Caminhos da fé

Peregrino, servidor do TRT15 lança livro após percorrer mais de 6 mil km a pé

Oswaldo Buzzo percorreu o Caminho da Fé, até o Santuário de Aparecida, mais de 20 vezes.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Oswaldo Buzzo, associado do TRT15, já percorreu diversos caminhos como peregrino tanto no Brasil quanto na Europa.

A vida tem seus caminhos, e os do associado Oswaldo Buzzo já percorreram mais de 6 mil quilômetros em peregrinação pelo Caminho da Fé – rota que percorre diversas cidades até chegar ao santuário de Aparecida, no interior paulista. Servidor aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Oswaldo não apenas realizou a peregrinação 20 vezes como também documentou tudo em diários que resultaram no livro O Peregrino de Aparecida, lançado recentemente.  

“Eu sempre afirmo que as boas experiências só têm valor se forem compartilhadas, daí a razão da publicação desse livro”, afirma. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, ao todo, sete diários foram escritos desde a primeira peregrinação, em 2005, e disponibilizados pelo site www.oswaldobuzzo.com.br. “Depois dessa fantástica vivência e como forma de renovar meus votos marianos, passei a percorrê-lo anualmente, inclusive, conhecendo seus inúmeros ramais”.  

Em São José do Rio Preto (SP), diante do primeiro marco com destino à Aparecida.

O livro traz memórias, trechos de incentivos e conselhos aos peregrinos menos experientes, além dos desafios do caminho e das reflexões nele colhidas. Segundo ele, na caminhada valores são revistos e nos tornamos juízes de nós mesmos. “A caminhada é a melhor metáfora do viver”, afirma. 

“Enquanto caminhamos na natureza, estamos testando nossos limites, desfrutando o ar puro, observando as obras do Criador e descobrimos que todo itinerário sagrado está dentro de cada um. As dificuldades, a vontade de desistir, o desalento, a alegria pelo triunfo sobre os próprios limites, o regozijo pela superação, a experiência de alternar paisagens e companhias, ora ao lado de alguém, ora o ritmo do caminhar que nos proporciona outras companhias, enfim, quem gosta de caminhar sabe porque o faz”.  

Para Oswaldo, todos os temas abordados no livro são relevantes para compreender mais a prática da peregrinação. “Sempre atinei para o fato de que o peregrino contempla duas paisagens: a externa, do cenário que o rodeia, e a interna, dos sentimentos e reflexões que raramente são visitadas, atropelados que somos pelas contingências do cotidiano. Descobri, enfim, que o caminho verdadeiro costuma ter 25 cm: a distância entre o intelecto e o coração”. 

Peregrinar, explica, é muito diferente de viajar a turismo. Ao invés de descanso, boa comida e passeios, a bagagem do peregrino é sempre farta de sono, sede, fome e até mesmo dor.  

“Contudo, sempre emergimos revigorados da experiência, pois para vivenciar condignamente essa aventura, é imprescindível ter paciência, respeitar o irmão, cultivar a humildade, praticar a resiliência, exercitar a persistência, estar determinado no objetivo, manter o bom humor e, principalmente, estar sempre centrado no exercício da fé e no revigoramento da alma, numa intensa união espiritual com o Criador”.  

Antes, um corredor 

Em 2008, uma das mais de 20 vezes que percorreu os Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha.

Antes de se tornar um experiente peregrino, Oswaldo praticou corrida por 25 anos. A mudança só ocorreu após ser forçado a reduzir o impacto ao ser diagnosticado com duas hérnias de discos, que o levaria a uma provável cirurgia. “Para fugir dessa traumática opção ouvi os conselhos de meu médico ortopedista e passei apenas a caminhar, mensurando 10 km por dia, percorrendo metade de manhã, antes do trabalho, e o restante à tarde e ou à noite” 

A mudança foi tão positiva, que em 2001, quando estava para completar 50 anos de idade, ele decidiu se desafiar pelos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha. O percurso de 819 quilômetros foi superado em 28 dias. Gostou tanto, que percorreu o trajeto mais 22 vezes ao longo dos anos.  

“Como servidor federal, eu só dispunha de um período de férias anualmente e eu o utilizava para fazer minhas longas caminhadas. Por óbvio, isso acabava me afastando da minha família, exatamente em meu período de descanso, pois sempre viajava sozinho. E isto ocorreu por 11 anos. Porém, em 2012, assim que me aposentei, pude me programar melhor e desfrutar de mais tranquilidade em minhas peregrinações”.  

O Peregrino de Aparecida está disponível nas plataformas Estante Virtual, Clube de Autores e Amazon, tanto no formato impresso quanto em e-book. 

Sinopse

Este livro é riquíssimo para compreender a alma do peregrino e serve de fonte de consulta aos que planejam a estreia. Sendo atemporal, norteia a qualquer momento os já iniciados no caminho e que estão em busca de inspiração para as jornadas seguintes. A obra expressa a disciplina do autor, que registrou com cuidado nomes e situações que remetem ao contexto de cada etapa, sempre com estilo peculiar, que junta doses de atenta observação sobre a natureza humana, o meio ambiente e a formação dos lugarejos e cidades. Além disso, denota religiosidade, espiritualidade e profunda devoção a Nossa Senhora Aparecida. O Peregrino de Aparecida é um emblema das peregrinações do mestre, mas, sobretudo, as aventuras com o cajado de Oswaldo Buzzo são um deleite literário prazeroso para os leitores em geral. 

Acessos: 1349

Você já viu o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2025!?

Serão 10 feriados nacionais e 8 pontos facultativos, com direito a quatro feriadões durante o ano. E claro, o Carnaval continua sendo ponto facultativo.

📆 Use sua Agenda e Calendário da ANAJUSTRA Federal para planejar bons momentos!

🛍️🛒 e lembre-se usar os convênios do nosso Clube de Vantagens para economizar em viagens e passeios! 

#anajustrafederal #clubedevantagens #anajustrabeneficios #pju
25 2
A JUSaúde está com tudo em 2025! Novas parcerias e foco regional estão entre as grandes metas neste ano.

Uma das principais novidades será o lançamento de uma parceria exclusiva para a faixa etária a partir de 44 anos, com planos de saúde mais adequados às necessidades desse grupo. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025 e promete fortalecer ainda mais a atuação da associação na área!

Além disso, a ANAJUSTRA Federal continuará a intensificar sua parceria com operadoras de planos regionais, garantindo mais benefícios para seus associados.

#jusaúde #anajustrafederal #saúde2025 #parcerias #benefícios
27 1
Quem já está planejando 2025 com a nossa agenda?

Ela traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o nosso tradicional calendário, dessa vez, está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

#agenda2025 #anajustrafederal #associadoanajustra
32 10