Pleno do TST aprova proposta de anteprojeto de lei para regulamentar o CSJT

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou, nesta sexta-feira (14/09), o encaminhamento ao Congresso Nacional de proposta de anteprojeto de lei dispondo sobre a composição, o funcionamento e a competência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O Conselho foi instituído pela Emenda Constitucional nº 45/2004 com a finalidade de “exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante” (art. 111-A, § 2º, inciso II, da Constituição Federal). No entanto, passados quase oito anos dessa previsão constitucional, ainda não foi editada lei regulamentadora.

O anteprojeto de lei tem o objetivo de suprir essa lacuna. Até a regulamentação, o funcionamento do órgão segue obedecendo ao Regimento Interno aprovado mediante Resolução Administrativa do TST, como estabeleceu a norma constitucional vigente.

Para o presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, a proposta “vai ao encontro dos objetivos centrais do constituinte derivado de 2004, manifestado na Emenda nº 45, de reservar função privilegiada a esse órgão de cúpula e de planejamento estratégico da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, essencial à concretização dos anseios sociais de um Poder Judiciário cada vez mais acessível, transparente e eficiente”.

A proposição define a finalidade institucional do CSJT, especificando as áreas sobre as quais incide seu o poder fiscalizatório, fixa competências e estabelece os órgãos integrantes. Também define a composição, procedimentos relativos à escolha dos membros, duração dos mandatos, e previsão de participação de membros do Ministério Público do Trabalho, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e de associação nacional de magistrados da Justiça do Trabalho. 

Entre as inovações da proposta, destaca-se a inserção da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho como órgão do CSJT, e não mais órgão do TST, à semelhança do modelo vigente no Conselho da Justiça Federal e no Conselho Nacional de Justiça. Assim, o anteprojeto acaba por uniformizar o funcionamento dos três Conselhos previstos no sistema judicial brasileiro. 

Outra novidade é a criação do Centro de Pesquisas Judiciárias do CSJT, com a missão de realizar e fomentar estudos e pesquisas com vistas à modernização do Conselho e da Justiça do Trabalho, assim como contribuir para a disseminação da cultura jurídica e executar atividades de formação e aperfeiçoamento de servidores.
 

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahoma

Acessos: 0

🎁 Mais um associado contemplado no sorteio de Dia dos Pais!

O Sr. Paulo José Corrêa esteve na sede da ANAJUSTRA Federal para retirar o seu prêmio e já levou para casa essa lembrança especial.

É uma alegria para nós poder valorizar e presentear nossos associados em datas como essa. Ao todo, foram 65 prêmios sorteados em comemoração ao Dia dos Pais. 💙

#anajustrafederal #diadospais #associadoanajustra #valorização
44 1
Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅

Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.

Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲

#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
55 5
Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
25 0