Satisfação profissional, teletrabalho e ansiedade: o que o Censo revela sobre esses temas?

Diretora-executiva do CNJ conversa pela segunda vez com o PodSer e responde.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, Gabriela Soares

O 2º Censo do Poder Judiciário reuniu informações oferecidas por mais de 92 mil respondentes, entre abril e setembro de 2023, resultando, de acordo com a diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciais do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), Gabriela Soares, em uma pesquisa robusta. Sobre o fim da pesquisa, seus resultados e ações traçadas a partir de agora, o PodSer, o podcast do servidor, conversou com Gabriela em seu nono episódio.

O total de respondentes representa 31,4% de todos os servidores e as servidoras da Justiça, o que significa que esta edição da pesquisa obteve a adesão de 32,01% dos integrantes do Judiciário.

“O teletrabalho traz uma falta de engajamentos em certos aspectos, isso não há dúvida. Esse mundo mais isolado que a gente vive hoje, hiperconectado, faz com que as pessoas se interessem menos em pesquisas. E também por não ser a primeira vez. 2013 era a primeira vez. E agora não”, pondera a diretora-executiva sobre o índice de respondentes.

Na conversa, Gabriela diz que, apesar da baixa adesão, com os dados obtidos ainda é possível tirar conclusões sobre o perfil do servidor do Judiciário. “Dá para tirar muitas conclusões. Não dá para garantir que todos os servidores do Poder Judiciário têm esse pensamento e esse comportamento. Mas dá para falar de um universo bastante significativo. Os números não mudaram muito em termos de satisfação profissional. O que a gente vê é que os servidores estão felizes com seu ambiente de trabalho, com o seu relacionamento com os colegas e suas.”

Por outro lado, os dados parciais divulgados pelo CNJ revelaram que 47,9% dos servidores sofrem de ansiedade e 37,4% sofrem de estresse. Sobre isso, Gabriela avalia que “esses números são realmente assustadores e muito altos. Então se olharmos que 50% tem esse sentimento, esse sofrimento, isso merece uma pesquisa mais aprofundada, para compreender os motivos para que isso aconteça.”

O nono episódio do PodSer pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O PodSer tem o nome derivado de “podcast do servidor” e é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

 

Acessos: 3287

CLUBE DE VANTAGENS | COLÉGIO CRUZEIRO

Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes VIP têm desconto nas mensalidades do Colégio Cruzeiro, eleito o colégio mais amado do Rio pela Veja Rio! 💙

A parceria é válida para as unidades:

📍 Centro

📍 Jacarepaguá

Com 163 anos de história, o Colégio Cruzeiro alia tradição, inovação e uma proposta pedagógica que valoriza o afeto, a autonomia e o pensamento crítico.

➡️ Acesse www.anajustrafederal.org.br e saiba mais (link na bio).

#clubedevantagens #anajustrafederal #colegiocruzeiro #educacaodeexcelencia #benefícioparaassociados
14 2
CLUBE DE VANTAGENS | NISSAN 🚗

Fomos até a Nissan, parceira do nosso Clube de Vantagens, conhecer os veículos que estão com desconto até maio.

⚠️ SPOILER: Os descontos chegam a R$ 39 mil e os carros são um mais lindo que o outro.

📹 Assista ao vídeo e confira o primeiro veículo que você tem desconto!

Em breve, teremos a sequência com mais TRÊS modelos. Aguarde!

Se você já é associado ou dependente VIP, em anajustrabeneficios.com.br já pode conferir todos os modelos e descontos em uma tabela na página do parceiro.

#anajustrafederal #convenio #nissan #parte1
118 13
ESPAÇO CULTURAL | FERNANDO MESQUITA

Servidor aposentado do TRT da 3ª Região, Fernando Mesquita transformou a paixão pela culinária e pela escrita em um legado. Autor de livros como “Sem Açúcar”, “com Afeto” e “Empório Vegano”, ele resgata histórias, receitas e saberes de mulheres que moldaram a culinária mineira.

Agora, se dedica à ficção com o romance “...até o último suspiro” e prepara novos projetos que unem tradição, espiritualidade e amor pela comida.

📚 Conheça mais sobre ele no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal. Link na bio!

#espacocultural #anafederal #culináriaafetiva #culturagastronômica #servidor
16 1