Convênios

Com Covid-19 e limitações das academias, exercícios em casa entraram na rotina

27/04/2021 13:13 | Fonte: Livia Lino e Leandra Ribeiro, da assessoria

Com aplicativos de exercícios e meditação, qualquer hora e lugar é bom para exercitar-se, com mais autonomia e liberdade.

Uma alternativa para quem não tem ideia de por onde começar, ou quer incrementar os exercícios e atividades, é usar a tecnologia a seu favor. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

A busca por uma vida mais saudável é motivo para milhares de pessoas se deslocarem quase que diariamente para as academias. Com a pandemia do novo coronavírus, há mais de um ano, entre fechamentos e reaberturas, o movimento nesses lugares ficou instável.

No último dia 24/4, restaurantes, academias e salões de beleza reabriram no estado de São Paulo após 50 dias de proibição. No Rio de Janeiro, esses lugares podem funcionar, com 40% de sua capacidade, desde o dia 26/4. Nos demais estados do Brasil as medidas são semelhantes, as atividades físicas coletivas em ambientes fechados estão restritas, e dependendo da evolução da pandemia.

Embora a abertura desses locais, bem como a permanência prolongada dentro deles, tenha sido retomada, os especialistas alertam: ir à academia é uma decisão muito arriscada, uma vez que, uma coisa é unânime: ambientes fechados favorecem o contágio por vírus, “não apenas do novo coronavírus. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos, como mesas ou telefones, assim como aparelhos de academias, além de poder permanecer aerossóis infectantes no ar”, diz Danyenne Assis, infectologista pela UNIFESP.

Uma escala criada nos Estados Unidos, pela Texas Medical Association (TMA), aponta que, depois dos restaurantes, a academia é o local com maior risco de contaminar-se com a Covid-19.

Em outro estudo, pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, usaram dados de movimentação de pessoas em 10 cidades dos Estados Unidos e criaram um modelo que sugere os lugares onde há mais chances de alguém se infectar com o novo coronavírus (Sars-CoV-2) sem o uso de máscaras e com reabertura de funcionamento. As academias ficaram em segundo lugar, também depois dos restaurantes.

Academias são o segundo lugar de maior risco para Covid-19. - ANAJUSTRA Federal Academias são o segundo lugar de maior risco para Covid-19. - ANAJUSTRA Federal

François Almeida, servidor do TRT da 23ª Região, é um exemplo. Além do trabalho ter entrado na modalidade remota, ele aderiu a uma rotina de exercícios físicos em casa. Comprou uma bicicleta ergométrica e, com alguns pesos e caneleiras, tem melhorado sua forma física e, aponta, dormido melhor. “Sempre tentei ir para a academia, há anos. Mas acabava pagando e não tinha tempo de ir. Em casa não tenho desculpa. A meia hora que eu ia ficar em frente ao Netflix, eu fico sim, porém pedalando”.

Diante deste cenário e também da incerteza de conseguir ir à academia nas próximas semanas e meses, muitas pessoas têm, assim como Almeida, começado a descobrir que malhar em casa é melhor e mais seguro do que malhar em academias ou centros de atividades. E fica ainda mais fácil colocar isso na rotina quando você tem um cantinho da sua casa para exercícios.

Aplicativos aliados
Uma alternativa para quem não tem ideia de por onde começar, ou quer incrementar os exercícios e atividades, é usar a tecnologia a seu favor. Uma análise do portal RankMyAPP, aponta que aplicativos de exercícios físicos e meditação sofreram um aumento significativo de downloads durante a quarentena.

Entre as opções gratuitas disponíveis no mercado, estão o Nike Training Club, um dos mais conhecidos, e também mais completos, com opções para trabalhar diversas áreas do corpo, e se vai usar equipamentos ou não. Já para quem não tem muito tempo, o 7 Minutos Treino pode ser uma boa alternativa para exercitar braços, pernas, glúteos, abdômen ou fazer sessões de alongamento.

Para melhorar a flexibilidade, os programas diários de alongamentos do Stretching Exercises são uma boa opção. São aulas específicas para quem pratica corridas, gosta de se alongar, além de exercícios para aliviar as dores. Disponível para Android e IOS

O app gratuito 5 Minutos de Yoga reúne atividades para quem deseja relaxar, mas que também não tem muito tempo, pois as aulas duram só cinco minutos. Está disponível para Android e IOS

Para os associados da ANAJUSTRA Federal, existe ainda a possibilidade de usar dois aplicativos da parceria: Queima Diária, com 60 dias grátis para aproveitar mais de 1.100 vídeo aulas de exercícios. E o Zen, com exercícios de meditação e relaxamento contra a ansiedade, estresse e insônia, associados têm 50% de desconto.

Convênios para te ajudar
Além dos aplicativos, que direcionam os exercícios e movimentos, existem ainda empresas e serviços parceiros para melhorar sua performance em casa. Confira abaixo uma curadoria de produtos e apetrechos para melhorar seu treino à venda em lojas parceiras e com descontos.