literatura

TacTic: A crônica singular de Vlademir Suato

Associado do TRT15 aborda a importância de ser autêntico.

A não conformidade e a busca por identidade em um ambiente que valoriza a uniformidade é tema central da crônica escrita pelo servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), Vlademir Suato. Usando a metáfora de um relógio que marca o tempo de forma diferente, a narrativa explora o impacto e os desafios enfrentados por aqueles que não se encaixam nos padrões estabelecidos.

Vlademir Suato

Boa leitura!

TACTIC 

Não foi na Suíça que o caso se deu. Conta-se que foi numa cidadezinha do interior de um certo Estadozão. Naquela fabriqueta de marcadores do tempo, olha só, produziram aquela lindeza de relógio de parede. Ainda filhote de relógio, já se impregnava de formosura. Não se sabe se por descuido ou por cuidado demais na fabricação, o danado batia diferente: o som de sua força era suavemente marcado de lá pra cá, não de tic pra tac, mas de tac pra tic. 

A comoção não tardou para escalar e a questão se impor: o que fazer com TacTic? Enquanto o time todo no tic, ele no tac, não há grupo que se firme e gol que se realize. O que fazer com TacTic? 

E lá vai ele, com ponteiros ainda frágeis, com dificuldades para compreender o tempo, em passinhos miúdos e lancheira feita, para o convívio com ponteiros rígidos, fortes, que têm conhecimento para lhe transmitir tudo o que um relógio precisa saber para contribuir para a paz social em um mundo justo e do bem… 

Que surpresa! Na escola, TacTic percebe que o mundo é tic tac. Eita? O que fazer comigo? 

No planejamento arquitetônico daquelas carteiras firmemente enfileiradas, o corredor só acolhia aqueles da ordem dos tic tacs, e eram proibidos quaisquer sintomas de TacTic. Mas então, o que fazer com TacTic? 

Forjado com tantos “não ser” vociferados pela trilha comum, ele teimava… Mas a morsa, que violentamente espreme, também dá sustentação. 

Encorpando-se, começa a perceber seus ponteiros. Amedronta-se com o meio-dia, com três e quinze ou quinze pras nove… Ponteiros sobrepostos… G(ó)zo! Aliviava-se ao pular de vinte e três horas e cinquenta e nove minutos para meia-noite. Vinte e quatro feria demais… 

Mas o que fazer com o TacTic? Na orquestra, desarmonizava. Na parede, confundia o tempo em um mundo que prima pelo ordinário. 

Cresceu e descobriu a loucura do meio-dia em ponto, zero segundos, quando lhe colocaram o ponteiro dos segundos… 

Mas enfim, o que fazer com o TacTic? Nada, oras, ele faz o que ele quiser com ele mesmo; você não participa disso se ele não chamar.

Vlad Suato 

Acessos: 461

Você sabe quais planos de saúde estão disponíveis para associados da ANAJUSTRA Federal na sua região? 💙

Neste corte da live do Mês do Servidor, João Lemos, gerente de Saúde da entidade, cita exemplos de operadoras parceiras em diferentes regiões do país e fala sobre opções que podem ser personalizadas.

O bate-papo fez parte da transmissão de 28 de outubro, em que celebramos o Dia do Servidor Público com histórias de associados e conversas sobre saúde e bem-estar.

▶️ Assista ao vídeo e, para conhecer as opções disponíveis na sua região, fale com o nosso setor de saúde.

#anajustrafederal #mêsdoservidor #planosdesaúde #saúde
38 8
💻👟 Estudar, trabalhar, se vestir bem e aproveitar o dia: o nosso Clube de Vantagens está presente em todos esses momentos!

Já imaginou encontrar benefícios para a sua rotina em marcas como The North Face, Dell, Shoestock, Riachuelo e Séculus, além de vantagens para investir na sua formação com a Ebradi?

Da mochila que acompanha você na faculdade ao notebook para os estudos, passando pelas roupas, calçados e acessórios, os convênios da ANAJUSTRA Federal podem fazer parte do seu dia a dia com economia!

💙 Acesse anajustrabeneficios.com.br e descubra como aproveitar!

#clubedevantagens #convenios #descontos
10 1
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud convidam você para a live “O preço de não escolher: Previdência e os custos da inércia”.

Quinta-feira, 12/11
19h
Canal da ANAJUSTRA Federal no YouTube

Nosso convidado, o professor e doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo, vai mostrar como as mudanças demográficas pressionam a previdência pública e por que confiar que tudo continuará como antes é uma estratégia arriscada.

A conversa vai além do dinheiro: envelhecer bem depende de quatro capitais, o financeiro, o físico, o social e o intelectual. Porque o futuro não começa quando deixamos de trabalhar. Ele é construído, ou negligenciado, nas decisões que tomamos hoje.

Digite live nos comentários para receber o link do YouTube
👉 Compartilhe com os colegas do Judiciário Federal.

#ANAJUSTRAFederal #FunprespJud #Previdência #Aposentadoria #ServidorPúblico JudiciárioFederal
20 3