Acessibilidade no PJe: Servidores do TRT15 com deficiência visual aprendem a utilizar programa

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


                                                                                                                                 Foto: Denis Simas

Com a necessidade de ampliar o acesso dos servidores com deficiência visual ao PJe, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região iniciou o “Curso PJe – acessibilidade para cegos”, no dia 31 de agosto. No total, estão participando quatro servidores cegos, três servidores videntes, que estão os auxiliando, e dois servidores da Secretaria de Tecnologia da Informática. 

As aulas técnicas do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e do leitor de telas – NVDA, serão conduzidas nos dias 31/09 e 01/10 pelo servidor Jairo Maurano Machado que é cego e atua há cinco anos no TRT15. 

Ele declara que “este curso é uma multiplicação de outro já feito em Brasília, no ano passado, uma vez que a Comissão Permanente de Acessibilidade do sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), instituída pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) elegeu a ferramenta NVDA (leitor de tela) como propícia à Justiça do Trabalho, inclusive por ser de código livre (gratuito)”.

O servidor testemunha que, utilizando-a desde o ano passado, “houve muita melhora, pois antes o leitor de tela que usava era incompatível com o PJe”.


                                                                                                                                 Foto: Denis Simas
Primeiro dia

No início do curso, foi realizada uma mesa-redonda com profissionais de diferentes áreas do TRT15, que se empenharam na execução do conteúdo programático. 

Participaram ainda os servidores cegos Rodolfo José Andrello, Mercia das Virgens Santos e Marcio Roberto Vallim, bem como Alexandre Grando, Maria da Penha A. G. Santos e Francisco Clismacleiton da Costa, que em suas lotações acompanham e apoiam o trabalho 

Acessos: 0

CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
9 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
11 0
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.

Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.

👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.

#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
8 0