Tribunais Regionais do Trabalho implantam plano de sustentabilidade em suas unidades

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ) na Justiça do Trabalho já está consolidada em 18 dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A medida atende a Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a criação de núcleos socioambientais e implantação do PLS no Poder Judiciário. O objetivo é sistematizar as práticas de sustentabilidade no âmbito de cada tribunal, aplicar de forma eficiente os recursos e promover o uso consciente de materiais. 

De acordo com o texto do CNJ, cada órgão do Poder Judiciário, deverá adotar em seus modelos de gestão a promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social em suas unidades. 

A resolução também apresenta os indicadores mínimos para avaliação do desempenho ambiental e econômico do PLS-PJ e sugestões de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente quanto à aquisição de materiais e à contratação de serviços.

O Plano define ainda as ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permite estabelecer e acompanhar as práticas de sustentabilidade para obter uma melhor eficiência do gasto público.

Boas práticas nos TRTs

O TRT da 2ª Região (SP), por exemplo, tem uma lista de boas práticas socioambientais que foram implementadas. Dentre elas, campanhas que incentivam os servidores a adotarem práticas sustentáveis, como distribuição de canecas, curso de EAD de capacitação na área, incentivos na economia de água, entre outros. 

Na Bahia, apesar do Plano de Logística Sustentável ter sido instalado em 2016, as práticas socioambientais no TRT da 5ª Região são aplicadas desde 2007. Entre as atitudes adotadas existe a reciclagem e a utilização frente e verso do papel, campanhas para redução de copos plásticos de café e água e incentivos à gestão sustentável com palestras sobre consumo consciente. 

Já o TRT da 9ª Região (PR) busca, desde 2007, gerir seus resíduos com eficiência e responsabilidade socioambiental. Além de promover a destinação final adequada de seus resíduos sólidos, o Tribunal busca sensibilizar os integrantes do corpo funcional para participarem ativamente do programa, descartando os resíduos conforme o tipo de material. Além disso, o TRT-PR promove a destinação final adequada de óleo vegetal usado, lixo tóxico e lixo eletrônico, todos de origem residencial, mediante disponibilização de pontos para coleta destes materiais, com a posterior destinação final adequada, conforme o caso.

No Distrito Federal e Tocantins, o TRT da 10ª Região tem planos estratégicos de descarte consciente, consumo racional e de responsabilidade socioambiental, que objetiva minimizar o impacto ambiental decorrente das atividades do Tribunal, por meio da redução do consumo de água, energia elétrica e papel, além de combater o desperdício de materiais de expediente e suprimentos de informática, minimizando os impactos ambientais e economizando recursos públicos.

E este ano, foi inaugurado em Macapá (AP), o Fórum Trabalhista mais sustentável do país. O edifício contém 560 placas de energia solar, que vão gerar energia suficiente para suprir 25% do consumo total do prédio que abriga oito Varas do Trabalho e que atende moradores de 16 municípios do estado. 

Plano de Logística

Os Tribunais Regionais do Trabalho que já implementaram o Plano de Logística Sustentável da JT são os TRTs da 1ª Região (RJ), 2ª Região (SP), 3ª Região (MG), 4ª Região (RS), 5ª Região (BA), 6ª Região (PE), 7ª Região (CE), 8ª Região (PA/AP), 9ª Região (PR), 10ª Região (DF/TO), 11ª Região (RR/AM), 12ª Região (SC), 15ª Região (Campinas e Região/SP), Região, 16ª Região (MA), 18ª Região (GO), 20ª Região (SE), 21ª Região (RN) e 22ª Região (PI).

Os Tribunais da 13ª Região (PB), 17ª Região (ES) e 24ª Região (MS) estão com a unidade socioambiental em fase de construção, enquanto que os TRTs das 14ª Região (AC/RO), 19ª Região (AL) e 23ª Região (MT) estão com a minuta pronta para deliberação.

Acessos: 0

🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
22 2
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora

A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO). 

A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.

É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.

📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março

A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.

#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
37 5
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.

Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.

🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.

📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.

#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal
71 3
🌿📖 A poesia também pode ser um ato de cuidado com o planeta!!

O Blog Espaço Cultural destaca o lançamento do livro S.O.S. Bichos Brasil, assinado pelos servidores do TRT da 7ª Região Frederico Brito e Thais Evangelista, com ilustrações de Luci Sacaleira.

Figura carimbada por aqui, o casal retorna ao Espaço Cultural com uma obra sensível e necessária, que dialoga com leitores de todas as idades. Mais do que um livro infantil, S.O.S. Bichos Brasil é um verdadeiro chamado à consciência ambiental.

Por meio de poemas delicados e acessíveis, o livro apresenta a realidade de animais brasileiros ameaçados de extinção e convida o leitor a refletir sobre a urgência da preservação da fauna e dos ecossistemas. 🐆🦜🌳

✨ Uma leitura que propõe não apenas informação, mas empatia, cuidado e responsabilidade coletiva pelo futuro do planeta.

📚 O livro já está disponível no site da Editora Cepe. Busque para comprar!

#anajustrafederal #espacocultural #trt7
14 4
Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
23 6
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️

A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).

📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.

O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.

✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)

https://forms.office.com/r/AKGLcremD9

📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade

#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal
27 2