Congestionamento de processos reforça compromisso com metas

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O congestionamento de 71% de processos no Judiciário brasileiro, conforme demonstrado no Justiça em números, reforça a importância do compromisso com metas de desempenho, firmado pelos tribunais e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A avaliação é de José Guilherme Vasi Werner, secretário geral adjunto do CNJ.

 “O compromisso de julgar os processos antigos e não deixar acumular novas ações foi um grande avanço para melhorar os serviços prestados pela Justiça”, afirma. “De cada grupo de 100 processos em tramitação, 71 terminaram o ano de 2009 sem solução. Isso demonstra a seriedade com que a questão deve ser tratada”, acrescenta Werner, ressaltando que todos os segmentos do Judiciário estão comprometidos com as metas, que também têm o apoio de entidades civis com assento no Conselho Nacional de Justiça, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No esforço para reduzir o estoque de processos, o Judiciário vem realizando em todo o país mutirões de conciliação. Embora a conciliação tenha resultado mais rápido, “a cultura brasileira dá pouco valor à solução consensual de conflitos”, explica Werner. Além disso, muitos devedores lançam mão de instrumentos processuais, previstos em lei, para retardar o pagamento de suas dívidas.

O juiz ressalta que há outros fatores que impactam de forma significativa a demanda sobre o Judiciário, um deles é o próprio Estado. As ações fiscais são responsáveis por boa parte do congestionamento da Justiça Federal: a taxa salta de 67% para 90% quando consideradas apenas as execuções fiscais. “O Estado poderia ser parte em menos processos”, afirma. Se houvesse maior segurança jurídica, destaca ele, uma série de processos poderia ser evitada.

Todas essas questões serão discutidas no III Seminário Justiça em Números, que será realizado na quinta e sexta-feira (23/09 e 24/09) no auditório da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região. O seminário vai contar, pela primeira vez, com a participação de autoridades internacionais.

Fonte: CNJ

abortion clinics in greensboro nc weeks of pregnancy abortion vacuumhow to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterhow to cheat on my husband read cheatersi want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spouse

Acessos: 0

O Natal renova em nós a verdade que nos mantém firmes em nossa caminhada, a certeza e a grandeza do amor de Deus. 

Que no nascimento do Menino Jesus, esse amor grandioso renasça em seu coração e de toda a sua família e essa luz sagrada irradie iluminando tudo e todos ao redor.

São os votos de toda a ANAJUSTRA Federal. 

#anajustrafederal #feliznatal #anajustra
45 2
🎯 WhatsApp ou e-mail: qual é o seu canal preferido?

Temos uma dica para você: é possível escolher onde deseja receber nossas comunicações!

👉Basta acessar a área restrita do site, fazer o login e ajustar suas preferências de comunicação. Você pode optar por receber mensagens apenas no WhatsApp, no e-mail ou em ambos.

Aproveite também para selecionar os temas do seu interesse, garantindo que receba apenas conteúdos relevantes no canal que mais gosta.

Agora queremos saber: qual é o seu canal favorito? Responda na enquete ou deixe sua opinião nos comentários!

 #anajustrafederal #anajustra #pju #servidorpublicofederal
17 4
✨ Retrospectiva 2024 ✨

Em abril, lançamos uma ferramenta para você enviar propostas sobre direitos, remuneração, aposentadoria, pensões, redução de descontos e outros temas coletivos que podem virar ações judiciais.

Uma forma prática de fortalecer a conexão entre você e a associação!

#anajustrafederal #anajustra #retrospectiva
21 0
🧡 Dezembro Laranja: Cuidado com sua pele, ela merece atenção!

🌞 Você sabia que o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil? E a boa notícia é que ele é 100% prevenível!

💡 Dicas de proteção:

1. Use protetor solar com fator de proteção adequado ao seu tipo de pele.
2. Evite a exposição ao sol nos horários do pico (10h às 16h).
3. Use chapéu e óculos escuros para proteção extra.
4. Faça o autoexame da pele e observe qualquer alteração.

🔴 Se você perceber algo diferente, procure um dermatologista!

Porque sua saúde e sua pele merecem todo o cuidado!

#dezembrolaranja #prevenção #cancerdepele #saudedapele #jusaúde #anajustrafederal
14 0