Notícias da Justiça e do Direito nos jornais desta segunda-feira

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O destaque das notícias desta segunda-feira (30/8) é um levantamento de dados feito pela Corregedoria do Ministério Público Estadual sobre a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a interpretação de juízes da capital e do interior paulista é bem diferente para a lei. Enquanto os primeiros preferem medidas em liberdade, a internação é o caminho para os demais. Nos últimos seis anos, as internações caíram 83% na capital paulista. No mesmo período, aumentaram 21% nos outros municípios. A divergência ocorre principalmente nos casos envolvendo o tráfico de drogas.

Cadastro de pedófilos

Nome completo, endereço e foto de condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes podem passar a constar, por lei, em um cadastro nacional de pedófilos disponível na internet. O projeto de lei que cria o banco de dados, da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), deve ser votado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado na quarta-feira (1º/9). Se aprovado, vai para a Câmara. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Prêmio sobre conciliação

A partir desta segunda-feira (30/8), o Conselho Nacional de Justiça vai receber, pelo site, inscrições para a primeira edição do Prêmio Conciliar é Legal. Magistrados e tribunais poderão apresentar práticas de conciliação individuais ou em grupos. A medida faz parte da Semana Nacional de Conciliação e visa identificar, premiar e disseminar boas práticas que contribuam para a pacificação de conflitos e a modernização e eficiência da Justiça. As inscrições seguem até o dia 29, como informa o jornal O Estado de S. Paulo.

Fusões de bancos

O Superior Tribunal de Justiça concluiu que, pelas leis em vigor, o Banco Central é o único órgão competente para aprovar fusões bancárias no país. Como noticia o jornal DCI, para os ministros, enquanto estiver em vigor o parecer que determina a competência exclusiva do Banco Central sobre a questão, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) não terá como exigir participação nas análises. A informação é do jornal DCI.

Um Rio devoluto

Ao julgar um processo de mais de 50 anos, na última quinta-feira (26/8), o Superior Tribunal de Justiça considerou como terra devoluta uma área de 92,6 mil hectares do 15º Perímetro do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste de São Paulo, ocupados por fazendeiros. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a área, quase do tamanho do município do Rio de Janeiro, compreende uma larga faixa de terra entre os Rios Paraná e Paranapanema que vai da cidade de Euclides da Cunha Paulista a Teodoro Sampaio.

Vigilantes condenados

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a Justiça condenou neste sábado (28/8) dois vigilantes pelo assassinato em 2007 do estudante Bruno Strobel Coelho, filho do jornalista esportivo Vinicius Coelho, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba (PR). Marlon Balen Janke foi condenado a 23 anos de prisão por formação de quadrilha, homicídio qualificado, tortura mediante sequestro e ocultação de cadáver. O outro acusado, Douglas Rodrigo Sampaio Rodrigues, 29 anos, foi condenado a 13 anos de prisão pelos mesmos crimes, exceto formação de quadrilha. Os réus podem recorrer da decisão.

Após renúncia

O Estado de S. Paulo informa que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que serão mantidas todas as audiências que seriam conduzidas esta semana pelo juiz instrutor enviado a Roraima para ouvir o deputado Neudo Ribeiro Campos, do PP-RR, que renunciou ao mandato na sexta-feira (27/8). O ministro é relator da Ação Penal 452 contra o deputado. Com a renúncia, o STF deixa de ser o foro competente para julgá-lo, nos termos do artigo 102. Mesmo assim, o ministro determinou a imediata carga dos autos ao juiz federal de Roraima para que ele aproveite os atos preparatórios e faça a tomada de depoimentos das 51 testemunhas que já estavam com datas designadas. De acordo com o STF, outras oito ações penais contra o deputado tramitam na corte.

Contrato suspeito

Se comprovado o vínculo do diretor de Operações da Empresa de Correios e Telégrafos, coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva, com a Master Top Linhas Aéreas (MTA) — ou com consultorias que prestam serviços para companhias do setor aéreo — o ministro das Comunicações, José Artur Filardi, vai recomendar a extinção dos contratos. “Se confirmar que existe (o vínculo), recomendo que esse contrato deva ser rompido”, afirmou Filardi, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Empréstimos para SP

O Senado deve votar nesta semana a autorização de dois empréstimos para o Estado de São Paulo. O primeiro, de cerca de US$ 130 milhões, seria para financiar parcialmente as obras da Linha 4 — Amarela do Metrô, em uma parceria entre o Bird e bancos japoneses. O segundo, de até US$ 67 milhões, seria para o programa Estruturando a Governança para a Resposta Nacional ao HIV/Aids e outras DSTs. A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo.

Cerimônia de diplomação

No próximo dia 17 de setembro, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita (Sindifisco) fará em Brasília uma cerimônia de “diplomação”. Como informa o Blog do Josias, do jornal Folha de S.Paulo, serão “diplomados” os três candidatos mais votados numa eleição para o cargo de secretário da Receita Federal. O pleito já ocorreu. Foi concluído, sem alarde, no início de agosto. Votaram cerca de 3.500 auditores fiscais de todo país.

Fonte: Conjur

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywhy women cheat cheaters why married men cheatabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum

Acessos: 0

CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida

Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.

Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰

Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!

🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira. 

Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇

#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
5 2
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!

Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.

🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.

🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.

🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.

📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
21 0
Nem toda dor é caso de emergência.
Entender a diferença entre urgência e emergência ajuda você a usar o plano com mais consciência.
🔹 Urgência: situação que exige atenção rápida, mas não imediata (ex: febre alta, dor moderada).
🔹 Emergência: risco iminente de vida (ex: infarto, AVC, acidente grave).
Antes de ir ao pronto atendimento, considere o atendimento virtual ou a central de orientação médica.
📋 Dica: faça um checklist antes da consulta. Isso pode evitar deslocamentos desnecessários.
9 0