TRF1 altera normas sobre licença-paternidade para magistrados e servidores
A alta hospitalar do bebê ou da mãe é o novo marco temporal.
Se indentificar como aposentado (a) é o objetivo de vários servidores quando estão às vésperas de requerer a aposentadoria do serviço público, mas a nova etapa deve ser planejada com antecedência. Pensando nisso, os Tribunais Regionais da 11ª e 17ª Região promoveram ações, no início desse mês, para os servidores que prentendem se aposentar nos próximos cinco anos.
Em Manaus, na sede do TRT11, no encontro “Enfim, Aposentadoria” a desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho falou sobre a imagem negativa que as palavras “inativo” e “aposentado” têm, e desqualificam uma vida inteira de trabalho e dedicação. “Que a partir de agora as palavras de referência da aposentadoria e do aposentado sejam positivas e traduzam saúde, conquista, privilégio, qualidade de vida e o prazer de fazer as atividades inviáveis durante a fase laboral”, disse.
Os receios e as dúvidas sobre a nova fase da vida dos servidores foram compartilhados e discutidos entre os colegas, aposentados ou não, e, de acordo com a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Socorro Chaves, “a perspectiva do TRT11 é de fazer dois eventos este ano. O próximo deve acontecer em novembro. O objetivo é ajudar os servidores a tomarem essa decisão, que é esperada a vida toda, mas quando chega o momento, sempre causa algum receio ou alguma dificuldade”, afirmou.
Em Vitória, capital do Espírito Santo, e sede do TRT17, a aposentadoria será assunto permanente do “Programa de Preparação para a Aposentadoria”, lançado no dia 3/7. Os encontros entre os futuros aposentados e os membros do Programa, entre eles, a psicóloga do Tribunal, Gilmara Wolkartt, serão quinzenais, com duração média de três horas. No total, onze encontros serão realizados visando apoiar os servidores e magistrados na tomada de decisões a respeito da nova fase.
A palestra inaugural do Programa foi proferida pela desembargadora aposentada Maria Francisca dos Santos Lacerda, que lançou questionamentos sobre as motivações para se aposentar. Para a desembargadora, não é aconselhável requerer a aposentadoria por estar magoado ou cansado da função que desempenha e, sim, por almejar novos projetos.
“A rotina quase entorpece a gente. É normal ficarmos perdidos. Como disse Rubem Alves, pensamos que a felicidade está em ser ferramenta”, disse. Para a nova fase, ela conta que se matriculou em diversos cursos, chegando até mesmo a fazer um mestrado. Outra dica da desembargadora é formar uma nova rede de contatos.
“É normal que depois de um tempo se perca o vínculo com os colegas de trabalho. As pessoas somem e temos de entender que isso é normal. Por isso, quem não tem, deve fazer uma nova rede”, aconselhou. Mas o novo período tem também seus encantos. “Não ter mais de conviver com o colega ‘reclamão’ com quem você não tem afinidade é uma delas. É uma libertação. Você aprende a ser melhor você mesmo. Não tem mais que ficar dando satisfação”, afirma.
*Com informações dos TRTs11 e 17
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyabortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nyhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomahow to cheat on my husband blog.whitsunsystems.com cheatersi want to cheat on my wife blog.artistamobile.com cheat on your spouse
Acessos: 13
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju