literatura

TacTic: A crônica singular de Vlademir Suato

Associado do TRT15 aborda a importância de ser autêntico.

Você ainda pode ler 2 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A não conformidade e a busca por identidade em um ambiente que valoriza a uniformidade é tema central da crônica escrita pelo servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), Vlademir Suato. Usando a metáfora de um relógio que marca o tempo de forma diferente, a narrativa explora o impacto e os desafios enfrentados por aqueles que não se encaixam nos padrões estabelecidos.

Vlademir Suato

Boa leitura!

TACTIC 

Não foi na Suíça que o caso se deu. Conta-se que foi numa cidadezinha do interior de um certo Estadozão. Naquela fabriqueta de marcadores do tempo, olha só, produziram aquela lindeza de relógio de parede. Ainda filhote de relógio, já se impregnava de formosura. Não se sabe se por descuido ou por cuidado demais na fabricação, o danado batia diferente: o som de sua força era suavemente marcado de lá pra cá, não de tic pra tac, mas de tac pra tic. 

A comoção não tardou para escalar e a questão se impor: o que fazer com TacTic? Enquanto o time todo no tic, ele no tac, não há grupo que se firme e gol que se realize. O que fazer com TacTic? 

E lá vai ele, com ponteiros ainda frágeis, com dificuldades para compreender o tempo, em passinhos miúdos e lancheira feita, para o convívio com ponteiros rígidos, fortes, que têm conhecimento para lhe transmitir tudo o que um relógio precisa saber para contribuir para a paz social em um mundo justo e do bem… 

Que surpresa! Na escola, TacTic percebe que o mundo é tic tac. Eita? O que fazer comigo? 

No planejamento arquitetônico daquelas carteiras firmemente enfileiradas, o corredor só acolhia aqueles da ordem dos tic tacs, e eram proibidos quaisquer sintomas de TacTic. Mas então, o que fazer com TacTic? 

Forjado com tantos “não ser” vociferados pela trilha comum, ele teimava… Mas a morsa, que violentamente espreme, também dá sustentação. 

Encorpando-se, começa a perceber seus ponteiros. Amedronta-se com o meio-dia, com três e quinze ou quinze pras nove… Ponteiros sobrepostos… G(ó)zo! Aliviava-se ao pular de vinte e três horas e cinquenta e nove minutos para meia-noite. Vinte e quatro feria demais… 

Mas o que fazer com o TacTic? Na orquestra, desarmonizava. Na parede, confundia o tempo em um mundo que prima pelo ordinário. 

Cresceu e descobriu a loucura do meio-dia em ponto, zero segundos, quando lhe colocaram o ponteiro dos segundos… 

Mas enfim, o que fazer com o TacTic? Nada, oras, ele faz o que ele quiser com ele mesmo; você não participa disso se ele não chamar.

Vlad Suato 

Acessos: 185

Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes de Alagoas têm 91 formas de economizar.

Restaurantes, aluguel de veículos, concessionárias, farmácias, escolas, academia, salão de beleza e muito mais.
Acesse anajustrabeneficios.com.br, faça login, filtre o seu estado e clique em “uso presencial”. Depois, aproveite os descontos e condições.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o setor pelo e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou por WhatsApp 6133226864.

🔷 Em Alagoas, a @anajustra representa os associados do
@trtalagoas 
@tre.alagoas 
7ª CJM
@trf5_oficial 

#anajustrafederal #alagoas #podejudiciário #justiçadotrabalho #justicaeleitoral #justicamilitardauniao #justiçafederal
📣A gente sempre guarda na memória uma experiência marcante ou alguma realização especial que vivenciamos no nosso trabalho.

Se você tem algum registro de um acontecimento marcante no Judiciário que participou ou testemunhou, divida com a gente e eternize esse momento no calendário ANAJUSTRA Federal 2025!

Acesse o hotsite em anajustrafederal.org.br 

#anajustrafederal #memoriasdojudiciário #calendario2025
A partir desta quinta-feira, 18/7, o Congresso Nacional entra em recesso parlamentar, que se estenderá até o final do mês. Durante este período, as atividades legislativas ficam suspensas, incluindo a tramitação de projetos importantes para os servidores públicos.

O recesso parlamentar é um período previsto na Constituição Federal, destinado ao descanso dos parlamentares, mas representa um momento de pausa nas discussões e votações de matérias que impactam diretamente a vida dos servidores públicos e da população em geral. Seguimos atentos e comprometidos com a defesa dos direitos dos servidores.

Qual projeto você está ansioso para ver a tramitação concluída? Conte nos comentários.

#RecessoParlamentar #CongressoNacional #ServidoresPúblicos #AnajustraFederal
Saúde é a coisa mais importante da vida! Nós acreditamos nisso.

E o conceito de estar saudável vai além da ausência de doenças. Trata-se de um estado de pleno equilíbrio, em que o ser humano apresenta bem-estar físico, mental e social.

Qualidade de vida é saúde!

#saúde #JUSaúde #anajustrafederal #planodesaude #confiança #qualidadedevida