EDUCAÇÃO À LUZ DO EVANGELHO

Janete Azambuja Correa, do TRT4, lança sexto livro 

“Nos passos do mestre” trata da educação em todas as fases da vida.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Janete Azambuja Correa é diretora de secretaria da 3ª Vara de Trabalho de São Leopoldo (TRT4) e, há anos, nas horas de folga, se dedica à arte da escrita. Com seis livros publicados, o último intitulado “Nos passos do mestre”, ela revela a intenção de que suas obras contribuam com o desenvolvimento pessoal de seus leitores. 

“Desejo sempre que meus livros sejam úteis, que levem esclarecimento e consolo, mas que toquem os corações, despertando o ser humano para que se torne melhor,” diz a servidora.  

À venda na Amazon, na Livraria Espírita e nas maiores livrarias do país, “Nos passos do mestre” é um livro psicografado que trata da educação em todas as fases da vida, à luz do Evangelho de Jesus. Apaixonada pela temática e com o apoio do marido, Iraci de Oliveira, que também é escritor, Janete está trabalhando em dois novos livros e outros dois já foram entregues a sua editora.  

Primeiro livro 

Em 2018, a publicação do primeiro livro da servidora, “As Algemas Emocionais da Alma”, foi destaque no Espaço Cultural (EC) e ela contou sobre seu processo de escrita. 

Aos 24 anos, Janete vivenciou o falecimento repentino de um familiar e buscou o espiritismo, “doutrina com a qual já simpatizava e assumi efetivamente”. Apesar do encontro durante a fase adulta, ela explica que já se sentia espírita desde a infância. “Sempre acreditei na continuidade da vida após a morte”, disse. 

Após 22 anos de dedicação e estudo, ela finalizou seu primeiro título psicografado: “A escrita mediúnica é um processo peculiar. Requer estudo, preparação constante, concentração e conexão mental com a espiritualidade. Exige seriedade e disciplina. Toda obra mediúnica implica em doação total dos direitos autorais, pois o objetivo é alavancar obras assistenciais realizadas no movimento espírita”, afirmou a servidora. 

Outra paixão 

“Presentes do Coração” também foi escrito por Janete e o lançamento publicado no EC. A obra conta a história real da servidora, que se tornou mãe das gêmeas, Kailany Lais e Kariany Vitória, quando tinham apenas um ano e quatro meses. 

As filhas de Janete são coautoras do livro. A ideia surgiu durante uma conversa entre as três. O livro, que foi escrito em versos de forma lúdica e com ilustrações, é indicado para todas as idades, mas principalmente para crianças. 

Quer acompanhar a autora no Instagram? 

Siga @janetinha.az

Acessos: 306

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
18 61
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
33 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 5