Gestão de pessoas no Judiciário: inscrições abertas até 31/10
O evento promete reunir tribunais e conselhos em um dia de trocas, inovação e…
O governo cedeu ontem às pressões do Judiciário e aceitou criar três fundos diferentes de previdência complementar para servidores públicos federais. A proposta original do governo previa a criação de um único Fundo de Previdência Complementar para todos os servidores da União. Agora, haverá um para cada poder: Judiciário, Executivo e Legislativo. Outra concessão do governo: os fundos terão gestões independentes, nos moldes de fundos como o Previ (do Banco do Brasil), uma reivindicação do PT. O anúncio foi feito ontem, pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e pelo secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa.
A criação de uma previdência complementar é considerada fundamental pelo governo para conter o déficit do regime público, que deve chegar este ano a R$57 bilhões.
– São três fundos com gestões separadas – disse Garibaldi.
– Nossa proposta era de criação de um único fundo, mas houve o entendimento de que poderia haver uma deseconomia (sic) na gestão. Essa posição foi principalmente do Judiciário. Agora, serão três fundos, cada um com seu conselho diretor – acrescentou Nelson Barbosa.
As regras serão as mesmas para os servidores dos três poderes – alíquota de adesão, paridade entre União e servidores e tempo de contribuição. As mudanças foram feitas após reuniões com o ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo Barbosa. Desde a apresentação do projeto, em 2007, o Judiciário resistia à ideia de um único fundo.
Nas conversas, Marco Aurélio fez ponderações sobre a independência entre os poderes. Alegou que a existência de um único fundo poderia ferir essa autonomia e ser considerada inconstitucional. Barbosa disse que, na visão do governo, um único fundo traria economia de gestão. Afirmou, porém, que os técnicos foram convencidos pelo Judiciário.
O governo cedeu também ao lobby do PT, que quer a constituição de um fundo para os servidores nos mesmos moldes de gestão dos grandes fundos da Previ e do Funcef (da Caixa Econômica Federal). O projeto original tornava obrigatória a terceirização da gestão do fundo, passando a administração, por exemplo, para um banco, como nos fundos privados. Mas o PT argumentou que é preciso ter gestões com mais controle de servidores. Com o acordo, o projeto permitirá a gestão própria.
Mas o governo não quer ceder na questão da alíquota de contribuição da União e dos servidores. Barbosa disse que o governo insiste na manutenção da alíquota de adesão de 7,5%. O PT quer que a União eleve o aporte de recursos, ampliando a alíquota para 8,5% a 9,5%. O secretário disse que não há prejuízo aos servidores, com 7,5% para as partes (servidores e União), ou 15% no total, por mês.
– Os cálculos do governo sustentam uma alíquota de 7,5%. Isso foi mostrado aos líderes – disse Barbosa. – O modelo garante transparência e sustentabilidade.
Garibaldi e o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disseram que a ideia é votar a proposta até 10 de dezembro.
why women cheat why do men have affairs why married men cheat
Acessos: 0
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆♀️🌸
No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.
Transforme seu autocuidado em momentos únicos.
#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
Prêmio nas mãos! 🏆
A associada Mariléa Gonçalves Lemos, do TRT3, foi a grande ganhadora da moto elétrica Bee Type 2 no Show de Prêmios ANAJUSTRA Federal, em comemoração ao Dia do Servidor Público. ⚡️🛵
Parabéns, Mariléa! 🎉
#anajustrafederal #showdepremios #diadoservidor #associadoanajustra
Conheça cada detalhe da Agenda ANAJUSTRA Federal 2026. Um presente feito para inspirar mais organização, propósito e equilíbrio no seu dia a dia. ✨
Com o apoio da Financeira BRB, essa entrega chega até a casa de cada associado, reafirmando o compromisso com quem faz parte da nossa história. 💚
#agenda2026 #anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #soumaisjustiça
📚 Estivemos presentes na comemoração dos 50 anos da Biblioteca do TRT3, celebrada com a cerimônia de premiação do III Concurso de Monografias da Biblioteca, promovida pela Escola Judicial do Tribunal.
O evento, que aconteceu no dia 5/11, homenageou o desembargador Márcio Túlio Viana e teve como tema “Inteligência Artificial: aplicações, desafios e impactos jurídicos, éticos, sociais e políticos no sistema judicial”, um debate essencial sobre o presente e o futuro da Justiça do Trabalho.
#anajustrafederal #trt3 #justiçadotrabalho #escolajudicial #bibliotecadotrt3 #direitodotrabalho #inteligenciaartificial
Tudo começa com um bom plano. 💡
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026 traz ferramentas para visualizar o ano inteiro, registrar metas e acompanhar hábitos.
Com o apoio da Financeira BRB, cada associado recebe em casa esse instrumento de planejamento e motivação para o novo ano.
#agenda2026 #financeirabrb #planejamento #hábitos #organização #soumaisjustiça
🖤 Black Friday no Clube de Vantagens
Novembro chegou com descontos imperdíveis para quem é associado da ANAJUSTRA Federal! 🎉
Tem 35% OFF na Domino’s, até 75% na Mash, R$80 de desconto na Evino, 50% em uma mensalidade da Localiza Meoo, 20% no kit Seara, vantagens em educação, tecnologia e muito mais. 💳✨
Aproveite para garantir seus presentes, planejar o novo ano e economizar com as ofertas exclusivas disponíveis no Clube de Vantagens.
👉 Acesse o link na bio e confira todas as oportunidades.
#anajustrafederal #clubedevantagens #blackfriday #ofertasexclusivas #beneficios #descontos #associadoanajustra #blacknovember #vantagens