Decisão sobre adicional de qualificação é novamente adiada

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A 4ª sessão ordinária do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) teve três julgamentos adiados em razão da ausência do conselheiro ministro Emanuel Pereira. O ministro teve de se ausentar da reunião desta sexta-feira, 26/5, devido ao conflito de agenda com as atividades da semana nacional de conciliação. O conselheiro ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos também faltou à sessão por estar doente.

Entre as pautas adiadas, está o processo que trata da concessão de Adicional de Qualificação (AQ) aos servidores ocupantes de cargos efetivos dos quadros de pessoal dos Tribunais Regionais do Trabalho. O pleito deve voltar a ser discutido na próxima reunião ordinária do conselho, em 30 de junho.

Outras votações


Ives Gandra declarou que consultará os tribunais regionais sobre a necessidade de regulamentação do afastamento de servidores para participação em eventos sindicais. (Foto: Jéssica Gotlib/ANAJUSTRA)

Na sessão, os conselheiros decidiram por maioria de votos negar conhecimento a uma ação que pedia ao CSJT para regulamentar o afastamento de servidor para participação em eventos sindicais. A petição partiu do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (SITRAEMG).

De acordo com o pedido, um representante sindical fora convocado pela administração para uma reunião e não conseguiu liberação para participar do encontro sem que houvesse reposição de ponto.

A relatora foi a conselheira Maria das Graças lembrou de julgamento anterior do conselho, na sessão de 9 de novembro de 2015, que negou conhecimento a um pedido “idêntico e do mesmo sindicato”. Ela foi acompanhada por outros cinco conselheiros, sendo sua tese a vencedora.

O conselheiro desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro apresentou divergência do voto da relatora. “No processo anterior este conselho declarou sua incompetência, por tanto, não adentrou o âmago da questão. Não há por tanto impedimento ao julgamento da matéria advinda do processo anterior ”, argumentou o desembargador. 

“Nós temos 24 tribunais nesse país. Há tribunais que autorizam o afastamento com compensação, outros que autorizam sem compensação. Há tribunais que não autorizam. Qual é a missão institucional deste conselho? Unificar padrões de comportamento. Ou todos têm esse direito, ou todos não têm”, colocou o conselheiro Ribeiro.

O presidente do CSJT, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, declarou que consultará os tribunais regionais sobre a necessidade de regulamentação da matéria para que, se preciso, seja apresentada no conselho uma proposta.

 

Acessos: 3

Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
24 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
46 1
Você já viu o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2025!?

Serão 10 feriados nacionais e 8 pontos facultativos, com direito a quatro feriadões durante o ano. E claro, o Carnaval continua sendo ponto facultativo.

📆 Use sua Agenda e Calendário da ANAJUSTRA Federal para planejar bons momentos!

🛍️🛒 e lembre-se usar os convênios do nosso Clube de Vantagens para economizar em viagens e passeios! 

#anajustrafederal #clubedevantagens #anajustrabeneficios #pju
26 2