Aproveite o benefício fiscal da Funpresp-Jud até 26 de dezembro
Para participantes patrocinados, é possível abater até 20,5% do IR. Os…
A implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ) na Justiça do Trabalho já está consolidada em 18 dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A medida atende a Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a criação de núcleos socioambientais e implantação do PLS no Poder Judiciário. O objetivo é sistematizar as práticas de sustentabilidade no âmbito de cada tribunal, aplicar de forma eficiente os recursos e promover o uso consciente de materiais.
De acordo com o texto do CNJ, cada órgão do Poder Judiciário, deverá adotar em seus modelos de gestão a promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social em suas unidades.
A resolução também apresenta os indicadores mínimos para avaliação do desempenho ambiental e econômico do PLS-PJ e sugestões de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente quanto à aquisição de materiais e à contratação de serviços.
O Plano define ainda as ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permite estabelecer e acompanhar as práticas de sustentabilidade para obter uma melhor eficiência do gasto público.
Boas práticas nos TRTs
O TRT da 2ª Região (SP), por exemplo, tem uma lista de boas práticas socioambientais que foram implementadas. Dentre elas, campanhas que incentivam os servidores a adotarem práticas sustentáveis, como distribuição de canecas, curso de EAD de capacitação na área, incentivos na economia de água, entre outros.
Na Bahia, apesar do Plano de Logística Sustentável ter sido instalado em 2016, as práticas socioambientais no TRT da 5ª Região são aplicadas desde 2007. Entre as atitudes adotadas existe a reciclagem e a utilização frente e verso do papel, campanhas para redução de copos plásticos de café e água e incentivos à gestão sustentável com palestras sobre consumo consciente.
Já o TRT da 9ª Região (PR) busca, desde 2007, gerir seus resíduos com eficiência e responsabilidade socioambiental. Além de promover a destinação final adequada de seus resíduos sólidos, o Tribunal busca sensibilizar os integrantes do corpo funcional para participarem ativamente do programa, descartando os resíduos conforme o tipo de material. Além disso, o TRT-PR promove a destinação final adequada de óleo vegetal usado, lixo tóxico e lixo eletrônico, todos de origem residencial, mediante disponibilização de pontos para coleta destes materiais, com a posterior destinação final adequada, conforme o caso.
No Distrito Federal e Tocantins, o TRT da 10ª Região tem planos estratégicos de descarte consciente, consumo racional e de responsabilidade socioambiental, que objetiva minimizar o impacto ambiental decorrente das atividades do Tribunal, por meio da redução do consumo de água, energia elétrica e papel, além de combater o desperdício de materiais de expediente e suprimentos de informática, minimizando os impactos ambientais e economizando recursos públicos.
E este ano, foi inaugurado em Macapá (AP), o Fórum Trabalhista mais sustentável do país. O edifício contém 560 placas de energia solar, que vão gerar energia suficiente para suprir 25% do consumo total do prédio que abriga oito Varas do Trabalho e que atende moradores de 16 municípios do estado.
Plano de Logística
Os Tribunais Regionais do Trabalho que já implementaram o Plano de Logística Sustentável da JT são os TRTs da 1ª Região (RJ), 2ª Região (SP), 3ª Região (MG), 4ª Região (RS), 5ª Região (BA), 6ª Região (PE), 7ª Região (CE), 8ª Região (PA/AP), 9ª Região (PR), 10ª Região (DF/TO), 11ª Região (RR/AM), 12ª Região (SC), 15ª Região (Campinas e Região/SP), Região, 16ª Região (MA), 18ª Região (GO), 20ª Região (SE), 21ª Região (RN) e 22ª Região (PI).
Os Tribunais da 13ª Região (PB), 17ª Região (ES) e 24ª Região (MS) estão com a unidade socioambiental em fase de construção, enquanto que os TRTs das 14ª Região (AC/RO), 19ª Região (AL) e 23ª Região (MT) estão com a minuta pronta para deliberação.
Acessos: 0
O calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal, “Memórias do Judiciário”, foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Dezembro, nosso último mês, apresenta Frederico Martins Brito, do TRT7, com sua memória sobre o trabalho infantil.
→ Arrasta pro lado e confira.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.
No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.
💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.
🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br
Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.
#anajustrafederal #financas #blackfriday
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!
O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.
Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.
Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨
#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:
🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)
Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.
A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.
#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
📊 A expectativa é que o reajuste e o novo AQ avancem no Senado nesta quarta, 26/11 — e agora você pode calcular exatamente como sua remuneração vai ficar.
A ANAJUSTRA Federal lançou um simulador exclusivo, simples e completo, para você visualizar o impacto das três parcelas do reajuste e das novas regras do Adicional de Qualificação.
Descubra, em segundos:
✔ Quanto você passa a receber em 2026
✔ Quanto recebe com duas parcelas (2027)
✔ Quanto recebe com as três parcelas (2028)
✔ Quanto o novo AQ acrescenta ao vencimento
💬 “O servidor merece clareza sobre o que está em jogo. O simulador coloca isso na palma da mão.” — Aureo Pedroso, vice-presidente da ANAJUSTRA Federal.
👉 Simule agora. Comente “simulador” e nós te enviaremos o link!
#ServidoresPúblicos #PJU #ANAJUSTRAFederal #ReajusteJá #AQ #Simulador
✉️💳📮Tem um novo e-mail e quer receber nossos comunicados nele? Precisa do cartão do associado para fazer uma compra em uma loja conveniada ou da declaração de associado para se matricular em algum curso? Mudou de endereço?
Você precisa alterar a forma de pagamento da mensalidade associativa? Quer ingressar em uma demanda judicial?
🔐 Na área restrita você pode fazer tudo isso!
Veja nos cards!!
💬🗣️Aproveite e diga pra gente nos comentários se você já conhecia todos esses serviços.
#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #servicosanajustrafederal #arearestritaanajustrafederal