ANAJUSTRA Federal apoia preservação da memória e premiação acadêmica no TRT-MG
Evento retoma História Oral e entrega prêmio Antônio Álvares da Silva.
Atualizada em 27/03 às 11h15
A diretoria da ANAJUSTRA apresentou nesta quarta-feira, 22/03, na reunião mensal dos diretores-gerais dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), realizada no TST, o Programa Bem Viver.
O presidente da associação, Antônio Carlos Parente, destacou que o programa foi criado para levar serviços ao associado, contribuindo com a qualidade de vida dele e de sua família. Ainda segundo ele, integrar os servidores e melhorar o ambiente organizacional também são objetivos do Bem Viver que promoverá ações nas áreas de saúde, esporte, lazer, cultura e educação.
A iniciativa, que teve como primeira ação o Março Mulher, foi bem recebida pelos diretores. Sandro Alencar Furtado, diretor-geral do TRT9, destacou que, embora o foco da associação seja jurídico, “é bom que se caminhe para esse lado. Os servidores estão, cada vez mais, sendo massacrados, especialmente os da Justiça do Trabalho, que também é constantemente atacada”.
Ainda conforme o diretor, toda movimentação em prol do bem-estar é bem-vinda. “Precisamos disso. Mas a ANAJUSTRA terá o desafio de perceber a necessidade de cada regional. O que pode ser bom para o nordeste talvez não seja para o sul e talvez aquilo que seja bom para o Paraná não seja para o Rio Grande do Sul, Tribunais que estão na mesma região”, exemplificou.
Segundo o diretor-geral do TRT18, Ricardo Werbster Pereira de Lucena, as atividades do Programa Bem Viver podem garantir mais motivação ao quadro. Ele ressaltou que o Tribunal já promove algumas ações que visam à qualidade de vida dos servidores, mas que é preciso investir mais na área. “Além disso, o programa deve atingir o interior e disponibilizar atividades que realmente beneficiem os servidores, como nas áreas de educação e entretenimento”, afirmou.
Para a diretora da 2ª Região, Rita Yuri, “a iniciativa da ANAJUSTRA, com o Programa Bem Viver, vai ao encontro da necessidade de valorização dos servidores e de fornecer-lhes oportunidades para uma melhora em sua qualidade de vida”. Ela disse ainda que, “o programa, como estruturado, possui um grande potencial de influir positivamente no dia a dia dos servidores, sobretudo porque olha não apenas para o servidor enquanto agente público, mas busca também uma integração com sua família, abrangendo uma esfera que, por vezes, a administração pública tem dificuldades de alcançar”.
Sobre os desafios do Bem Viver, Rita apontou: “penso que um dos grandes desafios para que o programa tenha sucesso no TRT2 é compatibilizar as necessidades dos mais de cinco mil servidores ativos, além dos aposentados, espalhados por toda a região metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista. Diluir este atendimento para além dos prédios localizados na cidade de São Paulo e responder aos anseios de um público variado, moradores das mais diversas regiões da cidade, vindos de todos os Estados do Brasil, com interesses culturais e sociais distintos e objetivos de vida próprios, se mostra como um grande desafio para que o programa consiga êxito”.
Resultado positivo
Para Parente, o resultado da reunião é positivo. “Nosso objetivo era reforçar a parceria já existente com os Regionais e colher sugestões para aperfeiçoar o projeto”, disse. “A parceria com as administrações é primordial já que elas conhecem as demandas mais importantes e podem indicar as melhores ações”. No encontro com os DGs, Parente também ressaltou que a entidade está sempre em busca de melhorias para os servidores e que isso se dá em todas as áreas de atuação.
Também participaram da reunião os diretores Alex Sayour, Alexandre Saes, Áureo Pedroso, François Almeida e Glauce de Oliveira Barros, que falou sobre a importância do apoio das administrações. “O profissional que trabalha feliz qualifica o seu trabalho. O retorno dessas ações é pessoal, mas também para o próprio TRT”, enfatizou a diretora.
Próximas ações
O Março Mulher foi encerrado em Salvador na terça-feira, 21, depois de passar por São Paulo, Brasília, Fortaleza, Curitiba e Rio de Janeiro. Foram ofertados oito serviços e mais de 1.600 servidoras participaram. Para este ano ainda estão programadas uma campanha de vacinação, excursão para aposentados e pensionistas, além do subsídio a peças teatrais, musicais e shows e o patrocínio de eventos esportivos.
Fique atento. A agenda das ações será divulgada no site da ANAJUSTRA e nos Regionais.
Acessos: 0