TRANSFORMAÇÃO

CNJ debate o futuro da gestão do Judiciário com foco em inteligência artificial

5.º Encontro de Gestão Estratégica do Poder Judiciário reuniu magistrados, gestores e equipes de planejamento de todo o país.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, na tarde desta quarta-feira (08/04), o 5.º Encontro de Gestão Estratégica dos Órgãos do Poder Judiciário, reunindo magistrados, gestores e equipes de planejamento de tribunais de todo o país. Com formato híbrido, o evento aconteceu no auditório do CNJ, com transmissão pelo canal oficial do Youtube. 

Com o tema “Inteligência Artificial na Gestão Estratégica do Poder Judiciário: Inovação, Governança e Futuro”, o encontro teve o objetivo de promover a troca de experiências entre os órgãos do Judiciário, incentivando a apresentação de práticas inovadoras e o aprimoramento da gestão institucional. 

Foto: Ana Araújo/CNJ

Durante a abertura, o secretário de Estratégia e Projeto do CNJ, Paulo Marcos de Farias, destacou o papel crescente da tecnologia no setor público e a necessidade de seu uso responsável: “A inteligência artificial já integra o nosso cotidiano e se apresenta como uma poderosa aliada para ampliar a eficiência, qualificar a tomada de decisões e promover um acesso à Justiça mais ágil e efetivo, sem substituir o protagonismo humano”, defendeu. O secretário também ressaltou a importância de estabelecer limites legais, éticos e técnicos para o seu uso, estimulando reflexões, novos caminhos e a compreensão das reais potencialidades da IA. 

A programação incluiu a palestra “Inteligência Artificial na Gestão Estratégica do Poder Judiciário: Inovação, Governança e Futuro”, ministrada por Rodrigo Gonçalves de Souza, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, além de painéis voltados à apresentação de práticas exitosas desenvolvidas por tribunais brasileiros. 

Complementando a discussão sobre os impactos da tecnologia, Maurício Cavallazzi Póvoas, juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, destacou como a inteligência artificial vem transformando a dinâmica das demandas: “A inteligência artificial amplia significativamente as possibilidades de atuação e se apresenta como uma alternativa para desafogar o Judiciário”, finalizou. 

O encontro reforçou a importância da inovação tecnológica aliada à governança e à responsabilidade institucional, consolidando a inteligência artificial como um dos principais vetores de transformação da gestão pública no Judiciário brasileiro. 

Confira a íntegra do evento em: 5.º Encontro de Gestão Estratégica dos Órgãos do Poder Judiciário 

Acessos: 52

Em comemoração ao Dia das Mães, a ANAJUSTRA Federal realizou o sorteio de 36 prêmios entre servidoras associadas adimplentes 💐

A ação foi promovida como forma de homenagear mulheres que conciliam tantas jornadas com dedicação, cuidado e amor.

Confira no vídeo as ganhadoras 💛
8 0
Hoje realizamos o 7º sorteio da campanha do app da ANAJUSTRA Federal 🎉

Se você já baixou e fez login, continua participando automaticamente dos próximos. E se ainda não entrou, ainda dá tempo.

No vídeo, também trazemos uma novidade importante do aplicativo. Vale a pena assistir e, principalmente, manter o app sempre atualizado para não perder nenhuma funcionalidade.

Baixe, faça login e acompanhe tudo de perto.
35 0