Fazenda resiste em aumentar contribuição para fundo de previdência dos servidores

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A equipe econômica resiste em aumentar de 7,5% para 8,5% o percentual de contribuição dos servidores públicos e do governo nos novos fundos de pensão para o serviço público federal. Segundo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, este é o principal entrave para a aprovação do fundo na Câmara dos Deputados.

Alves se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a criação da Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal (Funpresp), órgão que administrará os fundos de pensões. Também participaram do encontro as ministras do Planejamento, Miriam Belchior, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

De acordo com o ministro da Previdência, a Fazenda está preocupada com o impacto fiscal e quer se precaver de questionamentos jurídicos provocados por uma alíquota maior que os 7,5% originalmente propostos. “A Fazenda é tão preocupada com as contas que não quer deixar esqueleto [judicial no armário para frente”, destacou.

O aumento da contribuição fará crescer os gastos públicos porque o governo teria de entrar com um aporte de igual valor a dos funcionários. Os congressistas querem elevar a contribuição para permitir a concessão de aposentadorias especiais a mulheres e categorias profissionais que podem se aposentar mais cedo, como professores do ensino primário e policiais federais.

Garibaldi disse ainda que não está sequer definido se todos os futuros servidores contribuirão com a alíquota maior ou apenas os beneficiados pela aposentadoria especial. Nas próximas reuniões, representantes da Advocacia-Geral da União esclarecerão os pontos passíveis de questionamentos na Justiça.

A criação do Funpresp tranca a pauta de votações da Câmara dos Deputados desde 18 de novembro. O líder do governo na Casa, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), marcou a votação em plenário para 13 de dezembro. Na próxima quarta-feira (7), o texto será votado pela Comissão Geral. Antes disso, informou Garibaldi, o governo pretende promover uma nova reunião entre os ministros na segunda-feira (5) ou terça-feira (6).

Previsto para ser regulamentado desde a reforma da Previdência, em 2003, o fundo de pensão para os servidores públicos federais será obrigatório apenas para quem tomar posse no dia da promulgação da lei. Os servidores na ativa terão a opção de continuar no regime atual, que prevê o pagamento da aposentadoria integral (equivalente ao salário da ativa) ou de migrar para o novo modelo de previdência complementar.

Na atual previdência do serviço público federal, o servidor contribui com 11% do salário total (sem limite de teto), e a União com 22%. No novo sistema, a União contribuirá com 11% apenas sobre o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), hoje em R$ 3,6 mil. Este será o valor máximo da aposentadoria. Para receber a diferença entre o teto e o salário integral, os futuros servidores terão de aderir a um plano de previdência complementar.

Pela proposta do governo, quem se associar ao Funpresp contribuirá com 7,5% mensais sobre a diferença entre o teto e o salário que deseja receber. A União também aportará o mesmo valor no fundo para os servidores, o que totalizaria uma contribuição de 15% por mês.

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyabortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny

Acessos: 0

Você já viu o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2025!?

Serão 10 feriados nacionais e 8 pontos facultativos, com direito a quatro feriadões durante o ano. E claro, o Carnaval continua sendo ponto facultativo.

📆 Use sua Agenda e Calendário da ANAJUSTRA Federal para planejar bons momentos!

🛍️🛒 e lembre-se usar os convênios do nosso Clube de Vantagens para economizar em viagens e passeios! 

#anajustrafederal #clubedevantagens #anajustrabeneficios #pju
23 1
A JUSaúde está com tudo em 2025! Novas parcerias e foco regional estão entre as grandes metas neste ano.

Uma das principais novidades será o lançamento de uma parceria exclusiva para a faixa etária a partir de 44 anos, com planos de saúde mais adequados às necessidades desse grupo. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025 e promete fortalecer ainda mais a atuação da associação na área!

Além disso, a ANAJUSTRA Federal continuará a intensificar sua parceria com operadoras de planos regionais, garantindo mais benefícios para seus associados.

#jusaúde #anajustrafederal #saúde2025 #parcerias #benefícios
26 1
Quem já está planejando 2025 com a nossa agenda?

Ela traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o nosso tradicional calendário, dessa vez, está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

#agenda2025 #anajustrafederal #associadoanajustra
31 9
A Maria do TRT8, Belém- PA esqueceu de olhar nosso Clube de Vantagens antes de comprar. 😔

Mas agora todo mundo já sabe: antes de fechar um negócio, dá uma passada em anajustrabeneficios.com.br 😃

Em caso de dificuldades de aplicação do benefício, entre em contato por e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 6133226864. 😉✅

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #desconto #magalu
33 7