Campanha Outubro Rosa mobiliza servidores dos Tribunais

–

Tribunais preparam ações nas redes sociais e encontros presenciais para a campanha do Outubro Rosa. Crédito da foto: TRT6.

A cor rosa marca o mês de outubro como o período de conscientização sobre o câncer de mama e o cuidado necessário com a saúde, por meio da prevenção e diagnóstico precoce da doença. Alguns Tribunais aderiram à campanha, desde a alteração da cor do site, como fez o TRT1, campanha específica em redes sociais do TRT6 e a realização de encontros no TRT17.

No TRT do Rio de Janeiro, a iniciativa partiu da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental que tem entre seus objetivos o de estimular reflexões e ações que tenham impacto positivo na qualidade de vida de todos os que se relacionam com a Justiça do Trabalho da 1ª Região – magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, advogados e jurisdicionados. O TRT1 também preparou material com informações sobre o câncer de mama para divulgação no Facebook.

A rede social também foi escolhida pelo TRT6 para relembrar o alto índice de cura da doença quando é descoberta no início, por meio de exame clínico, mamografia ou ultrassonografia. De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde do TRT-PE, a médica especialista em Oncologia, Semiramis Rocha de Oliveira, diagnosticado cedo, o câncer de mama pode ser curado em 90%, 95% das vezes. “Quem tem histórico da doença na família ou já teve alguma lesão mamária, como nódulos e cistos, deve informar ao médico”, disse.

No Espírito Santo, o TRT17 realizará três reuniões, organizadas pela Seção de Saúde, para colocar em discussão temas relacionados com a saúde das mulheres, com uma abordagem interdisciplinar e foco nas mudanças físicas e psicológicas ao longo da vida. Entre os assuntos programados para as reuniões, com duração de uma hora cada, estão a qualidade de vida, autocuidado com as mamas, interferências dos hormônios e a importância de hábitos saudáveis.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 90 e o nome faz referência ao laço rosa que simboliza a luta contra o câncer. A campanha foi criada visando à conscientização das mulheres sobre o cuidado com a saúde e a prevenção da doença através da mamografia. A ação de iluminar com a cor rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente e hoje assumiu importante papel na campanha, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. 

*Com informações dos TRTs 1, 6 e 17.

Acessos: 65

📚 Histórias que merecem ser contadas. E preservadas!

Recebemos com muita alegria um exemplar do livro Memórias da História da Justiça do Trabalho na Paraíba, de autoria do nosso associado Ocino Batista, servidor aposentado do TRT da 13ª Região. @trt13paraiba 

Na obra, Ocino percorre quatro décadas da história da Justiça do Trabalho na Paraíba, resgatando acontecimentos e experiências sob o olhar de quem acompanhou de perto essa trajetória.

E essa história com a literatura não é novidade por aqui! ❤️ Em março de 2021, contamos no nosso blog Espaço Cultural sobre sua estreia como romancista, com A Chegada da prima Vera, uma narrativa ambientada no sertão cearense.

Advogado, escritor e articulista, com publicações em diversos veículos de comunicação, Ocino segue transformando vivências e memórias em literatura.

Para nós, é uma alegria acompanhar e valorizar o talento dos nossos associados. E, desta vez, com um presente que também contribui para preservar a memória da Justiça do Trabalho.

👏 Parabéns pela obra, Ocino! E muito obrigado pelo carinho de compartilhar conosco mais esse capítulo da sua trajetória!

#anajustrafederal #espaçocultural #literatura #justiçadotrabalho #trt13
49 3