Direito completa 100 anos, mas ainda é descumprido
Assista reportagem especial do TST.
O Conselho Nacional de Justiça aprovou em 2013 oito recomendações aos tribunais de todo o país. Três delas foram editadas pela Presidência do CNJ e cinco pela Corregedoria Nacional de Justiça. No início de agosto, o plenário aprovou por unanimidade a Recomendação 43, para que tribunais de todo o país criem varas especializadas no julgamento de processos relacionados ao acesso à saúde.
Na mesma decisão, o conselho recomendou ao Judiciário prioridade no julgamento de ações que envolvam planos e seguros de saúde. A forma de instituir as varas especializadas em saúde deveria ser avaliada por cada tribunal, mas os conselheiros sugeriram a transformação de alguma vara da Fazenda Pública em vara da saúde. Com isso, não haveria necessidade de ampliar a estrutura das cortes.
Juizados do Torcedor
Na última sessão do ano, no dia 17 de dezembro, foi aprovada Recomendação 45, que sugere aos Tribunais de Justiça a criação, dentro de 30 dias, de Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos. O objetivo da medida é melhorar as condições do Poder Judiciário para prevenir novos atos de violência em locais esportivos e preparar o país para receber eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, além do Carnaval e festivais de música de grande porte.
Conforme a recomendação os juizados terão competência sobre causas “cíveis, criminais e fazendárias”. Crimes de menor potencial ofensivo, conforme definido na Lei 9.099/1995 (que trata dos juizados especiais cíveis e criminais) também serão processados pelos Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos.
Entre os atos editados pela Corregedoria, destaca-se a Recomendação 13, que padroniza os procedimentos a serem observados pelos juizados da infância e juventude na circulação de crianças e adolescentes no Brasil durante a Copa do Mundo.
O texto lista os documentos e autorizações necessários para crianças (brasileiras ou estrangeiras) viajarem e se hospedarem dentro do Brasil sem a presença dos pais durante o período do evento. A norma regula ainda a entrada de crianças e adolescentes nos estádios onde ocorrerão os jogos da Copa e a participação de menores em ações promocionais da Fifa ou de seus patrocinadores.
Remição de pena
Em novembro foi publicada a Recomendação 44, que dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura. A recomendação definiu as atividades educacionais complementares para a remição da pena por meio do estudo. Estabeleceu também os critérios para a aplicação do benefício nos casos em que os detentos se dedicam à leitura.
Uma das questões esclarecidas foi justamente as dos presos que estudam sozinhos e, mesmo assim, conseguem obter os certificados de conclusão de ensino fundamental e médio, com a aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respectivamente.
why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatabortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuum
Acessos: 0
Ser associado à ANAJUSTRA Federal vai muito além de benefícios pontuais. São mais de 1.200 convênios e serviços que ajudam a economizar no dia a dia e trazem mais qualidade de vida. 🤩🥳
E o melhor: seus dependentes também aproveitam! 👨👩👧👦
Veja nos cards!
#clubedevantagens #anajustrafederal #servidorpublicofederal #clubedevantagensanajustrafederal
Janeiro é o mês dedicado a lembrar que a saúde mental merece espaço, cuidado e atenção.
O Janeiro Branco convida cada um de nós a olhar para dentro, reconhecer emoções, fortalecer vínculos e buscar apoio quando necessário.
🧠 Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.
Isso inclui pausas, limites, conversas verdadeiras e a consciência de que não precisamos enfrentar nada sozinhos.
Que 2026 comece com mais leveza, acolhimento e bem-estar.
A ANAJUSTRA Federal apoia essa causa e reforça: você importa, sua saúde importa.
#janeirobranco #saúdemental #anajustrafederal
Planejar é uma forma de cuidar de si. ✨
Com a Agenda 2026 da ANAJUSTRA Federal, você pode acompanhar novos hábitos, medir sua evolução e construir uma rotina mais equilibrada.
Comece elegendo quais novos hábitos você quer ter na sua vida e utilize a ferramenta “Mudando hábitos” da nossa agenda para marcar os dias e acompanhar seu processo. Junto, defina também uma recompensa para se dar quando um novo hábito se consolidar na sua vida.
Escolha seus hábitos, registre na agenda e acompanhe seu progresso ao longo de 2026. 💪
#anajustrafederal #pju #mudandohábitos
Com o tema “Amizade, do trabalho para a vida”, o Calendário 2026 viajou o Brasil todo e chegou à casa dos nossos associados.
Estampando o mês de janeiro, temos Gercília Vida de Santana, do TRT5, compartilhando sua amizade com Ana Helena. Deslize para o lado e confira. 👉
Caso você, nosso associado, ainda não tenha recebido o impresso, envie e-mail para protocolo@anajustrafederal.org.br!
#anajustrafederal #calendario2026 #amizade
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado