Prazo para envio de participações é prorrogado
Associados que amam se movimentar têm até 14/8 para enviar relatos e fotos.
Afastamento psiquiátrico e muita angústia antecederam a aposentadoria de Consuelo Pagani. Neste quarto episódio do PodSer, o Podcast do Servidor, a arteterapeuta, poeta e servidora aposentada do TRT da 3ª Região (Minas Gerais), fala sobre momentos que permearam essa fase da sua vida, com o tema “Aposentei e agora?”.
“Eu andava há muito tempo necessitando de tempo hábil para realizar as coisas do meu coração. […] Daí a necessidade de me aposentar ficou gritante dentro de mim”, recorda a artista plástica, que se viu em uma fase de estagnação no seu processo criativo. “Se eu não estou criando alguma coisa fica uma lacuna. Cada vez eu me via mais fechada de poder criar”. Destes sentimentos até a aposentadoria, em si, Consuelo afirma que “as coisas foram se consolidando de forma natural”.
Outros acontecimentos, segundo a servidora, também somaram para a necessidade clara que ela tinha de se aposentar. “Cada vez eu me via mais fechada no tribunal, infelizmente, com todo respeito, em não poder criar. […] Eu estava com minhas poesias paradas, minhas criações paradas, a arteterapia parada. Eu precisava de tempo útil para poder ser eu mesma. […] E aconteceu um fato horrível, muito grave, eu fui desrespeitada, eu fui pro fundo do poço. Eu precisei de afastamento psiquiátrico”.
Com prêmios literários desde a infância — aos 10 anos ela foi premiada em um concurso nacional com uma redação escrita em forma de poesia, a servidora que atuou por muitos anos no TRT da 17ª Região (Espírito Santo), afirma que enquanto tirava uma licença médica, dias antes da sua aposentadoria, voltou a escrever e, nesse momento, o poema “‘Sou ave refeita’ surgiu do caos em que se encontrava”. O texto integra a sua obra mais recente, um livro autobiográfico-poético, chamado “Voando em busca da Aurora”. “Fiz um capítulo de grito à sociedade ‘contra um massacre psicológico ao trabalhador’”.
Além de “Voando em busca da Aurora”, Consuelo também é autora de “A Viagem da Gotinha”, lançado em 2005, premiado pela Secretaria de Cultura de Vitória/ES; participou de mais de 20 antologias entre 2020 e 2021; em 2013, recebeu a Comenda Ruth Cardoso, pelo Projeto Pequeno Cidadão, realizado com crianças carentes, onde trabalhou cidadania, consciência ambiental, inclusão social e autoestima através da Arteterapia. É membro da Academia Cruzeirense de Letras (ACL); Academia Internacional de Literatura e Artes “Poetas Além do Tempo” (AILAP) e da Academia Internacional Mulheres das Letras (AIML).
PodSer
O PodSer tem periodicidade mensal e esse quarto episódio é uma edição extra do mês de abril. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.
Ele pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.
Lançado em março, o PodSer já conta com três episódios de temas variados. A estreia foi com o tema “declaração do imposto de renda 2023”, com o consultor financeiro da associação, José Carlos Dorte. No segundo episódio, uma edição extra do nosso podcast, ainda no mês de março, entrevistamos a médica infectologista Daniela Barros sobre a relação entre o outono e as doenças respiratórias. E em abril, no dia 9/4, no terceiro episódio, a diretora de comunicação do TRT2, Aline Castro, foi a nossa convidada para falar sobre comunicação organizacional, serviço público e o seu podcast próprio “Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência”.
Acessos: 2488
🏃♀️ Mais uma semana para colocar a sua história em movimento!
O prazo para participar do Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 foi prorrogado até 14 de agosto, às 16h.
Com o tema “Servidores em movimento”, a campanha quer conhecer histórias de associados que encontraram na atividade física uma forma de transformar a rotina, cuidar da saúde e buscar mais equilíbrio.
Vale caminhada, corrida, musculação, dança, ciclismo, natação ou qualquer outra atividade. Mais do que mostrar o exercício, queremos saber o que mudou na sua vida depois que você começou a se movimentar.
📸 Escolha uma foto em boa resolução
✍️ Conte sua história em até 600 caracteres
📅 Envie até 14/8, às 16h
As participações selecionadas irão para votação popular e as 12 mais votadas farão parte do calendário impresso de 2027.
Acesse o hotsite, confira o regulamento e participe!
#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
🚨 Nossa campanha de metas no app foi prorrogada!
Agora você tem até 3/9 para cumprir as metas e concorrer ao sorteio de 3 kits exclusivos com mochila e squeeze personalizados.
Para participar, basta:
⭐ Avaliar 2 convênios diferentes no aplicativo.
🛡️ Ter pelo menos 1 apólice de seguro ativa.
✅ Ah, também é preciso estar com a mensalidade associativa em dia no dia do sorteio, 4/9.
📲 Comente “app” e receba o link para baixar!
🔴 É hoje, às 19h, no YouTube!
A Reforma da Previdência já mudou as regras. A pergunta agora é: você conhece as regras vigentes e sabe como elas impactam o seu futuro?
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud convidam você para uma live com dois especialistas que vão esclarecer, de forma prática, os principais efeitos da reforma sobre a vida dos servidores: Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-presidente da Funpresp-Jud, e Jurandir Sell Macedo, Doutor em Finanças Comportamentais
Na conversa, eles vão explicar os impactos das regras vigentes na aposentadoria, na pensão por morte, na incapacidade permanente, na proteção da renda e no planejamento financeiro.
Hoje, 6/8
Às 19h
Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram.
Esperamos você!
Comente “live” e receba o link para assistir no YouTube!
Uma partida é boa. Uma temporada inteira é ainda melhor 🎾
A ANAJUSTRA Federal firmou uma parceria com a Courtz League, liga amadora de tênis que transforma partidas isoladas em uma experiência completa de competição, evolução e integração.
Voltada para tenistas amadores de diferentes níveis no Rio de Janeiro, a temporada conta com confrontos equilibrados, ranking dinâmico e até oito partidas. Os próprios jogadores combinam a quadra e o horário, garantindo mais flexibilidade para conciliar os jogos com a rotina.
Associados e dependentes têm 15% de desconto.
As inscrições para a temporada que termina em dezembro estão abertas até 12/8.
Acesse a página do convênio no Clube de Vantagens e saiba como participar.
📍Ah, lembrando que no Rio de Janeiro, representamos os servidores das justiças Federal, Eleitoral, Militar e Trabalhista.
@trtrjoficial
@tre.rj
#anajustrafederal #clubedevantagens #tênis
Neste Dia dos Pais, o aprendizado é em dose dupla. 💙
Na compra de um curso Open English Junior para a criança, o associado ganha um curso Open English para um adulto. Uma oportunidade para pais e filhos aprenderem inglês juntos, cada um no seu ritmo.
A promoção é válida até 9 de agosto.
Além da ação especial, associados da ANAJUSTRA Federal continuam contando com 65% de desconto nos cursos da Open English, parceira do Clube de Vantagens.
Consulte Open English em anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #clubedevantagens #openenglish
Você está preparado para os impactos da Reforma da Previdência na sua aposentadoria?
Desta vez, o Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, é quem convida você para uma live sobre o tema, as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219. Vamos conversar sobre os principais impactos das mudanças nas regras de cálculo da pensão por morte e da aposentadoria por incapacidade permanente, os desafios para o planejamento da aposentadoria e a importância de se preparar hoje para construir um futuro com mais segurança.
A live será realizada em parceria com a @funprespjud e contará com a participação do professor e Doutor em Finanças Comportamentais, \@jurandirsell.
Anote na agenda: 6 de agosto, às 19h.
Acompanhe a live pelo nosso canal no YouTube e aqui no Instagram, onde você também poderá interagir e participar da conversa!