
STF aprova novo índice de reajuste para servidores
Proposta prevê três parcelas de 8%, para implementação em 2026, 2027 e 2028.
Os vetos foram anunciados em entrevista coletiva concedida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Foto: Ascom/MP.
O Palácio do Planalto sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019. A norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira, 15/8. Em entrevista coletiva dada na noite de terça, 14/8, a informação oficial era que o presidente Michel Temer havia vetado 18 pontos da proposta enviada pelo Congresso Nacional. Poucas horas depois, porém, noticiou-se que uma das interdições ao texto – referente ao orçamento do Ministério da Educação (MEC) – havia sido retirada, restando 17 vetos.
Para os servidores dos demais órgãos, dois pontos ganham maior relevância. O primeiro, é o veto do presidente ao trecho que proibia a realização de novos concursos e nomeações, ficando permitido o provimento dos cargos vagos. O segundo, são os reajustes que, embora não tenham ficado banidos, como o governo queria inicialmente, também não estão previstos. Assim, aumentos só poderão ser concedidos após “encaminhado um projeto de lei orçamentária alterando a LDO”, como declarou na coletiva o ministro do Planejamento, Esteves Colnago.
Regra de Ouro e outros
Os demais vetos do Executivo dizem respeito a uma gama de assuntos como hospitais sem fins lucrativos e universitários, benefícios tributários, assistência social e a Regra de Ouro. Esta última é considerada um dos pilares da estabilidade econômica do Estado brasileiro. Isso porque ela impede que a União faça dívidas para pagar despesas correntes, como salários dos servidores e aposentadorias.
Apesar de o descumprimento da Regra de Ouro ser considerado crime de responsabilidade, as previsões apontam que o próximo presidente terá dificuldades em cumpri-la no ano que vem. Assim, o projeto de LDO determinava que o governo enviasse uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para mudar a Regra de Ouro. O prazo era até março de 2019. Entretanto, o trecho também foi retirado do texto final.
Congresso pode derrubar interdições
O senador Dalirio Beber (PSDB-SC), relator da LDO 2019, criticou os vetos feitos pelo Planalto e afirmou que os parlamentares devem rever alguns pontos, especialmente os de natureza fiscal. Apesar disso, a sessão para análise da lei ainda precisa ser marcada.
Acessos: 0
🎁 Mais um associado contemplado no sorteio de Dia dos Pais!
O Sr. Paulo José Corrêa esteve na sede da ANAJUSTRA Federal para retirar o seu prêmio e já levou para casa essa lembrança especial.
É uma alegria para nós poder valorizar e presentear nossos associados em datas como essa. Ao todo, foram 65 prêmios sorteados em comemoração ao Dia dos Pais. 💙
#anajustrafederal #diadospais #associadoanajustra #valorização
Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅
Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.
Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲
#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
🎉 No dia 5 de setembro, a ANAJUSTRA Federal marcou presença no evento Incluir do TRT12, que contou com apresentações artísticas, palestras e o programa Equidade.
Distribuímos brindes a participantes e palestrantes, celebrando a inclusão e a valorização de todos no ambiente de trabalho.
💬 Um dia de celebração, aprendizado e fortalecimento da diversidade no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #trt12 #servidorfederal #inclusão #equidade #valorização #justiçafederal #evento
👉 Algum palpite sobre o que vem por aí? Conta nos comentários!
#anajustrafederal #pju #servidorpublico
Seminário de Integração no TRE-PI
No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.
O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.
A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.
💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.
#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
Quer mudar de cidade, tribunal ou área no Judiciário? ⚖️
O Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal pode ser o primeiro passo para a sua mudança!
🔹 Quase 400 cadastros ativos
🔹 Alertas automáticos para associados
🔹 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade
🔹 Totalmente gratuito e válido por 1 ano
💻 Milhares de acessos mostram como essa ferramenta conecta servidores de todo o Brasil e facilita oportunidades de mobilidade.
Não perca tempo! Cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional