NA CÂMARA

Projeto assegura apoio psicológico e jornada reduzida para servidor com burnout

A síndrome de burnout ou do esgotamento profissional é um distúrbio emocional relacionado à exaustão extrema, estresse e esgotamento físico decorrente de trabalho desgastante.

 

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Projeto de Lei 1889/24 garante ao servidor público diagnosticado com síndrome de burnout ou outras doenças psiquiátricas o direito de reduzir a jornada de trabalho pela metade por um período de seis meses, sem perdas salariais. A proposta também assegura ao servidor acompanhamento psicológico regular pago pelo órgão empregador.

A síndrome de burnout ou do esgotamento profissional é um distúrbio emocional relacionado à exaustão extrema, estresse e esgotamento físico decorrente de trabalho desgastante.

“O projeto fornece apoio estrutural aos servidores públicos durante períodos de vulnerabilidade, garantindo que possam recuperar plenamente sua saúde mental sem o medo de perderem seus rendimentos ou posições”, explica o autor, deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE).

Clodoaldo Magalhães, o autor da proposta.

Segundo o parlamentar, a medida proposta “não apenas apoia a recuperação individual, mas também promove um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”.

O projeto permite ainda que a redução da jornada de trabalho seja prorrogada por períodos adicionais de três meses, mediante nova avaliação médica e psicológica.

O servidor em jornada reduzida não poderá ser transferido ou realocado sem sua concordância, exceto por recomendação médica ou necessidade de tratamento.

Próximos passos

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Trabalho; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Acessos: 79

💛Setembro Amarelo é um lembrete para cuidarmos da saúde mental e estarmos atentos ao nosso bem-estar e aos que estão ao nosso redor.

👉 Como você pode ajudar:
🔸Escute sem julgar. Às vezes, um ouvido atento faz toda a diferença.
🔸Seja um ombro amigo. Ofereça apoio e mostre que uma pessoa não está sozinha.
🔸Converse sobre saúde mental. Abrir o diálogo sobre emoções e sentimentos é essencial para quebrar barreiras.
🔸Encaminhe para ajuda profissional. Incentivo à busca por psicólogos, psiquiatras ou linhas de apoio.
🔸Cuide de si. Reconhecer os próprios limites e buscar ajuda também é um ato de coragem.

🌻 Você não está sozinho. Todos nós podemos fazer a diferença.

#JUSaúde #SetembroAmarelo #SaúdeMentalImporta #CuidadosComAVida #ANAJUSTRAFederal
Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal. Não foi da noite para o dia. Foi um passo de cada vez, em uma relação de confiança, construída a partir de muito trabalho e na criação de serviços exclusivos, e vantagens que fazem sua vida melhor.

ANAJUSTRA Federal
Mais e mais forte, com você!

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
Você tem uma paixão que transcende o expediente? No blog Espaço Cultural, valorizamos as expressões artísticas dos nossos servidores associados! 📚🖋️🎶

Quer compartilhar seu livro, poesia, fotografia, música, arte manual ou artigo publicado? Agora é a sua chance de brilhar! ✨

Envie sua contribuição para:
✉️ cultural@anajustrafederal.org.br

Não perca essa oportunidade de mostrar seu talento para todos! 🌟

#EspaçoCultural #Arte #Criatividade #ServidorArtista #Participe #ANAJUSTRAFederal