
Relator adianta pontos das propostas que pretende apresentar depois do recesso
Pedro Paulo garantiu que a reforma não vai retirar direitos dos servidores.
Depois de 37 anos dedicados ao serviço público, o servidor Ocino Batista, do TRT da 13ª Região, pôde finalmente se aposentar e aproveitar o momento de descanso para fazer tudo que não tinha oportunidade e tempo. No primeiro momento, fez um tour pelo sertão do Ceará. Depois, com a chegada da pandemia, alguns projetos foram adiados e outros ganharam vida, como a produção da sua primeira obra, “A Chegada da prima Vera”, um romance ambientado no sertão do Ceará.
Mesmo com a pandemia e todas as limitações impostas pela crise sanitária, Ocino segue firme com outros projetos e, inclusive, investiu em aulas de inglês para futuramente viajar pelo exterior junto com sua esposa, companheira há mais de 30 anos.
“A Chegada da prima Vera” – Servidor aposentado lança seu primeiro livro
Ocino Batista, do TRT da 13ª Região, é autor de romance ambientado no sertão do Ceará
Marisa Arosio – Servidora cria E-book Interativo
Com a aposentadoria, a associada decidiu escrever sobre viagens e assuntos do cotidiano.
Planos são o que não faltam também para a publicitária aposentada do TRT da 3ª Região, Patricia Melin, que procurou até uma terapeuta ocupacional para aproveitar o tempo da melhor maneira. Patrícia também aproveitou essa nova etapa para realizar um sonho de adolescência que julgava ser impossível: fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e se hospedar numa casa de família. “Muitos me perguntavam por que não alugar um flat, mas eu queria viver essa experiência por completo”, explica.
A viagem e o intercâmbio aconteceram antes da pandemia. Depois de retornar e lidar com vários meses de limitações, a aposentada decidiu procurar na terapia ocupacional maneiras de extrair o melhor dessa nova fase e viver experiências similares às do intercâmbio. “Dentre tantos sentimentos, se destacou um vazio que já vinha de mais tempo, mas eu não percebia claramente. O isolamento me obrigou a enxergar isso e vi que precisava de ajuda”, recorda. Recentemente, Patricia participou de uma live junto com sua terapeuta ocupacional, Cecília Xavier, e compartilhou várias experiências sobre sua busca.
A publicitária também tem se dedicado à leitura e até entrou para um clube. Esse interesse pelos livros e as sessões com a terapeuta também a incentivou a escrever. “Sempre gostei muito de escrever, mas nunca pensei em compartilhar e hoje, mergulhando nesse universo, vi que tenho muito o que dizer”, conta. Hoje, Patricia terminou de escrever o seu primeiro livro e já tem outros projetos em mente. “Vou investir cada vez mais meu tempo e energia na escrita.”
Não tenho todas as respostas, mas tenho o que considero o mais importante: muitas perguntas, que me instigam e me motivam a ir em frente. E a principal delas tem sido: por que não?
Marisa Arósio também é outro exemplo de inspiração para quem se aposentou ou vai se aposentar em breve. Com mais tempo livre, a servidora do TRT da 9ª Região passou a participar de oficinas de escrita criativa, praticar esportes e meditação, além de conhecer lugares novos. A mistura de várias dessas atividades a inspirou para criar um e-book criativo, com temas que vão desde o cotidiano a viagens a lugares pelo Brasil, como a Amazônia e a Serra da Mantiqueira.
Os planos de Marisa para o momento atual é viver cada momento do dia com serenidade e cuidar da saúde física e mental. “A curto prazo, pretendo retomar a convivência com familiares e amigos/as que moram distantes e curtir a natureza o máximo possível.”
Outro projeto é mudar-se da residência atual para uma casa, onde seja possível colocar os pés no chão, ter maior contato com a natureza e “olhar o céu com mais frequência.”
Após me aposentar me tornei tão ativo, que não admitia ser chamado de inativo
Se engana quem imagina que a aposentadoria é o fim, ou o início de uma vida sem afazeres ou monótona. Além das viagens, Ocino pretende voltar a dar aulas, outra paixão, e continuar atuando como colunista no Diário do Poder, de Cláudio Humberto Rosa e Silva, em Brasília.
Outro feito de Ocino foi solicitar ao presidente do TRT13 que alterasse a nomenclatura da seção responsável pelos aposentados, chamada de “Seção de Inativos” para “Seção de Aposentados e Pensionistas”.
Metas e sonhos são o que não faltam para eles, que depois de tanto contribuírem, se encontram mais ativos e determinados para realizar tudo aquilo que a rotina do dia a dia e os compromissos com o serviço público tornava inviável. Vida longa e feliz aos servidores!
Acessos: 18
🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?
A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?
✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente
Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!
#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico
Você conhece a Telemedicina?
Ela é prática, segura e pode evitar deslocamentos desnecessários, inclusive em situações simples.
📲 Dores leves, dúvidas sobre medicamentos e resultados de exames podem ser resolvidos pelo atendimento remoto.
Além disso, a Telemedicina ajuda a evitar a superlotação de prontos atendimentos.
▶️ Acesse o app ou o site da operadora e confira como utilizar.
#anajustrafederal #telemedicina
CALENDÁRIO 2026 👉 Conheça histórias reais de quem encontrou, no ambiente de trabalho, muito mais do que colegas: encontrou inspiração, amizade e parceria para a vida.
💬 Histórias que emocionam, inspiram e mostram como o ambiente profissional pode ser também um espaço de afeto, propósito e conexão.
⠀
Envie você também sua participação até 8/8, e tenha a chance de estampar nosso desejado calendário 2026!
👉 Comente “amizade” para receber o link da página especial e enviar sua história!
#ANAJUSTRAFederam #Amizadenotrabalho #ConexõesQueMarcam #calendario2026
📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial
Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.
▶️ Confira o que disse quem passou por lá!
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
📸 Cliques da Semana Bem Viver no TRT3 @trt_mg_oficial
A Semana Bem-Viver levou mais saúde, cuidado e informação aos servidores do TRT3!
Durante o evento, promovido pela ANAJUSTRA Federal com a SulAmérica, os associados puderam aferir a pressão, medir a glicose, curtir uma boa massagem (por meio da parceria com a @paguemenos) e conhecer os benefícios do novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 É servidor do TRT3 e quer um plano que atende no Mater Dei? Fale com a gente. @redematerdei
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS
Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.
📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.
A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.
#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude