Presidentes do STF e dos tribunais superiores se reúnem
Encontro tratou de inteligência artificial, segurança cibernética e…
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) iniciou, nesta segunda-feira (20), o III Encontro de Coordenadores de Núcleos e Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho (CEJUSCS). O objetivo do evento é alinhar as ações entre os gestores locais e a Vice-Presidência do Conselho.
História
Na abertura do encontro, o presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira, lembrou que a conciliação faz parte da história da Justiça do Trabalho e que a resolução de conflitos está na sua identidade e no seu DNA. “A conciliação, no Brasil, é a palavra de ordem atualmente, mas faz parte da cultura que a Justiça do Trabalho divulga desde os seus primórdios”, afirmou, assinalando que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vem estendendo a prática a todos os ramos do Judiciário.
O ministro Brito Pereira destacou ainda que a conciliação será uma das “ferramentas” usadas na 8ª Semana da Conciliação e da Efetividade da Execução, que será realizada entre 17 e 21/9. “Precisamos juntar a experiência e o entusiasmo de todos para repetirmos os êxitos alcançados nesses mutirões”, conclamou.
O ministro Renato de Paiva Lacerda, vice-presidente do TST e do CSJT e presidente da Comissão Nacional de Promoção da Conciliação, também ressaltou o pioneirismo da Justiça do Trabalho. “Desde a década de 1940 valorizamos a conciliação como tentativa de solução dos conflitos. Os CEJUSCs vieram para resgatar a nossa origem, a fim de nos levar à modernidade”, afirmou.
Ferramentas digitais
O primeiro painel do encontro teve como tema o uso de ferramentas digitais na conciliação. A desembargadora Ana Paula Tauceda, do TRT da 17ª Região(ES), e a juíza Ana Cláudia Torres Viana, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP) ressaltaram as resistências quando se trata de romper paradigmas, mas lembraram que essas mudanças já fazem parte do dia-a-dia. “Netflix, Uber e Waze são exemplos disso”, observou a juíza.
No campo do Direito, as magistradas apontaram ferramentas como a Valentina, robô que avalia questões trabalhistas e orienta os trabalhadores, as audiências virtuais e o PJe. E propuseram o uso mais intensivo das novas tecnologias, como a realização de acordos com mediação digital por meio do WhatsApp.
Estrutura e funcionamento
O segundo painel tratou da estrutura e do funcionamento dos CEJUSCs. A presidente do TRT da 10ª Região (DF/TO), desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, e a juíza Wanda Lúcia Silva, do TRT da 18ª Região (GO), destacaram os padrões e os modelos atuais de estrutura funcional dos Núcleos e Centros de Conciliação. Para Wanda, a conversa sempre substituirá a ideia de que há adversários em campos opostos. “Defendo a realização de audiências iniciais como necessárias, embora não exclusivamente”, afirmou.
Conciliadores e mediadores
No terceiro painel do primeiro dia, que teve como tema o recrutamento de conciliadores e mediadores, o desembargador Ricardo Hofmeister Costa, do TRT da 4ª Região (RS), e a juíza Dorotéia Silva Mota, do TRT da 5ª Região (BA), afirmaram que a mediação e a conciliação são quase uma nova carreira para servidores. Sem ter prestado concurso para essa especialização, eles passam por um curso sobre técnicas e ferramentas da conciliação. Além do servidor da ativa, é possível que aposentados atuem como voluntários.
Segundo dia
A programação do segundo dia traz mais três painéis: “Designação de Magistrados para Coordenação e Supervisão dos CEJUSCS”, “Jurisdição Voluntária: conveniência de normatização e soluções possíveis” e “Projeto de Conciliação dos processos do TST”. Os temas foram escolhidos a partir da reflexão da Vice-Presidência e do diálogo com os coordenadores de Núcleos e Centros de Conciliação.
Acessos: 70
Esta merece chegar ao grupo da família. 📲
@drogasiloficial @raiaoficial
Dependentes cadastrados também têm descontos na Drogasil e na Raia: 35% em medicamentos genéricos tarjados e 18% em medicamentos de marca tarjados.
Confira as orientações no app ANAJUSTRA Federal e compartilhe com quem pode aproveitar!
Movimentar o corpo, cuidar da alimentação e abrir espaço para a saúde emocional. A TotalPass reúne diferentes formas de cuidar de você. 💙
@totalpass
Além das opções de atividade física, os planos a partir do TP2 incluem o Total Mind, com sessões de terapia on-line, e o Total Nutri, com plano alimentar personalizado e teleconsulta com nutricionista.
Confira os serviços e as condições de cada plano e escolha o que combina com suas necessidades.
Seu próximo login pode dar uma chance extra de ganhar! 📲🎁
Associados adimplentes que tiverem o app ANAJUSTRA Federal instalado e já tiverem feito login recebem um número extra para concorrer aos 50 prêmios do Mês do Servidor.
Já baixou? Entre na sua conta e garanta sua chance extra! 💙
📅 Sorteio em 28/10, durante a live no YouTube da ANAJUSTRA Federal.
Comente LIVE para receber o link e ativar o lembrete!
💚 Seu próximo treino pode vir com muito mais vantagens!
Com o convênio entre a ANAJUSTRA Federal e a TotalPass, você tem taxa de adesão gratuita e pode incluir até 5 dependentes. É mais facilidade para cuidar da saúde e do bem-estar de toda a família!
E tem mais: a TotalPass está oferecendo descontos adicionais no primeiro mês dos planos TP1+ e TP2. São 50% OFF no TP1+ e 30% OFF no TP2. 🔥
📲 Passe para o lado, confira os valores e veja como ativar o benefício.
⏳ As condições especiais de lançamento são válidas até 31 de dezembro de 2026 e o prazo da promoção dos planos é limitado!
#ANAJUSTRAFederal #TotalPass #convênios #descontosevantagens
🏋️♀️ Seu treino também pode ter a marca da economia!
Os convênios da ANAJUSTRA Federal estão presentes em vários momentos da sua rotina — inclusive na hora de cuidar da saúde, escolher um tênis novo ou renovar o look de treino! 💚
Com TotalPass, Mizuno e Netshoes, você tem mais oportunidades para se movimentar, se equipar e aproveitar vantagens exclusivas.
Mais benefícios no seu dia a dia. Mais motivos para aproveitar! 😉
Acesse www.anajustrabeneficios.com.br e confira todas as nossas parcerias!
#clubedevantagens #convenios #descontosparaassociados
📢 Tem novidade no Mural de Permuta e Redistribuição!
Novos anúncios chegaram à plataforma! Se você está pensando em se aproximar da família, mudar de cidade ou encontrar novas possibilidades para sua carreira, vale a pena conferir!
📲 Acesse o app ou o site da ANAJUSTRA Federal, consulte os anúncios de permuta e redistribuição e veja se alguma oportunidade combina com o que você procura.
#permuta #redistribuicao #anajustrafederal