Presidentes do STF e do TST ressaltam importância da efetividade da justiça social

Evento está sendo realizado no STF e pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais no YouTube do STF, do TST e da Enamat.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, conduziram, na manhã desta quinta-feira, 2, a abertura do “Seminário Internacional sobre Direitos Constitucionais e Relações de Trabalho: Caminhos das Cortes Superiores para a Efetividade da Justiça Social”. O evento está sendo realizado na Sala de Sessões da 1ª Turma do STF e pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais no YouTube do STF, do TST e da Enamat.

Convergências

Ao dar as boas-vindas à comunidade trabalhista, a ministra Rosa Weber, que integrou o TST antes de ser nomeada para o STF, convidou-a a trabalhar para dar efetividade à justiça social, com a convergência entre direitos constitucionais e relações de trabalho. “A evocação dessa busca de efetividade, mais do que alertar para a dilacerante distância em que ainda estamos desse objetivo, coloca em pauta a necessidade de proteção de conquistas já efetuadas, para que as dificuldades de avanço não se agravem, com indesejáveis retrocessos”, afirmou.

Fortalecimento do intercâmbio

Ela ressaltou que, no ataque do dia 8 de janeiro, a “maior virulência destrutiva” foi direcionada ao STF porque a instituição, ao fazer prevalecer a autoridade da Constituição Federal, se contrapõe a pretensões autocráticas. Ao alertar para o recrudescimento da intolerância em relação ao papel institucional do Poder Judiciário, a presidente do STF destacou a importância do fortalecimento do intercâmbio acadêmico, como o proposto pelo seminário.

Desafios crônicos

O presidente do TST ressaltou que, pela primeira vez, em seus 81 anos, a Justiça do Trabalho realiza um seminário com o Supremo. Lelio Bentes frisou que o Brasil ainda luta contra desafios crônicos, como o desemprego e a exploração do trabalho infantil, do trabalho forçado e do trabalho dos migrantes, dentre outros. Nesse sentido, afirmou que o momento é oportuno para celebrar os 35 anos da Constituição de 1988 e os 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dois instrumentos que pautarão as discussões que serão feitas no evento.

Garantia de estabilidade

Ele assinalou que, contra a crença de que Estados e governos deveriam reduzir sua intervenção ou se abster de regular as atividades econômicas e as relações de trabalho, é importante lembrar que a justiça social não é um “suplemento espiritual para idealistas de bom coração, mas uma garantia de estabilidade para políticas realistas”. Para Lelio Bentes, dispor de instrumentos para a realização da justiça social é indispensável para a concretização da conciliação e da harmonização sociais e para a superação de conflitos.

Princípios humanistas

O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Mauricio Godinho Delgado, do TST, afirmou que a Constituição de 1988 foi a primeira, no Brasil, a se iniciar com princípios humanistas e sociais, enfatizando a centralidade do ser humano também pelo trabalho, que é o meio de o ser humano garantir a sua cidadania.

O ministro do TST lembrou que, nos últimos dois meses, as instituições brasileiras foram “afrontadas por um grupo de selvagens” e que a ministra Rosa Weber emergiu dessa situação com um “papel exemplar de liderança” e como fonte de inspiração.

Acessos: 901

Você movimenta processos, atende, analisa e resolve desafios. No Dia do Servidor, reserve um tempo para você. 💙

Em 28 de outubro, a ANAJUSTRA Federal reúne histórias de associados que inspiram, convidados especiais, saúde, bem-estar e o sorteio de 50 prêmios!

📅 Anote na agenda e acompanhe a live pelo nosso Instagram ou YouTube.
8 0
Sua próxima formação pode começar com uma vantagem especial! 📚 @faculdadeunyleya 

A Unyleya, parceira do Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, oferece graduação com a primeira mensalidade por R$ 69,90 e até 58% de desconto nas demais. Na pós-graduação EAD, as bolsas chegam a 77%, conforme o curso e a forma de pagamento.

Acesse anajustrabeneficios.com.br, procure pela Unyleya e confira na página da parceria como aproveitar!

Condições válidas para novas matrículas até 31/10/2026. 
Consulte cursos elegíveis e regras da oferta.

#anajustrafederal #clubedevantagens #unyleya
6 0
A história da Justiça Federal também é feita de pessoas: servidores que dedicam conhecimento, trabalho e compromisso ao atendimento da sociedade e à garantia de direitos.

Neste 11 de outubro, a ANAJUSTRA Federal celebra os 136 anos da instituição e homenageia os profissionais que ajudam a construir essa trajetória todos os dias.

#anajustrafederal #justiçafederal #servidores
50 0
O evento terminou, mas a nossa proximidade com os associados continua. 💙

Encerramos esta série de depoimentos com a associada Viviane Almeida Pinheiro Chaves, que conversou com a gente durante a Semana da Saúde do Servidor do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

@tstjus 

Realizado de 6 a 8 de outubro, o evento foi uma oportunidade de ouvir os servidores, esclarecer dúvidas e fortalecer os vínculos com quem faz parte da ANAJUSTRA Federal.

Dê o play e confira!

#anajustrafederal #tst #semanadasaúde
20 3