10 perguntas e respostas sobre o Novo AQ
Tire suas dúvidas sobre o valor de cada título, o que pode ou não ser…
A equipe econômica resiste em aumentar de 7,5% para 8,5% o percentual de contribuição dos servidores públicos e do governo nos novos fundos de pensão para o serviço público federal. Segundo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, este é o principal entrave para a aprovação do fundo na Câmara dos Deputados.
Alves se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a criação da Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal (Funpresp), órgão que administrará os fundos de pensões. Também participaram do encontro as ministras do Planejamento, Miriam Belchior, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
De acordo com o ministro da Previdência, a Fazenda está preocupada com o impacto fiscal e quer se precaver de questionamentos jurídicos provocados por uma alíquota maior que os 7,5% originalmente propostos. “A Fazenda é tão preocupada com as contas que não quer deixar esqueleto [judicial no armário para frente”, destacou.
O aumento da contribuição fará crescer os gastos públicos porque o governo teria de entrar com um aporte de igual valor a dos funcionários. Os congressistas querem elevar a contribuição para permitir a concessão de aposentadorias especiais a mulheres e categorias profissionais que podem se aposentar mais cedo, como professores do ensino primário e policiais federais.
Garibaldi disse ainda que não está sequer definido se todos os futuros servidores contribuirão com a alíquota maior ou apenas os beneficiados pela aposentadoria especial. Nas próximas reuniões, representantes da Advocacia-Geral da União esclarecerão os pontos passíveis de questionamentos na Justiça.
A criação do Funpresp tranca a pauta de votações da Câmara dos Deputados desde 18 de novembro. O líder do governo na Casa, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), marcou a votação em plenário para 13 de dezembro. Na próxima quarta-feira (7), o texto será votado pela Comissão Geral. Antes disso, informou Garibaldi, o governo pretende promover uma nova reunião entre os ministros na segunda-feira (5) ou terça-feira (6).
Previsto para ser regulamentado desde a reforma da Previdência, em 2003, o fundo de pensão para os servidores públicos federais será obrigatório apenas para quem tomar posse no dia da promulgação da lei. Os servidores na ativa terão a opção de continuar no regime atual, que prevê o pagamento da aposentadoria integral (equivalente ao salário da ativa) ou de migrar para o novo modelo de previdência complementar.
Na atual previdência do serviço público federal, o servidor contribui com 11% do salário total (sem limite de teto), e a União com 22%. No novo sistema, a União contribuirá com 11% apenas sobre o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), hoje em R$ 3,6 mil. Este será o valor máximo da aposentadoria. Para receber a diferença entre o teto e o salário integral, os futuros servidores terão de aderir a um plano de previdência complementar.
Pela proposta do governo, quem se associar ao Funpresp contribuirá com 7,5% mensais sobre a diferença entre o teto e o salário que deseja receber. A União também aportará o mesmo valor no fundo para os servidores, o que totalizaria uma contribuição de 15% por mês.
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyabortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny
Acessos: 0
A ANAJUSTRA Federal acaba de ampliar seus convênios educacionais. Quatro novas parcerias foram firmadas, oferecendo mais de 60 cursos de pós-graduação, 100% EAD, para quem quer se qualificar e garantir o aumento do Adicional de Qualificação.
💰 Mensalidades a partir de R$ 69,90
⏱️ Flexibilidade para conciliar estudos e rotina no Judiciário
🤝 Convênios com instituições reconhecidas
📖 Cursos em áreas estratégicas, como Direito, Gestão Pública, Tecnologia, IA, Dados e MBAs
Veja as novas parcerias no card!
Comente Novo AQ e receba o link da página especial para conferir todos os cursos disponíveis e seus descontos
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #educacao
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem