Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: projeto que estabelece aposentadoria especial aguarda parecer desde 2014

Proposto pelo Senado Federal, o Projeto de Lei Complementar 454/14 (PLP 250/05) deve beneficiar servidores públicos.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21/9, o Projeto de Lei Complementar 454/14 (PLP 250/05) continua parado na Câmara dos Deputados, aguardando aprovação. Proposto pelo Senado Federal, o projeto pretende estabelecer aposentadoria especial para servidores públicos com deficiência.

Instituído pela Lei nº 11.133/2005, o Dia Nacional visa conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade em diversas áreas como educação, mercado de trabalho e locais públicos. O PLP reforça a causa.

De acordo com o PLP 454/14, os servidores com deficiência poderão se aposentar, de forma voluntária, após 25 anos de contribuição, dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, independentemente da idade.

Se aprovado, deve beneficiar servidores titulares de cargo efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146/15, são consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Tramitação
Após oito anos de tramitação, o PLP 250/2005 foi aprovado pelo Senado Federal e seguiu, em 19 de dezembro de 2014, para revisão da Câmara dos Deputados sob o número 454/14.

A proposição foi distribuída à Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), à Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), à Comissão de Finanças e Tributação (CTF), e à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Após passar pelas comissões, deve ser votada pelo plenário, sob regime de tramitação prioritário.

Aprovados na CTASP e CPD, o projeto está desde novembro de 2021 na CSSF e aguarda parecer. O relator Eduardo Barbosa (PSDB-MG) foi definido no dia 23 de maio deste ano.

Para o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, o projeto depende de um acordo entre as lideranças para avançar. “Se está há oito anos tramitando na Câmara é porque não houve consenso político e engajamento desde a primeira relatoria até o atual momento. É uma matéria que interessa a toda nação, gera mídia espontânea e só precisa de mobilização para reanimá-lo”, disse.

A data
Oficialmente, as comemorações iniciaram em 2005 com a promulgação da Lei nº 11.133. Entretanto, as celebrações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes. Há mais de 40 anos, o grupo debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência

Acessos: 1022

CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
9 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
11 0
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.

Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.

👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.

#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
8 0