Publicado glossário das Metas Nacionais do Poder Judiciário
O documento contou com o trabalho voluntário de servidores e servidoras de…
O TRT da 2ª Região venceu, de forma inédita, na categoria Tribunal Regional do Trabalho, o Prêmio Conciliar é Legal 2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O reconhecimento veio por conta do projeto Plano Estratégico de Gestão de Conflitos Trabalhistas, desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-2) do TRT-2.
São coautores do projeto a ex-coordenadora do núcleo, desembargadora Sônia Aparecida Gindro (atualmente o Nupemec-2 é coordenado pela vice-presidente administrativa do TRT-2, desembargadora Cândida Alves Leão); a juíza do trabalho Heloísa Menegaz Loyola e o servidor Luiz Antonio Loureiro Travain, ambos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc-Sede).
Com isso, o TRT-2 se destaca por estar na vanguarda na gestão de conflitos trabalhistas e pela adequada administração da Justiça, refletindo o sucesso na pacificação e no bem-estar social.
O Plano Estratégico de Gestão de Conflitos Trabalhistas é composto por 34 projetos voltados para as diversas necessidades deste Regional. Dentre os de maior porte, estão: “Grandes Litigantes” (15 projetos), “Lista de Reclamantes”, “A Conciliação vai até você”, “Transportes Públicos”, “Demissões em Massa” e “Semanas de Conciliação Bancária”.
O plano e os projetos integrantes foram desenvolvidos após longo estudo técnico sobre a atividade de gestão de conflitos trabalhistas e suas soluções, sob o enfoque da conciliação e da mediação. O Plano Estratégico de Gestão de Conflitos Trabalhistas está calcado em elevada tecnicidade de gestão de conflitos humanistas e administração da Justiça, resultando em economicidade, celeridade processual e até arrecadação tributária reflexa, servindo de espelho para os demais Regionais ante sua replicabilidade. Nesse contexto, é importante salientar que o plano estratégico do TRT-2 traz em seu bojo uma diretriz de Política Interna de Solução de Conflitos que sinaliza, dentre outros assuntos, o mapeamento estratégico, a metodologia de trabalho e seus objetivos.
O TRT-2 ganhou também edições anteriores do Prêmio Conciliar é Legal do CNJ. Em 2015, foram duas categorias e, em 2014, uma categoria. Desta vez, porém, venceu de forma inédita na categoria Tribunal Regional do Trabalho.
A data da cerimônia de premiação deverá ser anunciada em breve pelo CNJ.
Acessos: 0