CALENDÁRIO 2026

Quem tem amigos é mais feliz e pode viver mais, apontam estudos

Manter relações de amizade ajuda a proteger o cérebro de doenças que costumam aparecer na velhice.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“A amizade sincera é um santo remédio, um abrigo seguro.” O trecho, tirado de uma música de Renato Teixeira, é um resumo do que uma verdadeira amizade pode significar: saúde, alegria, conforto. Algumas pessoas querem ter “um milhão de amigos”, como diz outra música. Já outros, preferem manter os poucos e bons. Mas tem uma coisa que todos – ou quase todos – concordam. Estar perto dos amigos faz a vida ser mais completa.  E embora a afirmação pareça apenas mais uma frase de efeito formada pelo senso comum, trata-se de uma informação cientificamente comprovada.

Pesquisas apontam que a amizade é capaz de nos fazer mais felizes do que ter um bom emprego, ser feliz na carreira ou até mesmo conseguir a tão almejada segurança financeira.

Um estudo realizado na Universidade de Harvard investigou, durante 75 anos, qual o segredo da felicidade. A pesquisa estudou mais de 700 pessoas divididas em dois grupos, formados por estudantes de Harvard e moradores das cidades vizinhas a Boston. Além das pessoas selecionadas, as famílias dos participantes também foram monitoradas em entrevistas realizadas a cada dois anos, exames médicos e experiências de interação com outras pessoas.

O poder do afeto

Em entrevistas sobre o tema, o psiquiatra e psicanalista Robert Waldinger – que é autor do livro “Uma vida boa” e também um dos diretores do estudo de Harvard – afirma que teve acesso a dados sobre a verdadeira felicidade e a sensação de satisfação. No TED “Do que é feita uma vida boa?”, ele lançou a pergunta “Se você hoje fosse investir no seu melhor ‘eu’ futuro, no que você colocaria seu tempo e energia”? A resposta não tem nada a ver com dinheiro, carreira ou status, mas sim com as relações pessoais.

Dentre as pessoas avaliadas no estudo, quem criou laços com outras pessoas viveu mais – e viveu melhor. O afeto compartilhado é o maior sucesso que alguém pode ter. Investir em amigos, família e amores é o melhor que você pode fazer por si mesmo (depois, é claro, de investir em si mesmo no próprio bem-estar).

Faz bem para a saúde

Laços de amizade ajudam a dominar novas habilidades sociais, resultando em uma comunicação clara, desenvolvimento de identidade e maior suporte para o autoconhecimento.

Embora atualmente as amizades estejam cada vez mais saindo do mundo real e entrando para o mundo virtual, o valor da amizade é o mesmo: evidências científicas mostram que conviver e socializar ativam áreas do cérebro que causam sensações de prazer e bem-estar, por meio da liberação de neurotransmissores como dopamina, o hormônio da felicidade, e a oxitocina, apelidada de hormônio do amor.

Além disso, manter relações sociais, proveitosas e duradouras, além de uma vida social ativa, ajudam a proteger o cérebro de doenças que costumam aparecer na velhice, como a demência.

Benefícios da amizade

1.   Longevidade: Os laços de amizade apresentam impacto benéfico no bem-estar e na saúde, contribuindo para a longevidade. Estudos afirmam que a amizade pode aumentar em 50% as chances de uma vida longa e mais saudável.

2.   Diminui o risco de doenças: Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, constataram que pessoas com forte apoio social dos amigos têm um risco reduzido de muitos problemas como depressão, hipertensão e até ajuda a regular o Índice de Massa Corporal.

3.   Amadurecimento: Amigos partilham de experiências e garantem o aprendizado, por isso, a convivência e a troca nas relações permitem o desenvolvimento de sentimentos positivos, o que é crucial para o amadurecimento.

4.   Fortalecimento do cérebro: Uma amizade verdadeira pode ajudar no fortalecimento do cérebro quando se fala de sinais de envelhecimento, contribuindo para a prevenção de doenças como o Alzheimer.

Amizades do trabalho para a vida eternizadas no Calendário

O calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal vai celebrar as amizades formadas no Judiciário. Para concorrer a um lugar no impresso, acesse o hotsite da campanha, conte a sua história, anexe uma foto de um momento especial com seu amigo e envie.  

Podem participar apenas servidores associados.

Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
14 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
64 4
🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
365 44