CSJT inicia projetos para gestão da mudança na Justiça do Trabalho

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) começa a estruturar o projeto Gestão da Mudança na Justiça do Trabalho. O objetivo da iniciativa é construir uma base de conhecimentos  sobre o processo de mudanças que a Justiça do Trabalho vivencia com a chegada de novas ferramentas tecnológicas que impactam o trabalho de magistrados e servidores.

Segundo o assessor de gestão estratégica do CSJT, Cláudio Oliveira,  o projeto se justifica principalmente pela implementação da meta 02/ 2011 (que prevê a implantação de sistema de registro audiovisual de audiências em unidade piloto) e da meta 16/2012 (que determina a implantação do Processo Judicial Eletrônico em, pelo menos, 10% das varas de trabalho de cada tribunal). “Tudo isso, impacta as atividades de dezenas de milhares de pessoas, abrangendo servidores da área judiciária e administrativa, magistrados, advogados e outras partes interessadas que atuam dentro dos Tribunais e das Varas do Trabalho. Esta mudança precisa ser bem acompanhada, com o apoio técnico adequado”, explica  o assessor.

O projeto prevê o monitoramento das mudanças e a identificação e avaliação dos resultados práticos no dia-a-dia das instituições. Além disso, tem foco na capacitação e preparação de multiplicadores envolvidos no contexto das mudanças que vão trabalhar junto às unidades da Justiça do Trabalho na preparação das instituições para implementação do processo de mudança.

Pesquisa

Para melhor estruturar a gestão da mudança, o CSJT acompanhou a atuação dos tribunais no atingimento das metas de 2011, assim como vem atuando para dar suporte aos tribunais na busca de bons resultados nas metas de 2012. Para isso, vem promovendo contato com os magistrados, para verificar as expectativas das unidades que já foram impactadas com novas tecnologias – ou que ainda serão –  como a gravação de audiências e implantação do PJe-JT.

Para o juiz da vara piloto de Caucaia, no Ceará,Hermano Queiroz, uma das primeiras a receber o PJe-JT, a chegada do sistema foi positiva entre os servidores e magistrados. “Isso só ocorreu porque nas duas semanas de treinamento que antecederam a implantação do PJe-JT houve uma integração muito grande entre magistrados, servidores, o pessoal da Tecnologia do Regional e do CSJT, o que facilitou bastante a absorção da nova metodologia”, relata o magistrado. “Agora, a resistência também ocorreu, o que é natural diante de algo novo”, avalia.

Já a juíza Clea Maria Carvalho Couto, titular da 61ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, a primeira no estado a receber o sistema de gravação de áudio e vídeo das audiências como determinado pela Meta 2/2011, conta que a novidade alterou o sistema de trabalho na vara. Mas trouxe benefícios. “Com as audiências sendo gravadas, eu poupo o trabalho do secretário, que não precisa mais fazer atas e pode ser aproveitado para outras funções. Além disso, ao rever a audiência no vídeo, eu verifico se os depoimentos das partes são verdadeiros ou não, por um gesto ou hesitação no olhar. As provas orais produzidas passam a ser mais valorizadas nas sentenças de primeiro grau”, avalia a juíza.

Para que a chegada de mudanças como essas seja melhor recebida, o CSJT disponibilizará uma pesquisa a ser respondida por magistrados do trabalho de todo o Brasil, com o objetivo de efetivar a Gestão da Mudança. O resultado da ação servirá de base para as estratégias a serem tomadas quanto ao impacto do recebimento de novas tecnologias no âmbito da Justiça do Trabalho.
 

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuum

Acessos: 19

🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude