçamentária Anual (LOA).
Acessos: 14924
Em outubro, mês do servidor, a ANAJUSTRA Federal prepara uma novidade para ajudar você a cuidar da saúde e encontrar novas formas de se movimentar.
Acompanhe nossos canais. Contamos mais dia 1º/10. 👀
Com esses números, você adivinha de qual convênio estamos falando?
Só em agosto, a parceria garantiu mais de R$ 2 milhões de economia.
E a maior pista está aqui: ele garante até 60% de desconto para você 😉
De quem estamos falando? Responda nos comentários!
#AnajustraFederal #Convênios #Benefícios #Economia
Você sabia dessas 4 coisas sobre o nosso Mural de Permutas e Redistribuição? Se você está pensando em mudar de lotação, vale muito a pena conferir os anúncios!
👉 Comente “permuta” para receber o link e fazer sua busca!
A aposentadoria não encerrou a trajetória de Jorge Roberto Cunha de Oliveira. Abriu espaço para novos capítulos. 📚
Depois de quase 30 anos de atuação no @trt_rs onde chegou aos cargos de secretário-geral da Presidência e diretor-geral, o associado da ANAJUSTRA Federal mantém uma intensa produção literária. Entre obras próprias, antologias, compilações e artigos, já são mais de 20 trabalhos publicados.
A literatura se tornou também uma forma de preservar memórias, compartilhar conhecimento e dar novos sentidos às experiências construídas ao longo da vida.
No Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal, conheça a trajetória de Jorge Roberto e algumas de suas obras.
🔗 Leia a matéria completa no site.
#anajustrafederal #espaçocultural #literatura
Ainda dá tempo de começar uma graduação em 2026! 🎓
@descomplica
Durante o Mês do Cliente, associados da ANAJUSTRA Federal contam com 45% de desconto nos cursos de graduação da Descomplica.
Para aproveitar, acesse a página da Descomplica no Clube de Vantagens e consulte o cupom da promoção. A condição é válida até 30/9 e pode ser acumulada com outras promoções.
#anajustrafederal #benefícios #graduação
A ANAJUSTRA Federal é a maior entidade associativa do Poder Judiciário Federal. Reúne servidores de diferentes ramos da Justiça e atua na defesa de seus direitos, além de oferecer serviços e benefícios aos associados.
ANAJUSTRA Federal. Uma associação para todo o Judiciário Federal.
#anajustrafederal #judiciáriofederal