literatura

TacTic: A crônica singular de Vlademir Suato

Associado do TRT15 aborda a importância de ser autêntico.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A não conformidade e a busca por identidade em um ambiente que valoriza a uniformidade é tema central da crônica escrita pelo servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), Vlademir Suato. Usando a metáfora de um relógio que marca o tempo de forma diferente, a narrativa explora o impacto e os desafios enfrentados por aqueles que não se encaixam nos padrões estabelecidos.

Vlademir Suato

Boa leitura!

TACTIC 

Não foi na Suíça que o caso se deu. Conta-se que foi numa cidadezinha do interior de um certo Estadozão. Naquela fabriqueta de marcadores do tempo, olha só, produziram aquela lindeza de relógio de parede. Ainda filhote de relógio, já se impregnava de formosura. Não se sabe se por descuido ou por cuidado demais na fabricação, o danado batia diferente: o som de sua força era suavemente marcado de lá pra cá, não de tic pra tac, mas de tac pra tic. 

A comoção não tardou para escalar e a questão se impor: o que fazer com TacTic? Enquanto o time todo no tic, ele no tac, não há grupo que se firme e gol que se realize. O que fazer com TacTic? 

E lá vai ele, com ponteiros ainda frágeis, com dificuldades para compreender o tempo, em passinhos miúdos e lancheira feita, para o convívio com ponteiros rígidos, fortes, que têm conhecimento para lhe transmitir tudo o que um relógio precisa saber para contribuir para a paz social em um mundo justo e do bem… 

Que surpresa! Na escola, TacTic percebe que o mundo é tic tac. Eita? O que fazer comigo? 

No planejamento arquitetônico daquelas carteiras firmemente enfileiradas, o corredor só acolhia aqueles da ordem dos tic tacs, e eram proibidos quaisquer sintomas de TacTic. Mas então, o que fazer com TacTic? 

Forjado com tantos “não ser” vociferados pela trilha comum, ele teimava… Mas a morsa, que violentamente espreme, também dá sustentação. 

Encorpando-se, começa a perceber seus ponteiros. Amedronta-se com o meio-dia, com três e quinze ou quinze pras nove… Ponteiros sobrepostos… G(ó)zo! Aliviava-se ao pular de vinte e três horas e cinquenta e nove minutos para meia-noite. Vinte e quatro feria demais… 

Mas o que fazer com o TacTic? Na orquestra, desarmonizava. Na parede, confundia o tempo em um mundo que prima pelo ordinário. 

Cresceu e descobriu a loucura do meio-dia em ponto, zero segundos, quando lhe colocaram o ponteiro dos segundos… 

Mas enfim, o que fazer com o TacTic? Nada, oras, ele faz o que ele quiser com ele mesmo; você não participa disso se ele não chamar.

Vlad Suato 

Acessos: 368

É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
20 2
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
111 8
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
37 0