CNJ lança ferramenta pública que universaliza informações sobre processos judiciais

A ferramenta permite o acesso a dados como número do processo, sigla do tribunal, grau de jurisdição, órgão julgador, classe processual, além dos movimentos vinculados às ações

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Os dados dos tribunais de vários segmentos de Justiça estão disponíveis ao público geral, em especial desenvolvedores e pesquisadores, por meio da API Pública do DataJud lançada no final de setembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desenvolvida e administrada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), a ferramenta permite que o acesso a dados como número do processo, sigla do tribunal, grau de jurisdição, órgão julgador, classe processual, além dos movimentos vinculados às ações.

A grande contribuição da API consiste na universalização do acesso às informações judiciais, permitindo ao público o acesso aos metadados dos processos”, apontou o pesquisador do DPJ, Alexandre Monteiro.

A versão beta da API foi disponibilizada pelo CNJ em maio deste ano. Na ocasião, as permissões eram restritas, liberadas apenas após cadastro. Somente depois de um processo que envolveu testes e correções ao longo de 2023 foi apresentada a versão final, em que qualquer pessoa pode consumir os serviços da API. “Na fase beta, a ferramenta ficou disponível para usuários de diversos tribunais, entre eles o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e os tribunais de Justiça de São Paulo (TJSP), do Rio de Janeiro (TJRJ) e do Amapá (tjAP). A receptividade foi boa, além disso, várias sugestões de melhorias foram encaminhadas ao CNJ pelo TRF4”, disse.

A API é composta por informações contidas na Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud). Estão acessíveis metadados de processos judiciais dos tribunais superiores, da Justiça Federal, da Justiça Estadual, da Justiça do Trabalho, da Justiça Eleitoral e da Justiça Militar em todo país.

Com capas processuais e movimentações das ações de todas as instâncias, a ferramenta foi regulamentada pelas Portarias n.160/2020e n.91/2021e não permite consulta a processos que tramitam em segredo de Justiça. De um modo geral, os dados da API Pública do DataJud podem auxiliar em pesquisas acadêmicas e desenvolvimento de aplicativos que tornem mais simples a obtenção de informações. A expectativa do DPJ é que haja ainda, por intermédio da ferramenta, a análise de tendências e padrões do Sistema de Justiça.

Funcionamento

Os interessados em acessar os dados devem realizar autenticação da API liberada por meio de uma chave pública. Essa espécie de senha é gerada pelo próprio DPJ, o que garante transparência e facilita o acesso aos dados. De acordo com o Departamento, a chave pode ser alterada pelo CNJ conforme a necessidade, seja por razões de segurança, seja por outras relacionadas à gestão do sistema, a chave poderá ser alterada pelo CNJ a qualquer momento. O principal acesso é feito a partir da página daAPI Pública do DataJud.

No site da API está incluído um Glossário de Dados que ajuda desenvolvedores e pesquisadores no universo de informações disponíveis. A orientação do Departamento de Pesquisas Judiciárias é de que o público utilize os atributos dos metadados processuais com base nas descrições desse glossário.

DataJud

A Base Nacional de Dados do Poder Judiciário, instituída pelaResolução CNJ n. 331/2020, com dados do Sistema de Estatística do Poder Judiciário – SIESPJ. O DataJud possibilita o armazenamento centralizado dos dados e dos metadados processuais de todas ações que tramitam nos tribunais, tanto físico quanto de forma eletrônico. As informações do sistema obedecem a confidencialidade das informações, nos termos da legislação processual e da Lei Geral de Proteção de Dados.

O aspecto mais importante da API Pública é a sua contribuição para a universalização do acesso às informações judiciais, permitindo que ao público o acesso aos metadados dos processos judiciais da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário – DataJud.

Acessos: 1437

Para a Maria, servidora inativa do TRT9, o apoio é essencial e faz toda a diferença. 

Com a JUSaúde, você tem o suporte e o cuidado que merece em cada momento.

💙✨ #ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #CuidadoEmCadaDetalhe #PlanosDeSaúde"
Como fica o Congresso durante as campanhas municipais?

🔍 Com 65 parlamentares disputando as eleições municipais de 2024, como ficará o funcionamento do Congresso Nacional?

Enquanto senadores e deputados focam em suas campanhas locais, a Câmara e o Senado enfrentam o desafio de manter suas atividades. Sessões semipresenciais e pautas acordadas são as soluções previstas, mas será suficiente? 🤔

Este é o tema da coluna De Olho em Brasília, que você pode ler na íntegra no nosso site

E você acha que as eleições municipais podem prejudicar o andamento dos trabalhos em Brasília? Deixe sua opinião nos comentários! 👇

#Eleições2024 #PolíticaBrasileira #CongressoNacional #CâmaraDosDeputados #SenadoFederal #EleiçõesMunicipais #Brasil #Democracia #Legislativo @‌anajustrafederal
O que é saúde para você⁉️

Saúde é mais do que apenas estar bem fisicamente. É estar bem em todos os aspectos da vida. É ter o suporte necessário para viver plenamente. Isso começa com você!

Conte com a gente nisso! 🩺🏥

Conheça a JuSaúde, gestora de serviços de saúde de qualidade por meio de parcerias com operadoras sólidas, atendendo nossos associados em todo o Brasil.

#anajustrafederal #anajustracorretora #jusaude #planosdesaude #gestãodeplanosdesaúde
💛 Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, um tema que merece atenção e cuidado. Aqui estão algumas dicas para manter sua saúde mental em dia:

1 - Converse sobre seus sentimentos: Falar com amigos, familiares ou um profissional pode ajudar a aliviar o peso de suas preocupações.

2 - Pratique o autocuidado: Reserve momentos para você, seja lendo, meditando ou fazendo uma atividade que te traga alegria.

3 - Mantenha uma rotina saudável: Alimentação balanceada, exercícios físicos e sono de qualidade são fundamentais para o bem-estar.

4 - Busque apoio quando necessário: Não hesite em procurar ajuda profissional. Terapia é uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e superação.

5 - Apoie quem está ao seu redor: Esteja atento aos sinais em pessoas próximas. Tenha empatia e ofereça uma escuta ativa.

🌟 Você não está sozinho! A prevenção começa com pequenas atitudes. Vamos juntos nessa luta!

#SetembroAmarelo #SaúdeMental #VocêNãoEstáSozinho #JUSaúde #ANAJUSTRAfederal
O clima seco chegou em diversas regiões do Brasil, há locais com índice abaixo dos 14% de umidade relativa do ar. E com a queda da umidade aumenta a necessidade de um cuidado especial com o corpo e a mente.

Aqui estão algumas dicas para manter sua energia e vitalidade:

💧 Hidratação em primeiro lugar - água é essencial! Beba bastante e mantenha-se refrescado.

🌿 Crie um oásis em casa - use um umidificador para adicionar um toque de conforto ao seu ambiente.

🌞 Proteção solar - proteja sua pele e mantenha-a hidratada com cremes nutritivos.

🍉 Alimente-se com frescor - inclua frutas e vegetais ricos em água para ajudar na hidratação interna.

🕶️ Dicas extras:
Aplique colírios para aliviar os olhos secos e escolha banhos curtos e mornos para evitar o ressecamento da pele.

Vamos cuidar da saúde em todas as épocas do ano.

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #ANAJUSTRACorretora #TempoSeco #CuidadosComSaúde #BemEstar #VidaSaudável #DicasDeSaúde